Como criar um espaço de aprendizagem para seu filho durante a quarentena

20 Maio, 2020
O espaço de aprendizagem é fundamental para estimular a inteligência das crianças. Você já tem o seu em casa?

Não sabemos quanto tempo as crianças terão que ficar em casa, nem quando vão voltar para a escola. A quarentena por causa da COVID-19 nos deixa a todos em suspensão, social e economicamente. Mas, independentemente de quando as crianças vão voltar à escola, sempre é uma boa ideia criar um espaço de aprendizagem para o seu filho.

É importante promover a criatividade e a aprendizagem não apenas na sala de aula, mas também em casa, tanto agora durante a quarentena como em qualquer outra época em que seu filho precise estudar em casa, como nas férias, para fazer as lições de casa, durante afastamentos por problemas de saúde etc.

Espaço de aprendizagem

Um espaço de aprendizagem em casa é uma maneira incrível de deixar seu filho brincar e explorar o mundo ao redor. Embora construir um espaço desses possa parecer uma tarefa assustadora, criar um local confortável e inspirador para os seus filhos é realmente muito mais fácil do que você pensa.

Existem algumas orientações fundamentais que você deve seguir para criar adequadamente um espaço de aprendizagem que inspire e nutra seu filho. A seguir, vamos dar alguns conselhos e inspirações. Você achava que esse espaço seria apenas um canto para fazer tarefas ou um local de estudo? Aprender é muito mais do que isso!

Pais ensinando em casa

Muita luz natural para o espaço de aprendizagem

Se possível, tente escolher um espaço da casa que tenha acesso a muita luz natural. Há estudos que deixam claro que a iluminação natural em ambientes de aprendizagem aumenta o desempenho, o bem-estar e a criatividade. Quanto mais luz natural houver, mais propício será o ambiente de aprendizagem.

Se você não conseguir encontrar um espaço com luz natural em ambientes fechados, não se preocupe. Seja criativa e crie um espaço de aprendizagem ao ar livre. Se nada disso for possível devido às características da sua casa, então procure um local onde a luz natural possa entrar, como ao lado de uma janela.

Pense na cor

A cor pode ter um impacto profundo na mente humana. E embora cada criança seja diferente, certas cores podem contribuir com a inspiração e a motivação.

Geralmente, as crianças menores se desenvolvem bem em ambientes com cores vivas e estimulantes. Por exemplo, o laranja é uma cor quente e aconchegante que pode ajudar a melhorar a produtividade. O verde, por outro lado, que é uma cor fria, pode ter um efeito calmante e contribuir para a concentração.

Considere pintar as paredes ou os móveis com uma dessas cores para ajudar a despertar a motivação e a curiosidade dos seus filhos. Use sua criatividade para conseguir aplicar essas cores na decoração do espaço de aprendizagem dos seus filhos.

Assentos confortáveis e resistentes no espaço de aprendizagem

Todos nós sabemos como pode ser doloroso sentar em uma cadeira desconfortável durante horas e mais horas. Isso não é diferente para as crianças. Você precisa garantir que as cadeiras do espaço de aprendizagem sejam confortáveis e ofereçam apoio suficiente.

Além disso, inclua algumas opções de assentos, como cadeiras, puffs, almofadas e cantinhos de leitura, para que seu filho tenha a liberdade de se movimentar enquanto brinca e explora. A criança vai escolher onde prefere se sentar dependendo da atividade que estiver realizando.

Criança no seu espaço de aprendizagem

Atividades práticas e experiências de autoaprendizagem

O ideal é criar um espaço de aprendizagem onde as crianças possam sujar as mãos, literal e figurativamente. Uma ampla variedade de atividades práticas, como música, arte, leitura, escrita, quebra-cabeças e jogos, podem ajudar seus filhos a aplicar seus conhecimentos preexistentes a novas experiências.

Incentive seu filho a escolher suas próprias atividades e a direcionar sozinho sua aprendizagem. Fazer isso pode ajudar a criança a descobrir os temas pelos quais ela se interessa, ao mesmo tempo que contribui para estimular a confiança, a curiosidade e a autoconfiança.

“O espaço ideal de aprendizagem é aquele em que as crianças podem conectar seus conhecimentos à experiência, a fim de construir entendimentos que sejam significativos para elas”.

O espaço de aprendizado ideal também incentiva a transferência de conhecimento das crianças obtidos fora do contexto de aprendizagem original para um novo. Portanto, é muito importante levar isso em consideração e oferecer às crianças opções de aprendizagem dentro de sua capacidade cognitiva.

Além disso, também é essencial incentivar a manutenção da organização do espaço. Espaço organizado, mente organizada! Por fim, se o local puder ser personalizado, melhor ainda.