É bom adiantar a aprendizagem das crianças?

6 de setembro de 2018
Não, geralmente, não é bom. Não tendem a ser crianças superdotadas ou crianças mais avançadas aqueles que aprendem a ler, escrever ou contar muito antes da idade apta para isso.

De acordo o que o ensino escolar tem sido demonstrado através dos anos, não é bom adiantar a aprendizagem das crianças. A seguir, vamos explicar o porquê respondendo a uma série de perguntas.

Por que não adiantar a aprendizagem das crianças?

Se meu filho aprende a ler quando pequeno, será mais avançado que os outros quando entrar na escola?

Segundo pesquisas, a criança que aprende a ler ou a escrever antes das outras não mostra adiantamentos significativos. Sua única vantagem é que pode fazer uso desse conhecimento em uma idade mais precoce, quando a maioria de seus companheiros não sabem sequer que existem.

Os pequenos que chegam ao colégio sem ter essas habilidades, alcançam o mesmo nível em pouco tempo. Assim, chegam ao mesmo nível das outras crianças. Independentemente de quando essa aprendizagem teve início.

aprendizagem das crianças

É verdade que a criança que chega à fase escolar com conhecimentos consolidados tende a se separar das outras crianças?

Sim, para aprender, a criança precisa estar interessada em algo. Quando se perde o interesse e a curiosidade, a criança não aprende. Inclusive, nós, adultos, assimilamos melhor os conhecimentos quando nos sentimos motivados.

É difícil fazer com que uma criança se concentre na aula quando ela já sabe o que a professora está ensinando. É por isso que não é uma surpresa que ela se torne rebelde ou indisciplinada. Ou, ainda, simplesmente fique muito entediada e comece a rejeitar o colégio.

Pular as etapas do desenvolvimento cognitivo é vantajoso em algum sentido?

Não, em nenhum. Isso só prejudica a criatividade, o espírito investigativo e a curiosidade da criança. Também lhe roubará o tempo de brincar, divertir-se, relacionar-se com outras crianças, estar com sua família e desfrutar de tudo o que tem direito uma criança.

O pequeno que é submetido a uma aprendizagem precoce se sente sufocado, forçado. Estados que lhe geram descontentamento e estresse.

Então é melhor que meu filho comece sua fase escolar sem saber nada do que ali vão ensinar?

Também não devemos ir aos extremos. Você pode ensiná-lo a identificar algumas cores, a segurar bem o lápis, ou a saber como é a vogal com a qual começa seu nome, por exemplo. Mas não queira forçar sua aprendizagem pulando etapas. Porque isso não trará nenhum benefício.

aprendizagem das crianças

Estão errados aqueles que argumentam que é necessário incentivar a aprendizagem nas crianças?

Não. Quando se fala de incentivar a aprendizagem, despertar a criatividade, educar ou ensinar a pensar, se faz referência a estimular seu espírito investigativo e a necessidade de descobrir o porquê de tudo, chegar a conclusões fazendo uso do raciocínio.

Incentivar a aprendizagem é proporcionar à criança atividades didáticas que desenvolvam sua inteligência e a apresentem, conforme comentamos anteriormente, ao conhecimento que será dado na escola.

Digamos que você pode incentivar seu desenvolvimento cognitivo colocando para a criança ouvir canções infantis educativas, lendo histórias que despertem sua imaginação, ensinando-lhe a se comportar e a falar corretamente conforme sua idade, ou repetindo uma poesia para que a memorize.

Então, é bom adiantar a aprendizagem das crianças?

Mãe, mais do que adiantar a aprendizagem de seu filho, adiante e estimule o desejo dele de aprender. Se ele está prestes a começar o colégio, fale para ele sobre tudo o que ali vão ensinar. Diga que logo não precisará que ninguém leia para ele os livros porque ele sozinho poderá fazer isso.

Comente com ele que na escola aprenderá tudo o que sabem mamãe e papai juntos e que será uma criança cada vez maior e inteligente, ele será o que guiará e ensinará seu irmão menor quando necessário.

Antes de pular etapas do desenvolvimento cognitivo de seu filho, pergunte-se em que medida essa aceleração irá beneficiá-lo. Se a única resposta for: “porque terá mais possibilidades que os outros para ser um vencedor” pense que é muito cedo para submetê-lo à pressão da concorrência.

Deixe que seu filho aproveite a infância sem as pressões que lhe esperam em sua vida de adulto. Afinal, elas estarão presentes quando ele for vivê-las.

Imagem principal, cortesia de © wikiHow.com