A caixa da raiva para lidar com a birra

27 Setembro, 2020
A caixa da raiva é uma técnica que pode ajudar as crianças a aprender a controlar as emoções negativas que sentem e que, para elas, são muito difíceis de controlar.

A birra é um dos problemas que os pais enfrentam quando têm filhos pequenos. As crianças não são capazes de controlar a raiva e a expressam dessa forma. Nesse sentido, a caixa da raiva pode ajudar as crianças a direcionar sua raiva para outra atividade.

Geralmente, é por volta dos dois anos que aparecem essas birras, cujo pico ocorre por volta dos 3 ou 4 anos, embora, às vezes, possam durar até os sete. Para os pais, que precisam lidar com esses acessos de raiva, é uma fase complicada do desenvolvimento infantil.

Você quer saber como aplicar a caixa da raiva para lidar com a birra? Então continue lendo.

A caixa da raiva: por que as crianças começam a fazer birra?

A criança precisa expressar sua raiva, mas costumam fazer isso por meio da birra. Quando a birra começa a aparecer, por volta dos 2 anos de idade, as crianças não são capazes de controlar suas emoções porque seu córtex pré-frontal, responsável por regulá-las, ainda não está totalmente desenvolvido.

É normal que as crianças expressem sua frustração e sua raiva como uma explosão que não conseguem controlar de outra forma. As crianças dessas idades já são capazes de estabelecer relações de causa e efeito e, muitas vezes, usam a birra porque sabem que assim podem conseguir o que desejam. Por isso, a birra será utilizada como uma forma de conseguir o que querem.

A caixa da raiva para lidar com a birra

É muito importante que, mesmo que a birra seja normal nessa idade, os pais possam controlá-la e acabar com esses comportamentos quando apareceremEmbora não seja uma tarefa fácil, precisamos de perseverança, paciência e carinho, e podemos usar algumas técnicas, como, por exemplo, a caixa da raiva, para controlar a raiva da criança.

O que é a caixa da raiva?

A caixa da raiva é uma técnica criada pela psicóloga Marina Martín e que utiliza a história infantil Vaya Rabieta (Que birra, em tradução livre), da escritora francesa Mireille D´Allancé. Esse jogo ajuda as crianças a controlar a raiva e faz com que se acalmem antes que tenham uma explosão de raiva: a birra.

A primeira coisa que precisamos fazer é contar a história:

A história fala sobre um menino (podemos colocar o nome que quisermos) que teve um dia ruim em casa, na escola, no parque com os amigos, etc., pois não conseguiu o que queria e tudo deu errado. E, é claro, esse dia ruim terminou quando, com a chegada da noite, ele teve uma explosão de raiva e começou a chorar muito alto.

Naquele momento em que (nome que escolhemos) sentia tanta raiva, ele viu como um enorme monstro saiu de dentro dele e começou a destruir tudo ao seu redor.

(Nome escolhido), ao ver aquela bagunça, começou a arrumar e a colocar tudo em ordem. Dessa forma, o monstro foi ficando cada vez menor até desaparecer. “História baseada no livro Vaya Rabieta , de Mireille d´Allancé.”

A caixa da raiva para lidar com a birra

Desenho

Cada vez que a raiva ou a frustração aparecer, como no caso do nosso amigo da história, a criança deve começar a desenhar sua raiva em uma folha de papel, fazendo um desenho livre. Dê a ela uma folha em branco e vários lápis de cor. Dessa forma, ela vai canalizar suas emoções colocando-as no papel e aliviando a frustração e a raiva que está sentindo.

Quando ela começar a desenhar, peça para que faça olhos, pés e mãos, para que o monstro fique definido. Na maioria dos casos, as crianças expressam essa raiva como um rabisco, mas, se ela fizer outro desenho, não há problema nenhum, vai funcionar da mesma maneira, pois é o jeito dela de expressar a emoção que está sentindo.

Uma vez que ela tiver terminado o desenho, podemos pedir para que faça uma bola com ele, amasse-o e coloque-o na caixa que vamos destinar aos monstros da raiva. Assim, uma vez dentro da caixa, o monstro não poderá sair e o pequeno ficará livre dessa emoção negativa que está sentindo.

Sobre a caixa da raiva

Essa técnica da caixa da raiva tem como objetivo fazer com que as crianças se tornem conscientes da emoção negativa que estão sentindo, aprendendo a controlá-la. Essa técnica vai redirecionar a raiva e a fúria para outras emoções mais positivas, evitando, assim, explosões de agressividade ou raiva. Agora que você já pode começar a colocá-la em prática certamente verá os resultados. Vamos pegar esses monstros da raiva!