Brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos

· 28 de março de 2018
Você disponibiliza tempo suficiente para brincar com seu filho e aproveitar a infância dele? Com estas atividades, vocês podem passar momentos agradáveis juntos e, ao mesmo tempo, você pode ajudar seu filho a desenvolver suas capacidades.

Aos três anos, as crianças deixam de ser bebês e começam a desenvolver novas habilidades e destrezas. Do mesmo modo, seus sentidos também amadurecem e sua criatividade se torna uma ferramenta para a resolução de problemas. Com estas brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos, podemos alimentar esse crescimento com atividades extremamente divertidas.

A infância é uma etapa de constante crescimento para as crianças. Sobretudo a partir dos 3 ou 4 anos, quando começam a interagir mais abertamente com o mundo que as rodeia e absorver novos conhecimentos, capacidades físicas e cognitivas.

Nesta fase, como nas anteriores e posteriores, brincar é um exercício que pode oferecer muitas vantagens aos pequenos. Em seguida, explicaremos algumas atividades lúdicas para ajudar seu filho no processo de amadurecimento.

As melhores brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos

1.- Esconde-esconde

Praticamente não existe criança que não adore esta brincadeira. Isso se deve ao fato de que apenas estão começando a desenvolver sua localização espacial, o que faz com que seja um grande desafio andar por um lugar procurando outra pessoa.

Além de não precisar de nenhum equipamento, é uma brincadeira que permite a socialização, uma vez que se brinca em duas ou mais pessoas. A criança deverá tomar decisões sobre onde se esconder ou por onde começar a procurar, o que também desenvolve a capacidade de criar estratégias de jogo.

As regras são as seguintes:

  • Um dos participantes conta até 10 (ou um número de que se lembre) para que os outros se escondam.
  • Ao grito de “Aqui vou eu”, sai para procurar os demais, os quais devem esperar escondidos dentro dos limites previamente estabelecidos.
  • Quando os encontrar, pode tocar em suas costas para os eliminar ou, em outra variante desta brincadeira,  pode correr até o lugar onde estava contando. Se chegar antes, a pessoa escondida está eliminada.

2.- O Mestre mandou/ Macaco Simão

Como tantas outras brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos, esta atividade tem a finalidade de respeitar as regras e interpretar os pedidos e comandos de outras pessoas. Em certo sentido, é uma boa preparação para a etapa pré-escolar do pequeno. Além disso, é uma brincadeira que serve para estimular a linguagem, outra capacidade que a criança está aprendendo nessa fase.

Pode-se brincar em três ou mais pessoas. Uma será o Mestre e deve dar uma ordem (por exemplo, “dar um salto” ou “correr como um cavalo”). Porém, a ordem só será válida se antes disser a frase “Seu Mestre mandou”.

Quando um jogador obedece a uma ordem que não foi precedida por essa frase ou, ao contrário, quando não obedece no momento correspondente, é eliminado. Ganha o último que permanecer no jogo. Neste momento, os papéis podem ser trocados.

Brincadeiras para crianças

Nas brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos se podem usar fantasias e disfarces.

3.- Brincar de faz-de-conta

O fato de que esse tipo de brincadeira para crianças de 3 a 5 anos seja clássico não quer dizer que seja menos eficiente. Brincar de escolinha, de médico ou de polícia e ladrão é uma ótima maneira para que as crianças comecem a compreender o mundo que as espera.

Por outro lado, também estimula a imaginação, lhes ajuda a socializar com seus pares e a desenvolver o uso da linguagem.

As crianças podem brincar de profissões reais, mas também baseando-se em personagens de seus programas ou filmes favoritos para inventar brincadeiras divertidas. Exemplos desse tipo de brincadeira são brincar de pirata, de animais ou de seres mágicos. Tudo está ao alcance quando se utiliza a imaginação.

“Aos três anos, os sentidos das crianças amadurecem e sua criatividade se torna uma ferramenta para a resolução de problemas”.

4.- Brincadeiras que estimulam a inteligência emocional

Esta fase da vida é muito propícia para começar a educar a criança para que identifique suas emoções. Logicamente, uma das melhores formas de conseguir isso é aplicar o aspecto lúdico que as brincadeiras proporcionam.

Um bom exemplo deste tipo de atividades é o seguinte:

  • Fazer máscaras de cartolina com diferentes expressões: alegria, tristeza, aborrecimento, surpresa, medo, etc.
  • Também, analisar fotos e vídeos de seus personagens de desenho animado favoritos e “brincar” de adivinhar o que podem estar sentindo nesse momento.
  • Para tornar tudo mais divertido, você pode manter uma espécie de placar com os acertos de cada jogador. Ainda que nesse caso o placar seja algo secundário, ajuda as crianças a se motivarem e a se concentrarem.
Brincadeiras para estimular a inteligência emocional

As brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos alimentam sua capacidade de resolver problemas.

As crianças e os jogos no celular

A tecnologia ocupa um lugar preponderante na vida das pessoas. As crianças não escapam dessa realidade. Desde muito pequenas, aprendem a utilizar estes dispositivos e é claro que seus aplicativos favoritos são os jogos.

O segredo não está em proibir o seu uso, mas sim em limitar e controlar a quantidade de conteúdos. Tanto para vídeos quanto para aplicativos – tanto os grátis quanto os que tenham algum custo – os pais devem estar atentos ao que a criança está aprendendo com eles.

Está comprovado que o uso excessivo do celular e de videogames pode causar grandes prejuízos ao desenvolvimento, como por exemplo, o atraso na fala. Por isso, a prevenção e a incorporação gradual destes aparelhos é a melhor solução.

Fica claro que as opções são muitas e variadas. Certos fatores como o espaço e o clima podem impactar na realização das brincadeiras para as crianças de 3 a 5 anos, porém todas são perfeitamente adaptáveis às circunstâncias do momento. Reserve um tempo e invista em atividades divertidas para colaborar com o crescimento do seu pequeno!