Brinquedos com música para crianças e suas vantagens

· 22 de março de 2019
Os brinquedos com música são os favoritos das crianças. Eles são perfeitos porque fazem rir, cantar e dançar, e acima de tudo, estimulam o aprendizado e o desenvolvimento do cérebro.

Os brinquedos com música para crianças são uma das principais ferramentas para estimular os sentidos e o cérebro do bebê. Embora agora eles estejam na moda, a verdade é que têm sido usados para atrair a atenção das crianças por séculos. O chocalho é um dos mais antigos e mais conhecidos.

O leque de possibilidades relacionado aos brinquedos com música é muito amplo. Existem brinquedos desse tipo para todas as idades e gostos. Vão desde os que tocam melodias ou músicas com letras, até aqueles com luzes que acompanham os sons.

Devido às suas vantagens, esse tipo de brinquedo é muito recomendado pelos especialistas. Afinal, é um grande estímulo no processo de aprendizagem.

Se você está esperando seu bebê ou se já é mãe e quer presentear o seu filho com um brinquedo com música, não deixe de ver as informações que trazemos neste artigo.

Brinquedos com música para crianças e suas vantagens

Em geral, os brinquedos não servem apenas como ferramenta de distração, mas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, cerebrais e sensoriais da criança.

Durante os primeiros seis anos de vida, a mente e os sentidos das crianças funcionam como uma esponja. Elas absorvem toda a informação ao seu redor e fazem isso de forma muito rápida e natural.

Pensando nisso, as empresas de brinquedos educativos desenvolvem os seus produtos seguindo diretrizes estabelecidas pela psicologia infantil. Isso porque têm como objetivo estimular ao máximo a atenção e a aprendizagem das crianças.

Para isso, os brinquedos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Promover um estado de alerta na criança através da estimulação com sons.
  • Encorajar a necessidade de explorar o entorno e se concentrar nos pontos de origem da melodia.
  • Exercitar a memória para que a criança consiga reconhecer e até mesmo repetir as melodias.
  • Incentivar o aprendizado associativo.
Os brinquedos com músicas para crianças devem ter cores e sons contrastantes, como sinos ou melodias agradáveis

Os brinquedos com música mais recomendados para crianças

Celulares

Os celulares com música representam a versão mais moderna dos chocalhos tradicionais. A função original do chocalho tradicional era animar e distrair o bebê com o som produzido pelos ritmos e movimentos das sementes que continha no seu interior.

No caso dos celulares musicais, dois sentidos importantes são estimulados: a visão e a audição. Esse brinquedo incentiva a criança a se sentir mais animada e reconfortada ouvindo a sua melodia. A música acompanhada do movimento das figuras, ajudará o bebê a dormir.

Os brinquedos com música para crianças ajudam no desenvolvimento das habilidades motoras, cerebrais e sensoriais.

Cadeirinha de descanso musical

Como mencionamos, um dos propósitos dos brinquedos musicais é estimular a memória e a aprendizagem associativa. As cadeirinhas de descanso musicais não só entretêm a criança, mas também ajudam a relaxar. Da mesma forma, ao sentar-se na cadeirinha, a criança pode começar a associar que é hora de se acalmar e dormir.

Bichos de pelúcia musicais

Os bichos de pelúcia que reproduzem música ao serem abraçados ou apertados com as mãos são um dos brinquedos mais populares entre as crianças dos primeiros meses até os seis anos.

Eles não apenas permitem que as crianças escutem continuamente as suas músicas favoritas, mas também misturam a diversão e a alegria da música com o reconforto que os brinquedos afetivos proporcionam.

Os brinquedo com música para crianças traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento.

Instrumentos musicais de brinquedo

Se você reparou que o seu filho ama música, então o próximo passo é oferecer a ele um brinquedo que esteja realmente ligado a esse lado instrumental. Nesse caso, as opções mais certeiras seriam pianinho, violão ou guitarra, bateria, tambores, flauta, pandeiros ou, até mesmo, microfones de brinquedo.

Esses instrumentos musicais de brinquedo podem ser encontrados para diferentes idades. Os modelos mais simples contam com teclas coloridas que reproduzem uma escala musical ou músicas diferentes de acordo com os comandos.

Já para as crianças maiores, podem ser encontrados reproduções em miniatura de instrumentos reais, que incluem as notas e cordas correspondentes.

Por fim, vale lembrar que está comprovado cientificamente que as crianças que mantêm um contato permanente com a música desenvolvem melhor o potencial de áreas complexas como a matemática e o desenvolvimento motor.

Como se isso não bastasse, a música também é um meio de expressão para manifestar as emoções e os sentimentos.

  • Brito, T. A. de. (2014). Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista Da ABEM Porto Alegre.