Como começar a introduzir alimentos sólidos na dieta do meu bebê?

23 de outubro de 2017

O leite materno (ou o leite de fórmula) é o alimento mais importante na dieta do bebê durante, pelo menos, os primeiros meses. Após este período você deverá começar a introduzir alimentos sólidos na dieta da criança. Portanto, como pais, vocês devem se informar bem sobre o assunto, para que a transição ocorra da melhor maneira possível.

Geralmente, quando os bebês têm cerca de 4 meses e atingem o dobro do peso ao nascer, ou seja, cerca de 7 quilos, já estão prontos para incorporar os primeiros alimentos sólidos.

Alimentos sólidos: uma novidade para os bebês

A primeira recomendação para começar a introduzir os alimentos sólidos para o seu bebê é começar devagar. Muitas vezes o bebê rejeita quando oferecemos uma colher de comida sólida, empurrando-a. Isso é normal. Provavelmente ele ainda não tem a capacidade de colocar a comida na parte de trás da boca para poder engolir.

Os adultos gostam da variedade nas refeições, mas um bebê precisa se acostumar pouco a pouco, pois todos os sabores são completamente novos para ele.

Não se esqueça do fato de que o seu bebê – que antes nunca tinha comido nada mais espesso do que o leite materno ou leite de fórmula – pode levar algum tempo para se acostumar com essa nova atividade. Se você perceber que a comida é muito espessa para ele, tente diluir um pouco nas primeiras vezes. Então você pode engrossar a textura pouco a pouco.

Seja paciente, ele não aprenderá de um dia para outro

Comece com uma pequena quantidade e fale com o seu bebê durante o processo reforçando a ação com afirmações positivas como: “olha que comida gostosa!”. Perceba que o bebê pode não saber o que fazer no início. É possível que ele fique confuso, faça caretas, brinque com comida na boca, ou até mesmo rejeite-a totalmente. Mas não desanime.

Outra maneira de introduzir os alimentos sólidos na dieta do seu filho pela primeira vez é dar-lhe um pouco de leite materno, alternar com uma pequena colherada de comida, e terminar de novo com o leite materno.

bebê sendo alimentado com alimentos sólidos

Os cereais geralmente são introduzidos na dieta do bebê dentro de alguns meses de vida.

Uma vez que o seu bebê aprenda a comer o primeiro alimento sólido, é aconselhável introduzir outros alimentos gradualmente, e de forma complementar. Dessa maneira você terá certeza de que ele aprenderá a experimentar e a comer tudo. É recomendável esperar de cinco a sete dias para introduzir um novo tipo de comida, dessa forma pode-se verificar se o seu bebê é alérgico a qualquer alimento novo que esteja experimentando.

Comece com os cereais

Os cereais fortificados são uma boa fonte de ferro e vitamina B para as crianças, além de proporcionar as calorias que precisam. Comer pequenas quantidades de cereais simples com leite materno, ou leite de fórmula duas vezes ao dia, ajudará o seu bebê a entrar no mundo dos alimentos sólidos.

Lembre-se de que é importante não colocar os cereais na mamadeira para evitar que ele se engasgue. Além disso, o consumo de cereais na mamadeira com regularidade e sem a supervisão do pediatra pode fazer com que o seu filho ganhe mais peso do que deveria.

Continue com as verduras e em seguida com as frutas

Geralmente os alimentos sólidos que são incorporados primeiro à dieta do bebê são cereais de um único tipo de grão. Na verdade, não existem evidências médicas de que a introdução de alimentos sólidos em uma ordem determinada apresente uma vantagem para o bebê. Apesar disso, recomendamos que comece com os cereais e continue com as verduras e frutas.

bebê sentado em uma cadeira de alimentação comendo legumes

Os bebês tendem a adquirir o gosto pelas verduras com maior facilidade. Comece oferecendo uma papinha de verduras na hora do almoço. Depois você poderá começar a dar uma papinha de frutas no meio da manhã, ou na hora do lanche da tarde.

A criança estará pronta de acordo com o seu próprio ritmo de desenvolvimento

Não force o seu filho a comer se ele chorar toda vez, ou virar o rosto quando você oferecer-lhe novos alimentos. De preferência volte a amamentar ou dê exclusivamente a mamadeira por um tempo, antes de tentar novamente. Começar a comer alimentos sólidos é um processo gradual. Não tem com que se preocupar, pois no começo o bebê continuará a obter a maior parte dos nutrientes que necessita do leite materno, ou leite de fórmula.

Lembre-se de que o importante é que o seu filho adquira o hábito de comer de tudo nos primeiros anos de vida, de modo que, no futuro, tenha uma dieta saudável e variada. Além disso, não se esqueça de observá-lo sempre para ter certeza de que ele comeu o suficiente e já está saciado ou se, por outro lado, ainda está com fome.

  • Birch LL, Doub AE. (2014). Learning to eat: birth to age 2 y. Am J Clin Nutr. Mar;99(3):723S-8S.
  • Coulthard H, Harris G, Emmett P. (2009). Delayed introduction of lumpy foods to children during the complementary feeding period affects child’s food acceptance and feeding at 7 years of age. Matern Child Nutr. 2009 Jan;5(1):75-85
  • Fernández-Vegue, Marta Gómez. (2018). “Alimentación Complementaria.” Asociación Española de pediatría.