Quais atividades físicas posso praticar no período pós-parto?

7 de abril de 2019
Após o nascimento do bebê, você pode retomar suas atividades gradualmente. No artigo a seguir, vamos te contar quais são as melhores atividades físicas para serem praticadas no período pós-parto.

A atividade física durante a gravidez é recomendada, por isso não tenha medo de se exercitar. Entre outras coisas, ser ativa durante a gravidez melhora ou mantém o condicionamento físico, ajuda no controle do peso, reduz o risco de diabetes gestacional e melhora o bem-estar psicológico.

Como não poderia deixar de ser, a atividade física também é recomendada após o nascimento do bebê. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as atividades físicas que você pode praticar no período pós-parto.

Certamente, a retomada do exercício e a incorporação de novas rotinas após o parto são importantes para sustentar hábitos saudáveis.

As rotinas de exercícios podem ser retomadas gradualmente após a gravidez, assim que seja medicamente seguro, de acordo com o tipo de parto e da presença ou ausência de complicações médicas ou cirúrgicas.

Algumas mulheres são capazes de retomar a prática de atividade física poucos dias após o parto. Se não houver complicações médicas ou cirúrgicas, essa retomada não é considerada como algo que tenha efeitos adversos.

De forma geral, você pode retornar aos níveis de atividade praticados anteriormente desde que os músculos do assoalho pélvico tenham voltado ao normal e você não sinta nenhuma dor nas costas, prolapso genital ou perda de urina durante ou após o exercício.

De qualquer forma, é sempre importante consultar o médico antes de voltar a praticar atividades físicas ou fazer exercícios após o nascimento da criança.

As melhores atividades físicas para serem praticadas no pós-parto

Se você teve uma gravidez saudável e um parto vaginal normal, deve poder começar a se exercitar novamente logo após o nascimento do bebê.

Fazer atividades físicas no pós-parto é ideal para que você se concentre em si mesma durante esse momento do dia. Idealmente, você deve se exercitar duas ou três vezes por semana para recuperar a forma novamente, embora deva ser paciente e respeitar os prazos de recuperação.

As melhores atividades físicas para serem praticadas no pós-parto

1. Caminhar e correr

A primeira das atividades físicas a serem praticada no pós-parto é caminhar.

Certamente, os primeiros passeios com o carrinho de bebê representam uma excelente maneira de se conectar com o seu pequeno e reconstruir a sua resistência cardiovascular e muscular, ao mesmo tempo que você obtém uma mudança de ares e um pouco de vitamina D.

Se você quer começar a correr, primeiramente deve começar aumentando a intensidade ou a duração das suas caminhadas e, mais tarde, começar com intervalos de 2 minutos de corrida e 2 de caminhada.

Você verá como, à medida que for melhorando, poderá aumentar a quantidade de tempo de corrida e diminuir a de caminhada.

2. Pilates

O pilates é um dos melhores exercícios que você pode fazer, pois é uma maneira extremamente segura de fazer atividades físicas após o parto.

Ele é ideal para fortalecer os músculos importantes, necessários para a recuperação, já que quase todos os exercícios fortalecem os músculos do assoalho pélvico. Além disso, os exercícios de pilates também ajudam a tratar problemas do pós-parto, tais como o estresse e a incontinência.

O Pilates é um dos melhores exercícios que você pode fazer

3. Natação

A natação é uma excelente maneira de começar a se exercitar novamente após o parto, pois tem um impacto relativamente baixo. É uma atividade que, entre outros benefícios, ajuda a emagrecer e a recuperar o tônus muscular.

A natação de baixo impacto e sem peso é uma excelente maneira de voltar à prática de atividades físicas sem pressionar as articulações e os ligamentos.

De qualquer forma, você deve ter atenção aos sintomas que indicam problemas, como por exemplo sangramento ou dor crescente. Se você tiver esses sintomas ao nadar, pare o exercício e consulte o seu médico o mais rápido possível.

Antes de terminar, não se esqueça de que a fadiga e o esforço excessivo durante o exercício podem aumentar o risco de lesões. Por essa razão, é importante que você escute o seu corpo e vá descobrindo como se sente durante o treinamento.

Tenha em mente que uma combinação de treinamento de força e de cardio de baixo impacto é a melhor maneira de voltar à forma. Por fim, evite ficar muito obcecada com as calorias, especialmente se você estiver amamentando.

  • ACOG Committee on Obstetric Practice. (2002). Exercise During Pregnancy and the Postpartum Period. Obstet Gynecol99(2), 171–173. https://doi.org/10.1097/AOG.0b013e31823b17e3
  • Blum, J. W., Beaudoin, C. M., & Caton-Lemos, L. (2004). Physical activity patterns and maternal well-being in postpartum women. Maternal and Child Health Journal8(3), 163–169. https://doi.org/10.1023/B:MACI.0000037649.24025.2c
  • McCurdy, A. P., Boulé, N. G., Sivak, A., & Davenport, M. H. (2017, June 1). Effects of Exercise on Mild-to-Moderate Depressive Symptoms in the Postpartum Period: A Meta-analysis. Obstetrics and Gynecology. Lippincott Williams and Wilkins. https://doi.org/10.1097/AOG.0000000000002053