Como motivar as crianças a colaborar em casa?

24 de agosto de 2019
Ter a ajuda dos filhos nas tarefas domésticas não só será útil para manter a casa arrumada, como também fará com que eles aprendam uma série de valores e habilidades muito importantes para o futuro.

Conseguir motivar as crianças a colaborar em casa é um desafio com o qual muitas famílias têm de lidar todos os dias. Muitas vezes, os pais decidem fazer as tarefas domésticas eles mesmos, a fim de evitar conflitos com os filhos. No entanto, você sabia que colaborar nas tarefas domésticas promove o aprendizado de valores e habilidades para as crianças?

Colaborar em casa beneficia as crianças

O licenciado em filosofia e ciências da educação Joseph Knobel avalia que a importância de as crianças colaborarem nas tarefas domésticas está no fato de que estas serão as suas primeiras responsabilidades na vida.

A importância de as crianças colaborarem em casa não se reduz apenas a manter uma casa limpa e organizada, mas também a ensinar valores e habilidades que serão muito úteis para o futuro:

  • Responsabilidade. Embora não gostem de fazer as tarefas domésticas, as crianças se sentirão mais responsáveis quando terminarem uma tarefa com sucesso, ao perceber que a sensação de satisfação é tão reconfortante.
  • Capacidade de negociação. Saber como apresentar as suas ideias, se comunicar com clareza e tentar chegar a um acordo.
Colaborar em casa beneficia as crianças

  • Trabalho em equipe. Aprender que, às vezes, para atingir um objetivo, é necessário cooperar com os outros.
  • Sensibilidade e empatia. Quando seus filhos te ajudam na limpeza, eles descobrem e entendem o trabalho árduo necessário para cuidar de uma casa.
  • Independência. Ao colaborar em casa, eles aprenderão a fazer as tarefas domésticas com eficiência para o futuro.

De acordo com o autor de best-sellers Dan Pink, as tarefas domésticas são boas para as crianças porque mostram que as famílias são baseadas em obrigações mútuas e que, em última análise, os integrantes da família precisam se ajudar mutuamente.

Cinco maneiras de motivar as crianças a colaborar em casa

1. Comece a tarefa com elas

Um dos erros mais frequentes cometidos pelos pais é esperar que os filhos saibam como fazer as tarefas, seja por causa de sua simplicidade ou porque acreditam que os filhos já viram as tarefas serem feitas.

Muitas vezes, a única coisa que as crianças precisam para começar a colaborar em casa é que os pais as ensinem a fazer as tarefas domésticas.

Por exemplo, recolher os brinquedos do quarto pode parecer, à primeira vista, uma tarefa simples. Entretanto, seu filho pode não saber onde colocá-los corretamente, o que provavelmente vai frustrá-lo e, finalmente, ele decidirá não fazer isso.

Portanto, em vez de repreendê-lo, tente perguntar se ele precisa de ajuda. O truque é ajudá-lo a iniciar a tarefa e, pouco a pouco, deixá-lo terminar.

2. Todos devem ter responsabilidades

Um dos aspectos mais importantes quando se trata de educar uma criança para desempenhar as tarefas domésticas é a divisão de responsabilidades na família.

As crianças devem perceber que todos os integrantes da família têm suas próprias responsabilidades, dependendo, sem dúvida, da capacidade de cada um.

É importante saber como escolher as tarefas apropriadas que queremos atribuir às crianças. Por exemplo, escolher uma tarefa que seja muito complexa para a sua idade pode ser frustrante, enquanto uma tarefa excessivamente fácil acabará sendo entediante.

3. Deixe que sejam cada vez mais autônomas

Assim como em uma empresa na qual o chefe não dá espaço para a opinião dos empregados a autonomia destes é anulada, no ambiente familiar, acontece o mesmo.

É essencial dar às crianças a oportunidade de expressar a sua opinião. Ao permitir que elas digam o que pensam, a autoconfiança é estimulada e, pouco a pouco, o senso de autossuficiência é formado.

Conforme forem se sentindo mais autônomas e independentes, as crianças se sentirão mais motivadas a assumir as tarefas domésticas e executá-las de uma maneira muito mais eficaz.

4. Trabalho em equipe

Certifique-se de que, quando quiser que seus filhos façam uma tarefa doméstica, isso coincida com um momento no qual todos os integrantes da família estejam trabalhando juntos em casa.

Seu filho se sentirá parte de algo maior. Assim, ao trabalhar em equipe com a família, sua motivação para colaborar aumentará. Além disso, ao fazerem isso juntos, você se certificará de que o trabalho doméstico seja feito corretamente.

Trabalho em equipe

5. Faça com que colaborar em casa seja só mais um hábito

Ensine desde a infância a importância de colaborar em casa. Pouco a pouco, as crianças vão assumir e normalizar as suas responsabilidades para que finalmente se tornem um hábito.

Se você estabelecer um horário semanal específico para ser dedicado à organização e limpeza da casa em família, vocês estarão construindo juntos um hábito familiar.

Dessa forma, seu filho entenderá que colaborar nas tarefas domésticas é necessário. E ,por fim, verá isso como uma rotina, como algo normal, já que todos os integrantes da família colaboram para manter o bom funcionamento do lar.

“Diga-me e eu esquecerei, ensine-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.”

-Benjamin Franklin-

Também beneficia a união familiar

Finalmente, motivar os filhos a colaborar em casa também pode ajudar a construir relações familiares mais fortes. O compartilhamento de tarefas e responsabilidades aliviará as cargas e tensões familiares, o que reduzirá o estresse familiar.

Em suma, se motivarmos as crianças a colaborar em casa nas tarefas domésticas, elas se sentirão parte de algo maior do que elas, ao mesmo tempo que aprenderão habilidades valiosas para o futuro. 

  • Knobel, J. (2013). El reto de ser padres. Ediciones B. España: Barcelona.
  • Pink, D. H. (2009). Drive: the surprising truth about what motivates us. Riverhead Books. Estados Unidos: Nueva York.