12 benefícios do uso do ditado

O uso do ditado traz muitos outros benefícios além da aprendizagem de vocabulário e escrita. Por isso, torna-se uma ferramenta educacional de primeira grandeza.
12 benefícios do uso do ditado

Última atualização: 07 Janeiro, 2021

Quantas vezes você já falou com o seu filho e observou que ele não entende bem o que você está falando e não te compreende ou que nem mesmo presta atenção? Pois essa situação indesejada pode ser combatida ao aplicar algumas ferramentas interessantes. Uma delas é o uso do ditado, que vamos conhecer a seguir.

A questão é que, embora pareça surpreendente, os ditados são exercícios muito simples, mas com diversos benefícios. Às vezes, não precisamos procurar fórmulas complexas para alcançar os nossos filhos e otimizar a comunicação.

O uso do ditado

O ditado pode ser um exercício chato e rotineiro para o pequeno ou pode se tornar um momento ideal e agradável se soubermos aproveitar os seus benefícios e potencializar as suas qualidades.

benefícios do uso do ditado

Pense, por exemplo, em ditados engraçados que permitam que os pequenos deem risada e que promovam o senso de humor. Por isso, vamos explicar o que os nossos filhos vão aprender por meio dessa ferramenta educacional.

Aliás, você já sabe o que é um ditado, certo? Então, lembre-se: você vai escolher um texto para ler em voz alta enquanto a criança escreve o que está ouvindo. É simples assim e, ao mesmo tempo, extremamente benéfico para os pequenos, tanto na aula quanto em casa.

Os benefícios do uso do ditado

Agora que já conhecemos o funcionamento do ditado, vamos entrar no assunto principal, destrinchando cada um dos benefícios dessa ferramenta para os nossos pequenos. Tome nota!

Melhora o pensamento lógico

A criança faz o reconhecimento e a reprodução de palavras que, quando colocadas juntas, fazem sentido e são coerentes como frases. Como consequência, a sua compreensão lógica é aprimorada ao compreender a estrutura semântica do texto.

Estimular a criatividade, um dos benefícios do uso do ditado

As habilidades criativas das crianças são estimuladas, pois, com o uso das palavras, elas aprimoram o vocabulário, ampliando, assim, sua capacidade para expressar melhor as emoções, os sentimentos, as ideias, etc.

Melhora da concentração

Esse é um benefício muito importante com ganhos ainda maiores quando aproveitado por crianças que sofrem de distúrbios de déficit de atenção, ou que são muito nervosas ou diretamente hiperativas. Isso ocorre porque esse trabalho exige concentração e atenção por parte da criança, que deve abstrair os entretenimentos externos.

Promove a memória

A memória de curto prazo também é bastante aprimorada, pois a criança precisa lembrar frases completas para então escrevê-las no caderno.

Também ajuda no sentido de que, ao expandir o seu vocabulário, o pequeno aprende novas palavras que vão se tornar parte do seu consciente para uso posterior a médio e longo prazo.

Melhora o trabalho em equipe, outro benefício do uso do ditado

De fato, o ditado melhora o trabalho em equipe quando usado entre colegas. Ou seja, uma criança pode ditar para as outras, para que elas se vejam obrigadas a colaborar e atuar em conjunto. Isso também fortalece os laços de companheirismo.

Melhora da compreensão leitora

Uma criança com uma boa compreensão leitora também melhora a sua capacidade de compreender os outros. Assim, toda vez que estudar ou ler um livro por puro prazer, ela vai entender tudo melhor e terá mais facilidade para assimilar os conceitos.

Aumento do vocabulário

Os ditados permitem que as crianças aumentem o seu vocabulário. Assim, elas melhoram a sua expressão, sentem-se mais seguras para falar, adquirem maior facilidade para se comunicar, para se expressar e para iniciar conversas com outras pessoas.

Melhora da imaginação, outro benefício do uso do ditado

Quanto mais fantasioso for o texto ou quanto mais termos que o pequeno poderá aprender ele tiver, maior será a promoção da sua imaginação e maior será a capacidade que ele terá para pensar fora da caixa e para expandir o seu vocabulário e a sua possibilidade de sonhar.

Facilidade para ler

A leitura será um elemento vital na vida futura da criança. Ela sempre terá que ler: no trabalho, na aula, por prazer, etc. Portanto, através dos ditados, facilitamos o desenvolvimento presente e futuro da criança.

benefícios do uso do ditado

Melhora a capacidade de autocorreção

A criança aprende a se corrigir. Dessa forma, ela descobre que os erros fazem parte da vida e que ela pode repará-los na hora, sem que isso prejudique a sua segurança e autoestima.

Melhora a compreensão auditiva

A prática do ditado também melhora a compreensão auditiva. Assim, ao ouvir as outras pessoas falando com ela, a criança entenderá melhor o que está sendo dito.

Promoção da leitura

A leitura geralmente é um ótimo hábito para as crianças. Como já dissemos, os pequenos terão que ler ao longo de toda a vida, seja na aula, no trabalho ou por diversão. Assim, graças ao ditado, eles terão uma compreensão maior e melhor do mundo ao seu redor e vão expandir seus horizontes, sua cultura e seu conhecimento.

Em suma, se você conseguir fazer com que seus filhos pratiquem essa atividade diariamente, você poderá aproveitar ao máximo esses 12 benefícios do uso do ditado, além de muitos outros. Boa sorte e divirtam-se!

Pode interessar a você...
Gianni Rodari: humor, fantasia e jogos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Gianni Rodari: humor, fantasia e jogos

Humor, fantasia e jogos nas histórias de Gianni Rodari, mestre da invenção e da imaginação. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.



  • Cassany, D. (2004). El dictado como tarea comunicativa. Universidad Colegio Mayor de Cudinamarca: Tabula Rasa.