Arroz: um alimento ideal para as crianças

O arroz é um alimento nutritivo, fácil de mastigas e de digerir. Como é tão suave para as crianças, elas adoram e há casos de muitas que durante um tempo de suas vidas só queriam comer arroz. Para que você conheça mais sobre este alimento tão popular em muitos países, decidimos investigar a respeito e oferecer-lhes estas informações.

O valor nutricional do arroz

O arroz tem grandes quantidades de amido: a fonte de calorias mais importante que os humanos consomem. Contém minerais como:

  • Ferro, que é tão fundamental para o crescimento das crianças
  • Fósforo, que forma parte das moléculas de ADN e ARN
  • Cálcio, que participa da formação e da boa saúde dos dentes e dos ossos, intervém no funcionamento do sistema nervoso central e na coagulação sanguínea
  • Potássio, que mantém o equilíbrio normal dos líquidos dentro do corpo, participa da regulação das funções neuromusculares e estimula o desenvolvimento das células
  • Zinco, que participa da metabolização das proteínas e dos ácidos nucleicos e exerce influência sobre a atividade do sistema imunológico. Da mesma forma tem um papel essencial na plasticidade sináptica do cérebro
  • Magnésio, que intervém na formação de neurotransmissores e no relaxamento muscular.
arroz2

 

O arroz também é um grão rico em vitamina E.

O Tocoferol (vitamina E) ajuda na conservação dos glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia hemolítica: doença que aparece com a destruição desses glóbulos. Popularmente é conhecida como a vitamina do coração, por causa de seu importante papel como protetora de tal órgão.

A vitamina E aumenta o desenvolvimento físico das crianças e neutraliza doenças pulmonares tão comuns nas primeiras fases da vida. Ainda favorece a cicatrização das feridas e melhora a função do sistema imunológico.

Receitas com arroz

Para que você obtenha todos os benefícios nutricionais do arroz, a seguir mostramos algumas receitas que têm como ingrediente principal este importante grão.

Bolinhas de arroz e ovo

Tanto o arroz como o ovo são populares na infância, sendo que, claro, sempre há uma ou outra criança que os detesta. Mas tudo bem, se seu filho é daquele que gosta de comer estes alimentos, não tenha dúvidas na hora de oferecer-lhe esta nutritiva e graciosa receita.

Ingredientes:
Arroz empapado
Gema de ovo cozida

Modo de preparo:

Para fazer as bolinhas de arroz e ovo, você deve cozinhar o arroz com um pouco mais de água do que de costume para que fique empapado e cremoso, mas sem exagerar. 

Ferva o ovo durante aproximadamente 5 minutos. Descasque-o e separe a clara da gema.

A seguir, corte a gema do ovo em quatro partes.

Depois, unte suas mãos com um pouco de óleo vegetal (o que você usa normalmente), pegue uma boa quantidade de arroz e faça uma bolinha como ele. Abra um buraco na bola de arroz e introduza o ovo; feche o buraco e continue modelando até que se forme uma bolinha bonita e apetitosa.

Na hora do jantar sirva estas adoráveis bolinhas ao seu filho. Você verá que ele vai adorar.

Sorvete de arroz

O sorvete de arroz não é muito comum, porém, pode ser tão apetitoso como os outros e muito nutritivo, isso sim. Utilize os ingredientes e o modo de preparo a seguir para que você faça uma sobremesa para oferecer aos seus pequeninos.

Ingredientes:

1 xícara de arroz empapado

3 xícaras de polpa de manga (neste caso escolhemos a manga, mas pode ser qualquer fruta ou sabor)

1 colher de açúcar (recomenda-se usar pouco açúcar para proteger a saúde da criança. Se a manga estiver bem doce, você pode suprimir este ingrediente)

1 xícara de leite

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz com água abundante para que fique bastante cremoso e os grãos quase se derretam.

Descasque e corte algumas mangas maduras e bata-as no liquidificador com bem pouca água para fazer a polpa. Depois coe.

A seguir, com a polpa de manga pronta, adicione o açúcar, o arroz e o leite no liquidificador e bata durante vários minutos. Enfatizamos novamente que é imprescindível que o arroz esteja muito mole para que o sorvete não fique com pelotas.

Quando terminar de bater, coe e ponha no congelador durante aproximadamente 15 a 20 minutos. Passado esse tempo, tire o sorvete que já deve estar meio congelado e misture-o, unindo a parte mais congelada com a que ainda está meio líquida. Depois, coloque outra vez no congelador até que se solidifique.

Deguste com seu filho durante algum lanche.

Recomendados para você