5 benefícios da fisioterapia infantil

A fisioterapia infantil é um tratamento eficaz para as condições que limitam os movimentos das crianças. Você quer Conhecer outros benefícios? Confira!
5 benefícios da fisioterapia infantil

Última atualização: 16 Setembro, 2021

A fisioterapia infantil ou pediátrica é uma disciplina que oferece inúmeros benefícios para a prevenção e o tratamento de algumas doenças em crianças. Abrange diferentes áreas de atuação e complementa o trabalho de diversas especialidades da área da saúde.

O fisioterapeuta especializado em crianças trabalha em equipe com educadores, pais e outros profissionais de saúde. Não só por meio de aconselhamento na fase pré-natal, mas também após o nascimento, por meio de ferramentas como a massagem infantil, as expressões e as brincadeiras.

Há várias décadas, a fisioterapia estava fortemente relacionada ao tratamento de pacientes com sequelas neurológicas. Mas atualmente existem outros benefícios para a saúde holística de bebês, crianças e adolescentes. Você quer saber do que se trata? Portanto, não deixe de ler este artigo.

Benefícios da fisioterapia infantil

As vantagens da fisioterapia pediátrica são inúmeras, mas fundamentalmente favorece o desenvolvimento sensório-motor dos pequenos. Portanto, sua principal área de trabalho concentra-se nas condições de desenvolvimento que causam distúrbios do movimento.

1. Trabalha a postura

Uma das principais abordagens da fisioterapia é por meio da higiene postural. Além dessa faceta preventiva, aborda também do tratamento das alterações posturais causadas por lesões neurológicas (motoras, visuais ou cognitivas).

2. Complementa o tratamento de doenças respiratórias

A fisioterapia infantil melhora a mecânica e a capacidade respiratória em crianças com doenças pulmonares ou que afetam as vias aéreas. Entre elas, bronquiolite, asma ou fibrose cística.

3. Alivia dores musculares

Tal como acontece com os adultos, as crianças também sofrem de dores nas costas ou de cabeça. Durante os primeiros anos de vida, a criança não possui os instrumentos necessários para identificar a origem da dor ou comunicar seu desconforto ao adulto. Mas isso não significa que ela não sofra com isso e que não precise de tratamento para aliviar uma possível dor.

Por esse motivo, o papel do fisioterapeuta é fundamental para avaliar e tratar algumas doenças articulares ou musculares. E esse trabalho é realizado por meio de técnicas manuais e indolores.

4. Melhora o equilíbrio e a função vestibular

Antes de iniciar o tratamento, o fisioterapeuta avalia a criança de forma abrangente. Dessa forma, é possível identificar distúrbios de desenvolvimento que limitam a mobilidade, a coordenação, a força ou o equilíbrio.

Além disso, pode-se estabelecer o plano de tratamento mais adequado para cada caso e melhorar a funcionalidade geral do paciente.

5. Promove o desenvolvimento motor e sensorial

A fisioterapia acompanha o desenvolvimento motor de crianças de todas as idades, tanto com desenvolvimento típico quanto com alguma alteração. Aborda a criança por meio de uma estimulação neuro e psicomotora específica, para que cada indivíduo alcance seu maior potencial.

Dessa forma, a disciplina é adequada para crianças saudáveis e também para aquelas com déficit motor. Por exemplo, crianças com condições neuromusculares, como paralisia cerebral ou musculoesquelética, como torcicolo congênito e escoliose infantil.

Outras vantagens da fisioterapia infantil

Além dos benefícios já citados, a fisioterapia infantil também ajuda a melhorar a qualidade de vida das crianças.

Favorece o desenvolvimento psicomotor por meio de estratégias de estimulação adequadas a cada criança e suas características. Nos primeiros meses de vida, auxilia os pais no manejo das cólicas infantis, por exemplo, por meio da massagens apropriadas.

Além disso, a fisioterapia oferece várias ferramentas aos pais para acompanhar o crescimento dos filhos. Entre elas, oferece orientações para as brincadeiras, a estimulação e as atividades da vida diária em casa.

O trabalho do fisioterapeuta é complementado pelo de outros profissionais de saúde, como pediatras, psicólogos e fonoaudiólogos. E também de professores e educadores, auxiliando no aprendizado da criança no ambiente escolar.

Confira os benefícios da fisioterapia infantil.

Sobre a fisioterapia infantil

Como você viu, a fisioterapia oferece inúmeros benefícios para a saúde integral do paciente pediátrico em todas as suas etapas. Além de realizar uma abordagem terapêutica dessas patologias, colabora com algumas estratégias de prevenção e promoção da saúde.

Pode interessar a você...
Descubra os benefícios da fisioterapia obstétrica
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Descubra os benefícios da fisioterapia obstétrica

A fisioterapia obstétrica é um ramo da saúde que contribui para o bem-estar da mãe e do bebê durante a gravidez. Descubra do que se trata!



  • Segura-Meix, Míriam, Cristóbal Caballé-Barberá, and Laia Castells-Carles. Los efectos de la relajación mediante el masaje infantil en la memoria de trabajo. Ágora para la Educación Física y el Deporte 19.1 (2017): 102-118.
  • Fernández, Susana Vidal, and Tania Casamitjana Giraldo. Educación para la salud: Un Programa de Masaje Infantil para Familias. RqR Enfermería Comunitaria 7.1 (2019): 55-65.
  • Caricchio, Milena Braga Maia. Tratar brincando: o lúdico como recurso da fisioterapia pediátrica no Brasil. Rev Eletron Atual Sau 6 (2017): 43-57.
  • Lopez, Chacma, and Stephanie Ruth. Eficacia de la fisioterapia pediátrica en plagiocefalia no sinostósica. (2017).
  • Camargos, Ana Cristina Resende, et al. Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à Prática Clínica. Medbook, 2021.
  • da Silva, Cássio Magalhães, et al. Evidências científicas sobre Fisioterapia e funcionalidade em pacientes com COVID-19 Adulto e Pediátrico. Journal of Human Growth and Development 30.1 (2020): 148.