Por que levar meu filho a um contador de histórias?

01 Outubro, 2020
Com um contador de histórias, as crianças experimentam diversão, além de uma aproximação das artes e tradições culturais antigas. Você que conhecer quais outros benefícios isso proporciona para as crianças?

“Por que levar meu filho a um contador de histórias” é uma pergunta frequente. Muitos pais podem considerar que, para que a criança conheça histórias literárias e contos de fadas, basta dar um livro a ela ou ler histórias em casa. No entanto, existem diversas habilidades que os contadores de histórias utilizam para narrar que tornam a experiência das crianças completamente agradável e educativa.

Quem é o contador de histórias?

O termo contador de histórias vem da tradução da palavra em inglês storyteller. Trata-se de um indivíduo, a princípio pertencente ao núcleo familiar, que se encarrega de narrar anedotas, lendas, mitos ou fábulas de natureza educativa para as crianças da família.

Tem como objetivo principal educar os pequenos sobre os perigos, as adversidades e todos os tipos de preceitos morais da vida em sociedade. Esses indivíduos se destacam por possuir dons artísticos ou qualidades expressivas que desperta ao máximo a imaginação dos pequenos, assim como sua capacidade intuitiva. Dessa maneira, faz com que a mensagem dos contos fabulosos fique profundamente gravada em suas mentes.

O contador de histórias como um profissional do entretenimento infantil é uma figura que foi resgatada na América Latina a partir do século XX. Parte-se de uma premissa fundamental: a de que as crianças não sabem ler. No entanto, mesmo aquelas que já adquiriram essa habilidade absorvem as histórias contadas por esses narradores como se eles estivessem contando uma história verdadeira.

Esse efeito ocorre porque, ao recitar os versos literários de cor e com gestos teatrais, o profissional leva as crianças a pensar que elas estão ouvindo uma aventura verdadeira que essa pessoa viveu. Assim, elas se sentem totalmente satisfeitas e felizes por viver aventuras tão divertidas.

Por que levar meu filho a um contador de histórias?

As experiências das crianças com o contador de histórias são divertidas, educativas e relaxantesAlém disso, elas também são inseridas no mundo das manifestações artísticas. A seguir, vamos listar alguns dos benefícios mais importantes:

1. Aproximação das artes

A experiência com o contador de histórias remonta a uma bela tradição histórica que revela séculos de troca de conhecimento oral entre crianças e adultos. É um ato vinculado à identidade cultural e à memória coletiva com fins educativos.

razões para levar o meu filho a um contador de histórias

Além disso, os pequenos ficam na presença de um artista que atua como narrador, poeta e ator na mesma apresentação. Sem dúvida, a criança vai viver sua primeira aproximação das artes e da cultura da melhor forma.

2. Incentiva o amor pela literatura

Quando as crianças ouvem as belas histórias contadas pelos contadores de histórias, elas sentem um desejo maior de ler literatura infantil e histórias fantásticas. Isso ocorre porque elas começam a experimentar as emoções e os estímulos da criação das imagens mentais, o que não acontece quando assistem a um filme que mostra a narrativa de forma mais explícita.

A partir desse exercício mental, as crianças também se tornam mais inteligentes e criativas. Ao mesmo tempo, elas também sentem a necessidade de criar suas próprias histórias divertidas.

Ao recitar os versos literários de cor e com gestos teatrais, o profissional leva as crianças a pensar que elas estão ouvindo uma aventura verdadeira que essa pessoa viveu.

3. Desenvolve a capacidade de ouvir e prestar atenção

Enquanto as crianças escutam o contador de histórias, elas precisam compartilhar o espaço narrativo com outras crianças. Isso contribui para que elas desenvolvam a capacidade de ouvir e prestar atenção, pois precisam estar atentas a cada uma das frases da história para não perder nenhum detalhe da narrativa.

Ao mesmo tempo, permite que a escuta e a compreensão da linguagem sejam bastante estimuladas. Isso sem contar o fato de que o léxico da criança também vai aumentar.

razões para levar o meu filho a um contador de histórias

4. Proporciona um momento de diversão longe da televisão

Assistir a um contador de histórias também é uma opção diferente e mais “orgânica” para as crianças experimentarem um tipo de diversão longe da televisão e dos videogames. Ambos os elementos são, muitas vezes, negativos para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento.

Como informação final, você deve saber que o movimento dos contadores de histórias é muito prolífico na Espanha e na América Latina. Destaca-se em países como Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Espanha, Cuba, Argentina e Chile.

Todos participam de mais de cem festivais nacionais e internacionais anualmente e também têm espaços permanentes para a recepção das crianças. Então, não fique mais esperando: leve o seu pequeno para curtir essa experiência divertida e educativa.