Comer de forma saudável fora de casa durante a gravidez

· 7 de junho de 2018
É importante comer de forma saudável durante a gravidez, inclusive quando se come fora de casa. Por isso, deixamos aqui alguns conselhos úteis na hora de escolher alimentos saudáveis.

Durante a gravidez, você deve se alimentar de uma maneira saudável. Lembre-se de que você não deve só pensar no seu bem-estar, mas no do seu bebê também. Paralelamente, esse aspecto também se torna mais importante porque seu sistema imunológico está em mudança. Levar isso em consideração vai exigir comer de forma saudável fora de casa durante a gravidez.

Você não deve se privar de um ou outro desejo, mas há certos riscos que se deve evitar. Mas não se preocupe! Comer fora de casa também pode ser seguro e saudável. Vamos contar tudo para você a seguir.

Como comer de forma saudável fora de casa durante a gravidez?

Você deve manter bons hábitos alimentares inclusive quando estiver fora de casa. Evite alimentos que possam causar algum problema para você ou para seu bebê e aumente o consumo daqueles que tragam benefícios.

Café da manhã saudável fora de casa

Para ter uma gravidez saudável, é importante cuidar da sua alimentação. Por isso, para comer de forma saudável fora de casa, a dieta deve ser balanceada e incluir alimentos com vários nutrientes e vitaminas. Estes são alguns ingredientes que você deve incorporar na sua dieta:

  • Laticínios. Devem estar presente todos os dias na sua alimentação, já que consumir esse tipo de alimento durante a gravidez será determinante para o desenvolvimento adequado do seu bebê. Fora de casa, você pode encontrar diversos alimentos, como o iogurte, o requeijão, o leite e o queijo fresco.
  • Frutas. São ideais para o café da manhã. São ricas em vitaminas, exatamente o que seu organismo precisa nesse processo. E o melhor de tudo é que se você não estiver em casa, as frutas podem ser muito fáceis de encontrar em qualquer supermercado. Durante a gravidez, é recomendável consumir laranja, morango, kiwi, abacaxi, maçã ou pêssego.
  • Cereais. Têm nutrientes como o selênio, o ferro e o magnésio. Também são excelentes fontes de vitaminas do grupo B, essenciais para o desenvolvimento do corpo do bebê. Além disso, ajudam a formar a placenta. Entre os cereais, você pode encontrar a aveia, o trigo integral e o arroz.

Comer de forma saudável fora de casa durante a gravidez: o almoço

Se você estiver fora de casa na hora do almoço, pode prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher sua refeição. Normalmente, o almoço costuma incluir alimentos pesados. Portanto, considere incluir:

  • Leguminosas. São uma boa fonte de proteína e também contêm ácido fólico, potássio, ferro e magnésio. Você poderá encontrar em qualquer restaurante. Alguns exemplos são as lentilhas, o grão-de-bico e as ervilhas.
  • Frango grelhado. Contém proteínas e outros nutrientes. Ao mesmo tempo, é uma excelente ajuda contra o cansaço e a fadiga que podem aparecer durante a gravidez.
  • Legumes refogados. Os legumes são essenciais para obter as vitaminas recomendadas. Em especial as hidrossolúveis, que dificilmente você poderá encontrar em outros alimentos.

 “Para comer de forma saudável fora de casa, a dieta deve ser balanceada e incluir alimentos com vários nutrientes e vitaminas.”

Jantar saudável fora de casa

Em grande medida, o que você ingere à noite vai influenciar no seu descanso. É por isso que o jantar fora de casa deve ser o mais leve e saudável possível. 

  • Salada Caesar. É uma combinação de alface romana, tempero de alho, queijo parmesão, croûtons e ovo cozido. É uma refeição maravilhosa que você pode pedir se não estiver em casa.
  • Creme de abóbora com queijo. Fornece muita energia e contém incontáveis antioxidantes. Como benefício, você protegerá seu bebê de fatores ambientais internos ou externos.
  • Verduras. Costumam ser alimentos mais leves e que trazem muitos benefícios. Podem ser perfeitamente consumidas durante o jantar fora de casa. Entre elas, temos o espinafre e a acelga, por exemplo.

Evite alimentos pouco seguros

Alguns alimentos podem ser prejudiciais para você e para seu bebê. Isso pode ser devido à forma como foram cozidos ou devido aos germes ou químicos que contêm.

Por isso, quando você estiver fora de casa, deve ter muito cuidado com os alimentos que possam ser prejudiciais. Alguns exemplos são certas carnes, peixes e alguns laticínios.

A higiene quando comer fora de casa

A boa higiene quando se come fora de casa é essencial. Você sempre deve realizar uma ação fundamental antes de comer: lavar as mãos

Por quê? Milhares de bactérias habitam as mãos. Manter as mãos limpas na hora de se alimentar vai evitar a transmissão de patologias e infecções ao organismo. Esse passo não deve ser realizado apenas quando você estiver fora de casa, mas antes de qualquer refeição, seja em casa ou na rua. Suas mãos sempre estão expostas aos germes e às bactérias.

Além disso, observe e preste atenção na aparência do local: os talheres, a manipulação dos alimentos, a limpeza das mesas, etc. Lembre-se também de que por trás de uma fachada muito bonita pode haver uma cozinha descuidada.

Se prestarmos atenção nesses conselhos para comer de forma saudável fora de casa durante a gravidez, poderemos ter uma boa alimentação inclusive quando não soubermos quem prepara as refeições. Você apenas precisa ficar atenta aos detalhes.