Quais podem ser as causas do sangramento durante a gravidez?

27 Abril, 2020
O sangramento durante a gravidez é bastante frequente e pode ser causado por diversos fatores, muitos deles inofensivos. No entanto, é muito importante diferenciá-los para saber em quais momentos o médico deve ser consultado.
 

Durante a gravidez, há muitas alterações ou sintomas que podem se fazer presentes. Alguns deles são normais, enquanto outros requerem um tratamento ou uma modificação na rotina. No artigo a seguir, vamos te contar quais podem ser as causas do sangramento durante a gravidez e em quais momentos é necessário consultar um médico.

Sangramento durante a gravidez: é normal?

Quando você está grávida, há muitos sintomas aos quais você deve ficar atenta, e a perda de sangue é um deles. Talvez você se pergunte se isso é normal porque, em teoria, você não deveria ter o período menstrual durante a gravidez.

Sem dúvida, tudo depende da duração e do volume do sangramento, bem como da fase da gravidez em que ocorrer. Ver um pouco de sangue na sua roupa íntima durante o primeiro trimestre é normal e os médicos não dão importância a isso.

Então, se isso acontecer, você não precisa se preocupar. De qualquer forma, para que você possa ficar mais tranquila, é recomendável consultar o seu obstetra. Ele saberá melhor do que ninguém do que se trata e se você precisa seguir algum tratamento ou rotina específica.

A hemorragia ou o sangramento durante a gravidez é um sintoma que afeta até 30% das mulheres durante as primeiras semanas de gestação. Na maioria dos casos, isso não representa um problema nem é sinônimo de perigo. 

No entanto, se a perda de sangue ocorrer no segundo ou no terceiro trimestre, isso pode ter a ver com algum problema. No entanto, não precisa necessariamente ser algo grave.

 
Causas do sangramento durante a gravidez

Por que podem ocorrer sangramentos durante a gravidez?

Existem muitas razões que podem levar a sangramentos durante a gravidez. É muito importante saber quais são para que, caso isso aconteça, você possa ficar calma. Lembre-se de que todos os seus sentimentos são transmitidos ao bebê e, portanto, não é bom ficar nervosa. 

Encontrar uma pequena mancha de sangue é algo mais do que normal durante as primeiras semanas e tem até mesmo um nome: sangramento de implantação. Mas o que isso quer dizer?

A implantação acontece quando o embrião ‘adere’ às paredes do útero. Nesse processo, pode haver um pequeno sangramento e inclusive esse é o sinal que muitas mulheres esperam para determinar que estão grávidas. 

A implantação ocorre um pouco antes da data da menstruação e, portanto, pode ser acompanhada por sintomas semelhantes aos desse período. Isso geralmente causa confusão, pois se acredita que as dores sentidas na parte inferior da barriga significam que a mulher não está grávida.

“Ver um pouco de sangue na sua roupa íntima durante o primeiro trimestre é normal e os médicos não dão importância a isso”.

 

Outra razão pela qual o sangramento pode ocorrer durante a gravidez são as relações sexuais. Não é necessário deixar o sexo de lado, principalmente durante os primeiros meses, mas é preciso ter mais cuidado.

Nesse caso, o sangue não significa que o feto esteja em perigo, mas sim que houve uma irritação no colo do útero. O mesmo acontece se você tiver feito muito esforço na academia, por exemplo, ou ao levantar algo pesado.

Embora menos provável, o sangramento durante a gravidez também pode ser causado por miomas ou pólipos cervicais, ou um distúrbio hereditário ou uma doença que não permite a coagulação, chamada de doença de von Willebrand. 

Quando o sangramento durante a gravidez é algo grave?

Se você já descartou as causas comuns ou normais de sangramento durante a gravidez, lembre-se de que às vezes isso pode ser causado por algo mais sério. 

Para que esse seja o caso, também são necessários outros fatores, tais como estar no segundo ou terceiro trimestre de gravidez, o sangramento ser muito abundante ou ser acompanhado por dor intensa.

Dores abdominais e sangramento durante a gravidez

Nessas circunstâncias, as causas do sangramento podem ser:

 
  • Gravidez ectópica: o óvulo fertilizado não chegou ao útero.
  • Aborto espontâneo: é acompanhado por dor abdominal e sangramento com coágulos.
  • Descolamento da placenta: pode ter como resultado a morte do bebê.
  • Gravidez molar: quando o útero desenvolve uma massa de tecido anormal, como um tumor benigno.
  • Câncer uterino.

Se você tiver dúvidas sobre o sangramento durante a gravidez, a melhor coisa a fazer é consultar o seu médico. 

Embora você não deva se preocupar com pequenas manchas na sua roupa íntima se tiver acabado de engravidar, você também pode perguntar ao profissional se isso é um motivo para se preocupar ou se é necessário algum tratamento especial.

No entanto, caso o sangramento seja muito intenso, procure imediatamente o hospital mais próximo. Algumas mulheres cometem o erro de ficar em casa e isso pode ser fatal para o bebê.