Causas de atrasos e adiantamentos do parto

· 1 de maio de 2017

A data exata para o parto é difícil de determinar. Mas, geralmente, há alguns indícios que ajudam a estabelecer um dia aproximado no calendário. Geralmente os especialistas estimam que o parto ocorrerá de acordo com a data da última menstruação. Mas é normal que não exista uma precisão garantida.

Da mesma forma, no caso das mães de primeira viagem costuma haver maior propensão a alterações desse tipo. O parto pode ser adiantado ou atrasado devido a diferentes fatores. Mas quem é mãe pela primeira vez experimenta com maior frequência uma dessas situações.

Fatores e resultados

Mesmo que na maioria das vezes os casos de atraso ou adiantamento do parto sejam normais existem condições adversas que podem determinar esses fatos. Entretanto, é comum esperar mais do que gostaríamos ou sermos surpreendidos pelo nascimento do nosso pequeno. Pois os desígnios da natureza são difíceis de prever.

Nesse sentido, uma gravidez em condições normais poderia terminar com um parto prematuro em várias semanas, mas também pode parecer interminável. Seja qual for o caso, há uma explicação que não necessariamente deve ser preocupante e que, certamente, pode nos deixar preparada para uma gravidez futura.

Por outro lado, os fatores que acarretam no adiantamento ou no atraso do parto podem ser variados e, inclusive, imprevistos.  Também há algumas crenças populares que tentam explicar a situação. Por exemplo, dizem que as meninas demoram um pouco mais para nascer, ou que as fases da lua influenciam no parto.
A seguir detalhamos as principais causas que afetam a chegada da hora do parto.

Causas de atraso do parto

Causas de atraso do parto

Um nascimento que se atrasa pode ser motivo de preocupação e mal-estar para a mãe, atingindo toda a família. Esperar demais pela chegada do bebê não é algo fora do comum e, de fato, é bem normal. Mas se trata de uma espera que pode chegar a atrapalhar a qualidade de vida da mãe, que provavelmente já estará bastante cansada nessa época.

As causas de uma gravidez prolongada são diversas. Mas geralmente o parto atrasa pelas seguintes razões:

  • Fatores relacionados à hereditariedade. É comum em mães cuja própria mãe ou irmãs também tenham passado por gravidezes prolongadas. Isso acontece devido a elementos relacionados à constituição corporal, que pode ser parecida nas famílias.
  • Falta de elasticidades nos principais tecidos corporais da futura mãe.
  • Inexatidão da data. Nesses casos o período de gestação não foi estimado corretamente. Por isso a data do parto pode sofrer variações.
  • Presença de algumas doenças, como infecções, que afetam as membranas e, em especial, a placenta.
  • Altos níveis de estresse ou fatos pontuais que o provoquem repentinamente.
  • Tendência a apresentar ciclos menstruais longos.
adiantamento do parto

Causas de adiantamento do parto

O nascimento do bebê pode ser adiantado por diferentes razões sem que seja possível determinar quais foram as razões responsáveis. O adiantamento ou o parto prematuro se caracteriza quando ocorre antes das trinta e sete semanas de gestação. Essa condição é muito comum, pois milhões de bebês nascem prematuros no mundo todo.

Entre as principais causas de nascimento prematuro estão:

  • Acontece com maior frequência em adolescentes e mulheres com menos de vinte anos em geral.
  • Estresse em situações particulares ou permanente estado de estresse.
  • Hábitos pouco saudáveis, como o consumo de tabaco e álcool.
  • Descolamento prematuro da placenta por causas violentas ou no caso de infecções nas membranas. Esse processo é uma reação do organismo para proteger o feto das infecções.
  • Aumento considerável nos níveis normais de líquido amniótico por meio de um processo conhecido como Hidramnios.
  • Incapacidade de dilatação do útero da forma correta, devido à má formação na cavidade.
  • É frequente e natural no caso de gravidez de gêmeos e de múltiplos. Pois o espaço é insuficiente para manter os fetos por muito tempo.