Como ensinar as crianças a andar de bicicleta

· 15 de junho de 2018
Aprender a andar de bicicleta é uma tarefa que desafia tanto as crianças quanto os pais. Vamos contar para você como passar por esse desafio com sucesso e a menor quantidade possível de quedas.

Aprender a andar de bicicleta é um objetivo bastante comum entre as crianças ao redor do mundo. Da mesma forma, ensinar os pequenos a andar de bicicleta também é um propósito de muitos pais. Não é preciso ser um ciclista profissional nem contar com habilidades específicas para ensinar as crianças a andar de bicicleta. Neste artigo, vamos contar tudo sobre como fazer isso.

Só é preciso que as crianças estejam um pouco preparadas e que você tenha tempo e vontade de ensinar. Assim, com certeza vocês vão rapidamente conseguir vencer esse desafio.

O momento ideal para uma criança aprender a andar de bicicleta vai depender, principalmente, do desenvolvimento da sua motricidade. Geralmente, é possível começar quando a criança completa três anos de idade. Nesse momento, ela já possui as habilidades necessárias para manter o equilíbrio e conseguir pedalar.

Existem crianças que conseguem antes, assim como há outras que podem demorar um pouco mais. O importante, entretanto, é que seu filho queira aprender e que você consiga ser uma fonte de motivação.

Ao mesmo tempo, o ideal é que as crianças aprendam a andar de bicicleta antes de completar seis anos de idade. A partir dessa idade, elas começam a ter consciência de seus medos, o que pode tornar essa tarefa mais difícil.

Como ensinar as crianças a andar de bicicleta

Em primeiro lugar, vamos enumerar os requisitos com os quais se deve contar:

  1. Equipamentos de segurança: capacete, joelheiras e cotoveleiras. Assim, se a criança cair – o que provavelmente vai acontecer – ela não vai se machucar.
  2. Uma bicicleta infantil de tamanho adequado para a altura da criança.
  3. Um lugar espaçoso, livre de obstáculos e de pessoas no qual a criança tenha liberdade para pedalar.
andar de bicicleta

Características de uma boa bicicleta para crianças

1. Tamanho correto

O tamanho da bicicleta deve ser adequado à altura da criança. Mas como saber se o tamanho está adequado para o seu filho? Ele deve conseguir tocar o chão com a planta dos pés enquanto estiver sentado no banco. Dessa forma, você vai proporcionar segurança para a criança, o que vai facilitar o processo de aprendizagem.

2. Bom sistema de freios

Outro ponto muito importante é o sistema de freios. Eles devem ser macios, mas eficientes, para que seu filho possa frear sem nenhum problema nos momentos em que sentir necessidade. Em geral, no começo, as crianças tendem a colocar os pés no chão para frear. Mas o ideal é que você mostre aos pequenos como os freios funcionam e como utilizá-los corretamente.

3. Conhecimento prévio

Se a criança já teve um triciclo antes de aprender a andar de bicicleta, o processo com certeza será mais simples. Ao longo do treinamento, você pode retirar uma ou ambas as rodinhas de apoio para que a criança, aos poucos, aprenda a se equilibrar sozinha na bicicleta. 

Deixe que ela ganhe confiança ao colocar os pés no chão quantas vezes sentir necessidade ao ver que a bicicleta não está reta. Você também pode deixar que ela avance com impulsos e coloque os pés no pedal para que vá se acostumando a se equilibrar.

“O momento ideal para uma criança aprender a andar de bicicleta vai depender, principalmente, do desenvolvimento da sua motricidade.”

4. Dê instruções claras

Explique como a criança deve pedalar. Certamente, a primeira tentativa vai ser no sentido anti-horário, já que é mais fácil. Deixe a criança fazer isso quantas vezes quiser. Mas explique que ela deve pedalar para frente se quiser que a bicicleta se movimente. Assim que conseguir, ela vai querer tentar de novo.

andar de bicicleta

5. Apoio incondicional

Agora que seu filho já sabe como pedalar, se posicione atrás do banco da bicicleta para que ela fique na posição correta e fale para seu filho posicionar um pé no pedal e outro no chão. O pé utilizado no pedal vai depender se seu filho é canhoto ou destro; pois é o pé que vai exercer força para arrancar.

Ajude seu filho com um pouco de impulso, fazendo força na parte de trás do banco, e diga para colocar o outro pé no pedal no momento em que a bicicleta entrar em movimento para que possa pedalar. Quando a criança conseguir coordenar esses movimentos, solte o banco e a deixe pedalar livremente.

Depois que a criança sair da inércia, o trabalho estará quase completo. Você só vai precisar acrescentar alguns incentivos para que ela continue tentando.

Lembre-se de que, nesse processo, seu filho pode cair várias vezes. Isso é normal, assim controle a sua ansiedade também!

Afinal de contas, “do chão não vai passar”. Embora a criança possa cair, os equipamentos de segurança vão ajudar a proteger as partes mais importantes como a cabeça. Se seu filho perceber que você está nervosa, terá mais dificuldade de confiar em si mesmo. Assim, tente ser o melhor dos incentivos!