Como a lateralidade se desenvolve nas crianças?

O processo de lateralidade nas crianças consiste no fato de que uma das duas metades do cérebro se torna dominante e assume o controle das habilidades. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre isso no artigo a seguir.
Como a lateralidade se desenvolve nas crianças?
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 04 maio, 2019

A lateralidade é o predomínio funcional de um dos lados do corpo humano sobre o outro, determinado pela dominância de um dos hemisférios cerebrais. Esse conceito se refere à capacidade do cérebro de controlar ambos os lados do corpo. A lateralidade nas crianças é consolidada aos 4 ou 5 anos de idade.

Para atingir uma organização neurológica completa, uma criança deve ter um domínio hemisférico em todas as áreas funcionais. Isso significa que a criança não só deve usar a mesma mão de forma consistente, mas também que isso deve coincidir com os olhos, as orelhas e as pernas.

Cada hemisfério do cérebro controla diferentes tarefas e funções. As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades enquanto descobrem o que podem fazer com as mãos.

Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade das suas mãos em tarefas funcionais. A razão é que um lado do cérebro ganha domínio e permite que a criança prefira o uso de uma mão em vez da outra.

No entanto, qualquer problema de lateralidade pode causar dificuldades de aprendizagem em algumas áreas. Esses problemas podem afetar a leitura, a competência auditiva, a mobilidade, a linguagem e a habilidade manual, especialmente a escrita.

Como a lateralidade se desenvolve nas crianças?

A lateralidade é consolidada na idade escolar. Entre os 2 e os 5 anos de idade, as crianças usam as mãos para brincar e fazer muitas outras coisas. Por consequência, uma vez que atingem a idade escolar, elas já deveriam ter a sua lateralidade definida.

O fato é que os hemisférios – esquerdo e direito – do cérebro controlam a ação motora nos lados opostos do corpo. No entanto, essas metades não são iguais no controle dos diferentes tipos de comportamento; isso resulta em uma tendência de usar uma mão em vez da outra para determinadas tarefas.

A lateralidade é consolidada na idade escolar

Esse domínio de um hemisfério sobre o outro para certos comportamentos é chamado de lateralidade cerebral. Existem razões claras para a evolução dessa característica.

Em primeiro lugar, ter um hemisfério que assuma o controle de um processo reduz a possibilidade de que ambos os hemisférios passem a competir para controlar uma resposta. Isso também permite que diferentes processos, como a linguagem e a atenção, por exemplo, possam operar ao mesmo tempo através dos dois hemisférios.

À medida que começam a desenvolver as suas habilidades motoras, as crianças podem usar as mãos esquerda e direita igualmente para ações simples; tais como alcançar objetos. Isso ocorre porque as duas mãos podem executar a tarefa com facilidade.

No entanto, para a maioria das crianças, tarefas mais complexas requerem as propriedades especializadas de processamento do hemisfério esquerdo do cérebro.

“O domínio de um hemisfério sobre o outro para certos comportamentos é chamado de lateralidade cerebral.”

Como podemos ajudar as crianças a desenvolver a lateralidade?

As atividades que contribuem para o desenvolvimento de uma mão preferencial são aquelas que estimulam e auxiliam o amadurecimento das vias cerebrais em ambos os lados do cérebro. É importante destacar que muitas dessas atividades devem se concentrar mais nos movimentos e nas ações do corpo inteiro em vez de apenas nos das mãos.

Os movimentos que envolvem girar, rodar, cair, balançar e dançar estimulam os órgãos do equilíbrio no cérebro. Eles desempenham um papel importante ao dizer ao cérebro onde o corpo está no espaço e quais movimentos são necessários para a postura, a resposta aos estímulos e a ação.

Além disso, as crianças precisam de um bom equilíbrio e uma coordenação adequada para um amadurecimento cerebral saudável e o bom desenvolvimento da destreza.

Porém, tenha cuidado para não exagerar nesse tipo de atividade. A obtenção de habilidades específicas varia muito nas crianças; por isso você deve respeitar as suas habilidades e reações.

A lateralidade nas crianças

A lateralidade nas crianças: canhotas ou destras?

A lateralidade, na psicologia biológica, é o desenvolvimento do funcionamento especializado em cada hemisfério do cérebro ou no lado do corpo que cada um deles controla. O exemplo mais óbvio de lateralidade é o uso da mão; isso pode ser visto na tendência de usar uma mão em vez da outra para fazer diferentes atividades.

É comum classificar as pessoas como destras, canhotas ou ambidestras. Os indivíduos diferem consideravelmente na gama de atividades para as quais preferem uma determinada mão, bem como no grau de disparidade de habilidade entre as suas duas mãos. Provavelmente, ninguém favorece exclusivamente a mão direita ou a mão esquerda.

Por fim, a lateralidade nas crianças fornece uma nova maneira de entender melhor a relação entre a organização cerebral, a função cerebral e o comportamento. Não tenha pressa para que a criança passe por essas etapas; cada uma delas proporciona às crianças as experiências necessárias para avançar para o próximo nível.


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