Como ajudar um adolescente com dificuldades de aprendizagem

23 Dezembro, 2020
Se você tem um filho adolescente com dificuldades de aprendizagem, confira a seguir, pois vamos dar algumas dicas para que tudo possa melhorar.

Para um adolescente, ter dificuldades de aprendizagem pode ser um duro golpe para a sua autoestima. Nessa fase, socializar e parecer “legal” diante dos outros é essencial. Portanto, se tiverem dificuldades de aprendizagem, eles podem ficar frustrados rapidamente e pensar que não vale a pena se esforçar porque não vão melhorar de qualquer forma.

Obviamente, isso não é verdade. Como pai ou mãe, você deve ter em mente que, ao ajudar um adolescente com dificuldades de aprendizagem corretamente, ele poderá melhorar a sua capacidade de desenvolvimento. Por sua vez, poderá atingir os objetivos adequados para ele em qualquer caso.

Fale sobre o que está acontecendo com ele

Acima de tudo, os adolescentes querem ser “normais”. Por que outro motivo eles usariam o mesmo estilo de roupa, o mesmo linguajar, iriam ao mesmo cinema e ouviriam as mesmas músicas que os colegas? Muito provavelmente, o seu filho não quer ser classificado como “o bobo”, “aquele que não entende”, “aquele com dificuldades de aprendizagem…”. Ele só quer se encaixar e ser aceito na sociedade.

ajudar um adolescente com dificuldades de aprendizagem

Ao discutir um diagnóstico com o seu filho adolescente, você pode descobrir que a primeira reação dele é sentir um grande alívio. Agora ele sabe por que uma habilidade ou assunto específico estava causando problemas. Por esse motivo, o primeiro passo para ajudar o seu filho adolescente com dificuldades de aprendizagem é dizer a ele exatamente o que está acontecendo e por quê.

Também é benéfico dizer a ele que há muitos outros adolescentes nessa situação e que eles também se esforçam todos os dias para conseguir avançar no seu aprendizado. Uma boa ideia é entrar em contato com esse tipo de pessoa, bem como com a sua família, para que possam conversar sobre o que ele deve ou não fazer para melhorar.

Ajude o seu filho adolescente com dificuldades de aprendizagem

Dito isso, ainda é difícil ficar sabendo que somos diferentes, especialmente para um adolescente. Aqui estão algumas maneiras de ajudar o seu filho a lidar com o diagnóstico. Lembre-se de que é muito importante falar com tato e compreender as suas emoções em todos os momentos.

Terapia individual para dificuldades de aprendizagem

Algumas famílias levam os filhos adolescentes a uma terapia individual durante um curto período de tempo após o diagnóstico, em parte para fornecer o suporte emocional para essa “diferença”. Um bom terapeuta ajudará o adolescente a se concentrar em seus pontos fortes e fracos de uma maneira que lhe permita aceitar o que vai enfrentar nos próximos anos.

O psicólogo da escola do seu filho pode estar disposto a se reunir com o aluno durante algumas sessões. Além disso, o profissional também pode encaminhá-lo para uma fonte externa que seja acessível. Se necessário, você pode conversar diretamente com esse profissional para ver que tipo de ajuda ele pode oferecer para lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Grupos de apoio para dificuldades de aprendizagem

Algumas escolas organizam grupos de apoio para crianças com dificuldades de aprendizagem, e esse tipo de suporte pode ser muito benéfico para os adolescentes. Se a escola do seu filho não oferece esse tipo de apoio contínuo, solicite um encaminhamento para um local que possa oferecê-lo. 

Você, como mãe ou pai, também pode se sentir abalada com essa notícia. Se isso acontecer, quando você encontrar um grupo de apoio para o seu filho adolescente, pergunte se também há recursos para os pais.

ajudar um adolescente com dificuldades de aprendizagem

Você também pode encontrar um comitê especial dedicado a trabalhar em serviços adicionais para alunos com dificuldades de aprendizagem na própria escola ou em outras instituições da sua cidade. Qualquer grupo que você encontrar vai permitir a você se vincular com outros pais, que poderão fornecer informações úteis.

Consulte outras opções

Você também pode obter referências para recursos locais na sua região. Em muitas localidades, existem seminários para pais sobre uma ampla variedade de assuntos. Dessa forma, uma vez que você souber em que tipo você está interessada, só terá que organizar as informações.

Com essas dicas, será muito mais fácil ajudar um adolescente com dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, você pode evitar que, por causa disso, ele venha a ter problemas de autoestima.

Com isso em mente, seu filho poderá ficar motivado o suficiente para avançar na sua formação e aprendizagem sem se sentir menos do que ninguém. Cada pessoa é única e insubstituível com as suas próprias idiossincrasias!