4 alimentos com mais açúcar do que você imagina

O açúcar é um ingrediente que deve ser limitado em qualquer dieta saudável. Portanto, queremos mostrar alguns alimentos que o contêm e talvez você não saiba.
4 alimentos com mais açúcar do que você imagina

Última atualização: 12 Outubro, 2021

O açúcar é um dos elementos mais perigosos da dieta e costuma ser consumido em quantidades maiores do que o recomendado. Isso pode prejudicar a saúde a médio prazo e gerar um impacto metabólico considerável. Por esse motivo, é importante conhecer alguns alimentos que contêm mais açúcar do que você imagina.

No planejamento de uma alimentação saudável e balanceada, é fundamental evitar a presença regular desses produtos. Principalmente na alimentação infantil, já que nessa fase são estabelecidas as bases dos hábitos alimentares para toda a vida.

Alimentos ricos em açúcar

Vamos informar quais são os alimentos que contêm mais açúcar do que se imagina para que você tenha cuidado e não abuse deles. Uma tática é evitar comprá-los no supermercado.

1. Iogurte líquido

É um dos alimentos de maior qualidade da dieta, pois possui proteínas de alto valor biológico e fornece grande quantidade de minerais, como o cálcio.

Além disso, o iogurte é uma fonte de probióticos, que são bactérias vivas que oferecem vários benefícios à saúde quando colonizam nossos intestinos. Isso é evidenciado por um estudo publicado no Journal of Microbiology and Biotechnology.

Porém, o melhor iogurte que existe, o natural que vem sem açúcar, não é o que costuma ser vendido nas gôndolas.

A maioria das versões que podemos comprar nos mercados é saborizada e tem excesso de açúcar, principalmente a apresentação líquida do produto. Por isso, a qualidade nutricional cai consideravelmente.

2. Água com sabor

A água é o melhor elemento que existe para garantir um bom estado de hidratação. Mas para esse fim deve ser ingerida a água mineral, e não suas variantes com sabor.

Esses produtos são abundantes nos supermercados e concentram grande quantidade de açúcares adicionados ou adoçantes artificiais. Tanto um quanto outro podem impactar negativamente a microbiota intestinal e gerar problemas de saúde de vários tipos.

3. Pão de forma

Em geral, o pão é um alimento com alto teor de carboidratos, que são feitos com farinhas muito refinadas. Isso os torna produtos com alto índice glicêmico. E em muitas ocasiões, ainda mais açúcar é adicionado para melhorar o sabor e a textura, como é o caso das versões do pão de forma.

Por isso, na hora de escolher um pão para comer, é sempre melhor pelas variedades mais artesanais. Porém, não é recomendável incluir esse produto na dieta habitual, muito menos como acompanhamento das refeições. Seu consumo deve ser ocasional.

4. Tomate

Um dos vegetais com maior quantidade de antioxidantes é o tomate e entre esses componentes o licopeno se destaca.

Os antioxidantes neutralizam alguns resíduos produzidos e acumulados nos tecidos, chamados de radicais livres. Dessa forma, ajudam a prevenir o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, como as cardiovasculares.

No entanto, os molhos de tomate prontos têm muitos açúcares adicionados. Eles são introduzidos na receita para limitar a acidez da fruta e melhorar o sabor final. No entanto, sua concentração é excessiva e faz com que se tornem produtos prejudiciais à saúde.

produto embalagem de molho conservante artificial processado adicionado açúcar frito tomate

Cuidado com alimentos com mais açúcar

Todos esses alimentos que acabamos de apresentar têm mais açúcar do que você imagina. É importante limitar o seu consumo para não diminuir a qualidade da sua dieta. Caso contrário, é possível colocar em risco a saúde dos seus filhos a médio e longo prazo.

Embora a ingestão de carboidratos seja absolutamente necessária, sempre devem ser carboidratos complexos. Os simples devem ser evitados sempre que possível, pois causam aumentos significativos na glicose sanguínea e prejudicam o metabolismo.

Pode interessar a você...
Alimentos açucarados e gravidez: como eles podem afetar?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Alimentos açucarados e gravidez: como eles podem afetar?

É essencial limitar o consumo de alimentos açucarados durante a gravidez para evitar problemas de saúde. Saiba tudo sobre esse tema aqui!



  • Kim, S. K., Guevarra, R. B., Kim, Y. T., Kwon, J., Kim, H., Cho, J. H., Kim, H. B., & Lee, J. H. (2019). Role of Probiotics in Human Gut Microbiome-Associated Diseases. Journal of microbiology and biotechnology29(9), 1335–1340. https://doi.org/10.4014/jmb.1906.06064
  • Cheng, H. M., Koutsidis, G., Lodge, J. K., Ashor, A., Siervo, M., & Lara, J. (2017). Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: A systematic review and meta-analysis. Atherosclerosis257, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.atherosclerosis.2017.01.009