Como deve ser um bom local de estudo?

11 Maio, 2020
Ter um bom local de estudo facilita o processo de aprendizagem dos estudantes.
 

É conveniente que crianças e adolescentes conheçam várias técnicas de estudo para aumentar a concentração e o desempenho acadêmico. Mas é igualmente importante que também tenham um bom local de estudo.

Esse local pode ser o quarto, a biblioteca, o escritório etc., desde que atenda a uma série de características para ser considerado um local apropriado para a execução completa do processo relacionado ao estudo.

Como deve ser um bom local de estudo?

Uma primeira característica que um bom local de estudo deve ter é sempre ser o mesmo lugar. Ou seja, é recomendável ter um local fixo para executar as tarefas escolares.

Além disso, esse local de estudo também deve atender a certas condições ambientais relacionadas a:

  • Barulho.
  • Organização. 
  • Iluminação.
  • Ventilação e temperatura. 
  • Móveis.
Como organizar um bom local de estudo?

A seguir, vamos explicar com mais detalhes quais são essas condições.

Barulho

O barulho é uma distração externa que pode afetar o estudo de forma significativa. Afinal, ouvir certos sons, principalmente se forem irritantes, é algo que pode levar à perda da concentração.

Além disso, também é aconselhável que outras pessoas próximas ao estudante respeitem as suas responsabilidades acadêmicas e não o interrompam durante as sessões de estudo.

 

Organização

Um bom local para estudar sempre deve estar limpo e organizado, pois ter os materiais escolares armazenados e organizados adequadamente permite que os objetos necessários sejam encontrados rapidamente, aumentando, assim, a eficiência e a produtividade para executar as tarefas acadêmicas.

Além disso, manter a limpeza ideal do local também favorece a saúde física do estudante.

Iluminação

Um local de estudo adequado deve ter uma boa iluminação, pois isso favorece a percepção visual. Nesse sentido, a iluminação mais aconselhável é a natural, mas quando ela não estiver disponível, é melhor optar por uma luminária de mesa, cuja luz preferencialmente deve ser branca e não exceder os 60 watts de potência.

Ventilação e temperatura

Para poder se concentrar nos estudos, é necessário estar em um local adequadamente ventilado e com uma temperatura agradável, já que o calor produz uma sensação de sonolência, fadiga e cansaço, enquanto o frio pode causar doenças respiratórias, maior esforço para manter a atenção, etc.

Por esse motivo, é aconselhável renovar, de tempos em tempos, o ar do local (abrindo a porta, a janela, etc.) e evitar ligar a calefação em altas temperaturas.

Menina estudando em um bom local de estudo
 

Móveis

Quanto aos móveis de um bom local de estudo, existem dois objetos que não podem faltar:

  • Uma mesa ou escrivaninha proporcional ao tamanho do estudante e grande o suficiente para poder acomodar todos os materiais necessários.
  • Uma cadeira na qual o estudante possa posicionar a coluna corretamente. Além disso, o assento também deve permitir que ele se mova facilmente e mantenha uma postura confortável.
    • Também é conveniente ajustar a altura e o encosto, que preferencialmente deve ser um pouco curvado, para poder apoiar melhor a parte inferior das costas.

É importante que exista uma mesa e uma cadeira, pois isso permite que o estudante mantenha uma postura corporal adequada, o que é benéfico tanto para os olhos quanto para evitar certas lesões físicas.

Assim, a melhor maneira de se sentar é com as costas e as pernas retas, os pés apoiados no chão e a cabeça levemente inclinada, mantendo uma distância de cerca de 30 centímetros da mesa de trabalho. Além disso, se a mesa puder ser inclinada cerca de 20 graus, a leitura pode ser feita com maior conforto.

Adicionalmente, é recomendável ter uma estante próxima para organizar todos os livros, cadernos, anotações etc., para que fiquem facilmente acessíveis para uso ou possível consulta.

 
  • Dirección Universitaria de Educación a Distancia-DUED (s.f.). Técnicas de estudio. Módulo de Inducción. Lima: Universidad Alas Peruanas.