Brioche de chocolate, um bolo de aniversário diferente

Vamos mostrar como preparar um delicioso brioche de chocolate para comemorar o aniversário de uma criança e saborear uma refeição especial com a família.
Brioche de chocolate, um bolo de aniversário diferente

Última atualização: 05 agosto, 2022

O brioche de chocolate é um pão de ló que pode funcionar perfeitamente como bolo de aniversário para os pequenos da casa. Além disso, é fácil de preparar em casa, com poucos ingredientes e em pouco tempo. Com a receita a seguir, você obterá um excelente resultado para compartilhar esse momento especial com seus filhos e temos certeza de que todos os convidados vão adorar.

Antes de começar, deve-se observar que o consumo de doces e produtos com adição de açúcares deve ser pontual. Como regra geral, é sempre recomendável priorizar a ingestão de alimentos frescos com alta densidade nutricional.

Agora sim, vamos à receita. Está com lápis e papel? Vamos lá!

Receita para preparar o brioche de chocolate

O cacau tem muitos benefícios para as crianças.
O cacau oferece múltiplos benefícios para o corpo. É conveniente optar por chocolates com alto teor desse nutriente e baixo teor de açúcar.

Ingredientes

Se você quiser preparar um delicioso brioche de chocolate, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de farinha
  • 13 gramas de fermento fresco
  • 35 gramas de açúcar
  • 50 mililitros de leite
  • 60 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1 gema batida
  • Creme de cacau
  • Meia colher de chá de sal
  • Meia colher de chá de extrato de baunilha

Passo a passo

  1. Para começar, dissolva o fermento fresco no leite morno.
  2. Em seguida, adicione a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela. Misture tudo muito bem e quando perceber que os ingredientes estão integrados, cave um buraco no meio para colocar os dois ovos, o extrato de baunilha e o leite.
  3. Neste ponto, integre tudo até obter uma massa que possa ser despejada na mesa para continuar com o trabalho.
  4. Dobre o brioche várias vezes até obter um resultado elástico e homogêneo. Este passo é muito importante!
  5. A partir daqui, adicione a manteiga e trabalhe a massa novamente, até que o novo ingrediente esteja totalmente incorporado.
  6. Quando estiver pronto, dê à massa o formato de uma bola e deixe descansar em uma tigela para que dobre de tamanho.
  7. Uma vez alcançado este objetivo, estique a massa sobre a mesa para lhe dar a forma de um retângulo, mas certifique-se de que esteja relativamente fina.
  8. Em seguida, espalhe o creme de cacau por cima e enrole. Corte o rolo ao meio no sentido do comprimento, mas sem atingir as bordas, e entrelace as duas tiras e junte as duas pontas para dar a forma de um círculo.
  9. Por fim, coloque o brioche em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe descansar até dobrar de volume novamente.
  10. Passado o tempo, pinte com gema de ovo e leve ao forno por 25 minutos a 180 graus. Assim que notar um escurecimento superficial, retire e deixe esfriar antes de consumir.
O brioche de chocolate é uma deliciosa alternativa para fazer um bolo de aniversário com ingredientes de qualidade.

Particularidades do brioche

Esta receita de brioche de chocolate tem uma particularidade que a torna relativamente saudável, pois não contém uma quantidade excessiva de açúcares adicionados. Isto é muito positivo, uma vez que estes produtos demonstraram aumentar o risco de desenvolver patologias complexas, como a diabetes tipo 2. Por isso, é fundamental reduzir a sua presença na dieta e optar sempre por carboidratos de tipo complexo.

Da mesma forma, é fundamental notar que nesta preparação não são usadas gorduras de má qualidade que podem ser transformadas em ácidos do tipo trans durante o cozimento. É verdade que a manteiga sofrerá um certo processo de degradação devido às altas temperaturas, mas é sempre mais estável do que as gorduras vegetais refinadas, como as da margarina. O consumo de lipídios trans na dieta pode aumentar os níveis de inflamação, conforme confirmado por um estudo publicado na revista Biological & Pharmaceutical Bulletin.

Prepare um brioche de chocolate em casa!

Como você viu, é fácil preparar em casa um requintado brioche de chocolate que pode funcionar perfeitamente como um bolo de aniversário. Para esta sobremesa, não são necessários muitos ingredientes e a concentração de açúcares adicionados não é tão elevada. Por esse motivo, não há problemas se o incluirmos pontualmente na dieta.

Contudo, não esqueça que as melhores alternativas para sobremesas no dia a dia são iogurte e frutas, pois contêm probióticos e fibras que são especialmente importantes para a microbiota intestinal. Isso garantirá uma digestão eficiente.

Pode interessar a você...
3 receitas com chocolate
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
3 receitas com chocolate

É possível preparar um grande número de receitas com chocolate, sendo que ele é um dos ingredientes favoritos de milhões de pessoas no mundo todo.



  • Yoshida, Y., & Simoes, E. J. (2018). Sugar-Sweetened Beverage, Obesity, and Type 2 Diabetes in Children and Adolescents: Policies, Taxation, and Programs. Current diabetes reports18(6), 31. https://doi.org/10.1007/s11892-018-1004-6
  • Hirata Y. (2021). Trans-Fatty Acids as an Enhancer of Inflammation and Cell Death: Molecular Basis for Their Pathological Actions. Biological & pharmaceutical bulletin44(10), 1349–1356. https://doi.org/10.1248/bpb.b21-00449