5 fábulas curtas para crianças

6 de novembro de 2019
As crianças adoram os animais e, como protagonistas das fábulas, eles são um grande recurso para educá-las sobre valores. Essas 5 fábulas curtas vão prender a atenção dos pequenos do começo ao fim.

As fábulas são histórias curtas protagonizadas por animais, que transmitem uma moral. Esses ensinamentos não são algo ensinado nos livros, mas sim algo que ajuda a distinguir um bom comportamento de um mau comportamento. Além disso, como se originaram da cultura popular, talvez você tenha ouvido falar das fábulas a seguir com uma versão um pouco diferente.

Fábulas curtas sobre o esforço

As fábulas a seguir são exemplos de que, às vezes, o caminho mais rápido não é o melhor. Atualmente, queremos obter resultados imediatos, por isso é cada vez mais necessário lembrar valores como a perseverança.

A menina do leite

Essa fábula conta como uma menina vai ao mercado para vender uma jarra de leite. Ela planeja como vai investir o dinheiro que vai receber em alguns ovos, dos quais sairão galinhas que ela então venderá para comprar outros animais e, assim, aumentar os seus lucros pouco a pouco.

No entanto, ela está tão feliz e imersa em seus pensamentos que o inesperado acontece: a jarra cai e todo o leite é derramado.

Ter planos, ideias e projetos é importante, mas prestar atenção ao que está diante de nós é mais importante ainda. Se negligenciarmos as tarefas que temos que fazer agora, esses projetos nada mais serão do que castelos de areia, uma vez que não haverá frutos para colher.

algumas fábulas curtas para crianças

A cigarra e a formiga

Essa fábula conta algo semelhante, a partir de outro ponto de vista. Nesse caso, a cigarra passa o verão cantando enquanto uma formiga não para de trabalhar na coleta de alimentos para o frio do inverno. E o que acontece quando o inverno chega? A cigarra não tem nada para comer e pede ajuda à formiga, mas ela se recusa.

Esse ensinamento não tem a ver com não ajudar os outros, mas sim com evitar a atitude preguiçosa da cigarra. Por exemplo, se as crianças forem perseverantes desde pequenas e criarem hábitos de estudo e de brincadeiras diferenciados, elas vão se concentrar com maior facilidade.

Além disso, conforme o tempo vai passando, as metas também passam a ter um percurso mais longo e, portanto, o senso de responsabilidade também será desenvolvido.

Fábulas curtas sobre o respeito

Subestimar os outros ou não respeitá-los é uma das grandes fraquezas que temos. E o que é melhor que ensinar um pouco de humildade com com essas fábulas?

A lebre e a tartaruga

Em uma corrida entre esses dois animais parece ser óvio qual deles vai vencer. Mas, contra todas as probabilidades, é a tartaruga quem vence nessa fábula.

A lebre tem tanta certeza que vai superar a tartaruga com folga que até mesmo para e dorme durante a corrida. No entanto, ela dorme tanto que não chega a tempo de cruzar a linha de chegada antes da tartaruga.

As aparências enganam e a vaidade não é uma boa aliada. As crianças não devem se comparar com os seus colegas: ganhar ou perder, tirar ou não tirar a melhor nota não é o mais importante. O que importa é o esforço que elas fizeram.

fábulas curtas

As aparências enganam e a vaidade não é uma boa aliada.

O leão e o rato

Um dia, um rato acorda um leão enorme e pede para ser deixado vivo e, em troca, ele o ajudaria quando fosse necessário. Mas como um rato poderia ajudar um leão feroz?

O leão não conseguia imaginar, mas deixou o rato partir. Algum tempo depois, caçadores capturaram o leão, que rugia com todas as suas forças para pedir ajuda. O rato ouviu o rugido e roeu as cordas para libertar o leão.

A moral dessa história é que é importante tratar bem os outros, porque nunca se sabe de quem podemos vir a precisar em algum momento. Além disso, a ajuda altruísta é um dos pilares para estabelecer relações de amizade.

Outras fábulas curtas

O rato do campo e o rato da cidade, A raposa e o corvo… Existem dezenas de fábulas com diversos ensinamentos, mas vamos destacar uma que é necessária tanto para crianças quanto para adultos.

A galinha dos ovos de ouro

Imagine que você tem uma galinha que, às vezes, bota ovos de ouro. Se isso é possível, é porque há ouro dentro da galinha, certo? Era o que pensavam os donos da galinha dos ovos de ouro, mas, para a sua surpresa, quando a mataram, não havia ouro dentro dela. Assim, eles ficaram sem a galinha e sem os ovos de ouro.

A ganância e a impaciência nos fazem perder o rumo. Às vezes, saber como nos conformar e cuidar do que temos é o melhor a fazer, porque podemos perder tudo de uma hora para outra.