O que fazer a para a minha menstruação doer menos?

Os desconfortos causados pela menstruação podem ser aliviados de maneiras muito fáceis e variadas. Veja o que comentaremos a seguir e tome nota.
O que fazer a para a minha menstruação doer menos?

Última atualização: 05 setembro, 2019

Quando a menstruação vem, muitas vezes é inevitável sentir vários desconfortos. Quando as dores são de intensidade leve ou moderada, geralmente podem ser facilmente aliviadas com a realização de algumas medidas bem simples. A seguir, veja o que fazer a para a menstruação doer menos.

É normal que o desconforto causado pela dor da menstruação impeça a mulher de fazer certos esforços com a mesma energia de sempre. No entanto, isso não significa que é preciso desistir de todas as atividades para se sentir melhor. Pelo contrário, é conveniente se manter um pouco ativa. Naturalmente, elas terão um ritmo mais lento e equilibrado.

Por que sentimos dor?

A menstruação causa dores no ventre, nas costas, nos seios e na cabeça. Em alguns casos, a dor pode se espalhar para outras áreas do corpo, como as pernas. Em suma, o mal-estar geral que essa dor causa é bastante incômoda.

mulher com dor abdominal e não menstrua

Mas afinal, por que a menstruação dói? Isso acontece porque os tecidos dos óvulos que não foram fertilizados naquele mês são eliminados. Para que isso aconteça, o corpo passa por uma série de alterações hormonais que podem incluir contrações uterinas.

Um dos hormônios secretados em maior quantidade nesse período é a prostaglandina. Embora ajude a facilitar a expulsão desse tecido, ela também faz com que a mulher sinta dor, uma vez que causa contrações no útero.

“A dor ocorre por causa das contrações uterinas que se são causadas devido à secreção de prostaglandina e ácido araquidônico, fazendo com que ocorra o sangramento menstrual.”

De acordo com a duração e intensidade, a dor da menstruação pode ser classificada como: dismenorreia primária ou secundária. Isso é determinado por um ginecologista após uma avaliação física.

Dicas para fazer a menstruação doer menos

A menos que a dor não impeça a realização de atividades, é possível tomar certas medidas para fazer a menstruação doer menos. Em geral, são pequenas ações que ajudam a aliviar a dor se forem praticadas com regularidade e paciência.

1. Fazer caminhadas e exercícios de baixo impacto

Embora a menstruação faça com que não queiramos fazer muitas atividades, o mais recomendável é fazer uma caminhada leve por 20 a 30 minutos, pelo menos. A atividade física ajuda a diminuir a intensidade das contrações uterinas e obter alívio a médio e longo prazo.

Da mesma forma, você pode combinar a caminhada com alguns exercícios de baixo impacto como, por exemplo, algumas posturas de ioga ou certos exercícios de pilates.

Um passeio ajuda a menstruação a doer menos.

2. Colocar as pernas para cima

Embora possa não parecer, o fato de levantar as pernas por 10 minutos pode contribuir significativamente para o alívio da dor menstrual. Isso porque, ao levantar as pernas, o fluxo sanguíneo melhora e faz com que a dor diminua. É recomendável deixar as pernas levantadas por um tempo, descansar e colocar para cima novamente.

3. Compressas quentes para fazer a menstruação doer menos

É conveniente aplicar compressas quentes ou usar uma bolsa de água quente, uma vez que o calor ajuda os músculos contraídos a relaxarem. Consequentemente, a circulação sanguínea melhora. Isso porque o calor tem um efeito vasodilatador.

Além disso, combinar a aplicação de calor com massagens leves e relaxantes na área do ventre também alivia a dor menstrual de forma significativa.

As massagens devem ser feitas com movimentos lentos e circulares, sem colocar pressão sobre a área. Para obter um melhor alívio realize os movimentos por cerca de 10 a 15 minutos. Se em vez de compressas quentes você preferir tomar um banho quente, o efeito será o mesmo.

4. Uma bebida quente

Outra maneira de aproveitar o efeito do calor é tomar de uma bebida quente. Em geral, recomendam-se chás naturais de: camomila, canela, gengibre e hortelã.

Todas essas infusões não fazem mal algum e proporcionam um grande alívio, pois ajudam a liberar os líquidos acumulados. Para obter um alívio mais eficaz, é melhor tomar com calma, com pequenos goles.

“Uma boa hidratação evita que os líquidos se acumulem e isso ajuda a aliviar a dor menstrual.”

5. Escolher bem os alimentos

Assim como é conveniente beber sem pressa, também é necessário cuidar da alimentação. Se sua dieta for abundante e incluir alimentos pesados, a digestão se tornará mais lenta e mais difícil, o que pode aumentar o desconforto da menstruação.

Portanto, é melhor fazer várias pequenas refeições leves, que forneçam energia e sem causar uma sensação de muito peso. Além disso, embora seja normal ter desejos de doces, é necessário ficar atenta às doses de açúcar. Isso porque o excesso causará mais dor menstrual.

Realizar várias refeições leves ajuda fazer a menstruação doer menos.

6. Evitar os estimulantes

A cafeína e a teína são substâncias que aumentam os níveis de catecolaminas (hormônios do estresse), que aumentam a dor menstrual de forma significativa. Por essa razão, é mais conveniente reduzir ao mínimo, ou pelo menos tanto quanto possível, o consumo de bebidas que contenham tais substâncias.

Quando ir ao médico?

Se a dor não diminuir mesmo depois de tomar todas as medidas que estão ao seu alcance, é importante consultar o ginecologista para fazer uma avaliação. Lembre-se de que um diagnóstico e o tratamento a tempo evitará muitos problemas a longo prazo.

Por outro lado, se a dor na parte inferior da barriga ocorrer em momentos diferentes, fora da menstruação, e vier acompanhada por outros sintomas, pode ser um sinal do corpo de que algo não está certo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.