Brinquedos DIY para os mais pequenos

23 de março de 2019
Graças aos brinquedos DIY, você irá evitar que os seus filhos passem tanto tempo em frente à TV ou ao celular, motivará sua criatividade e até ajudará o ambiente. Só há vantagens!

Para ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente, trabalhar a criatividade, entretê-las sem usar a tecnologia ou até mesmo economizar dinheiro, os brinquedos DIY (sigla em inglês para do it yourself”, “faça você mesmo”) são uma excelente opção. Nós daremos algumas ideias neste artigo.

Brinquedos DIY: diversão garantida

Você gostaria que seus filhos brincassem com coisas feitas para eles? Você gostaria de ensiná-los um pouco sobre reciclagem ou cuidado com o meio ambiente? Você acha absurdo gastar tanto dinheiro em brinquedos que duram tão pouco tempo?

Se você respondeu afirmativamente a essas perguntas, os brinquedos DIY são ideais para você. Além de todos os itens acima, e como se isso não bastasse, também são uma excelente opção para passar uma tarde divertida com a família, deixando de lado as telas e a tecnologia. 

Nós daremos algumas opções:

1. Castelos e foguetes com tubos de papel

Os rolos de papel de cozinha têm dentro deles um tubo de papelão que, na maioria dos casos, vai para o lixo. Se você coletar alguns – também os do papel higiênico -, poderá fazer brinquedos DIY para meninos e meninas.

Por exemplo, para fazer um castelo como o dos contos de fadas, você pode usar três ou quatro tubos e cortá-los em tamanhos diferentes.

Você deve fazer os telhados com um cone de papelão ou papel e, então, colar. Pinte-os como se fossem paredes de tijolos ou de concreto.

Enquanto isso, para foguetes, você vai precisar de um tubo de papelão, um cone de papel e uma base de papelão para segurá-lo. Você pode pintá-lo como quiser ou colar papéis coloridos para decorá-lo.

mãe brincando com as filhas

2. Marionetes e fantoches

Quando os nossos filhos são pequenos, eles se divertem muito com os espetáculos de marionetes. E se eles mesmos fossem os responsáveis ​​por montar os personagens da história e depois fazer a apresentação para toda a família?

Para fazer fantoches, podemos usar luvas ou meias velhas, às quais adicionaremos olhos e cabelos com papelão e lã, respectivamente. Se você quiser fazer uma marionete, vai precisar de um fio, uma vara ou um graveto, papelão e cola.

O procedimento é relativamente simples: faça a forma ou o personagem que você gosta e não se esqueça de enfiar o fio nos braços e nas pernas. Na outra extremidade, conecte o bastão. Assim, quando você mover as cordas, o boneco vai adquirir vida.

Os brinquedos DIY são uma excelente opção para passar uma tarde divertida com a família, deixando de lado as telas e a tecnologia.

3. Formas geométricas e cores

Dependendo da idade das crianças, podemos ensinar-lhes cores, números, letras e até formas geométricas com maravilhosos brinquedos DIY. E nós não precisamos de muitos materiais para isso.

Por exemplo, você pode fazer as formas com papelão grosso e, em seguida, pintar cartões com a mesma cor e forma. Assim, a criança terá que identificar cada par e poderá aprender brincando.

4. Jogo de pesca

Com um pouco de imaginação e criatividade, podemos fazer muitos jogos para nossos filhos. Por exemplo, um de pescar com peixe de pano.

Para fazer isso, primeiro forme os peixes com tecidos coloridos, sua forma é muito simples. Então, uma lã passa pela borda e deixa uma espécie de ‘feixe’, que seria a boca do peixe. 

Para a vara, você precisa de um palito, algum fio e, na ponta, um gancho feito com um clipe ou similar.

Coloque o peixe no chão e a criança, em pé ou sentada em uma cadeiradeverá pegá-los enganchando o clipe no laço de lã. Ela poderá passar horas se divertindo!

menina brincando sozinha

Benefícios

Os brinquedos DIY são adequados para qualquer idade, é apenas uma questão de ver o que temos em casa e deixar a nossa imaginação voar.

Recomendamos que você separe uma caixa ou uma sacola para colocar os materiais que podem salvar um dia chuvoso, quando parece que nenhuma brincadeira dá certo.

Mas o que guardar? Garrafas plásticas, tampas, papelão, fios, caixas, papéis coloridos, botões… tudo que seria desperdiçado, mas pode ser reciclado.

Seus filhos vão adorar fazer algo diferente e você pode ajudá-los a fazer os brinquedos e depois apreciá-los como uma família.

Sem dúvida, os brinquedos DIY são uma ótima ideia para criar um mundo cheio de aventuras. Ao mesmo tempo, você pode oferecer aos seus filhos a oportunidade de criar e se divertir com algo feito por eles mesmos.

Se ainda são muito pequenos, encontre o momento certo para fazer seus brinquedos e distribuí-los sem nenhum motivo especial, além de ser uma mãe que quer que seus filhos tenham momentos maravilhosos.

  • Garcia, A., & Llull, J. (2009). El juego infantil y su metodología. Madrid: Editex.