Como ensinar tolerância às crianças

31 de março de 2019
Ser capaz de aceitar, respeitar e entender melhor os outros é ter tolerância e faz parte dos valores tradicionais. É fundamental que as crianças desenvolvam essa capacidade a fim de construir pontes, e não muros que separem as pessoas.

É importante cultivar boas qualidades nos pequenos desde a infância, bem como incutir valores e princípios. Portanto, para que tenham um bom desenvolvimento, é fundamental ensinar tolerância às crianças.

Desenvolver essa habilidade vai ajudá-las a ter um bom relacionamento com a família e os amigos e, além disso, também vai permitir que elas respeitem e valorizem as opiniões dos outros, mesmo que sejam diferentes das suas.

O que significa tolerância?

O significado de tolerância está relacionado a uma atitude de respeito e abertura para as mais diversas pessoas, independentemente de etnia, religião ou deficiências físicas e intelectuais. Significa aprender com os outros e descobrir afinidades, criando novos laços e rejeitando estereótipos injustos.

É o oposto do preconceito, pois significa aceitar a todos assim como eles são, além de tratá-los da maneira que você gostaria que eles te tratassem.

A tolerância como parte essencial da vida

Você deve preparar os seus filhos para que eles possam viver e trabalhar em comunidades diversas. É essencial que eles aprendam a tolerar as diferenças com a mente aberta.

Isso vai beneficiá-los tanto agora quanto no futuro. Assim, também vão ter mais oportunidades educativas e nos negócios. As pessoas poderão ver nos seus filhos qualidades tais como a compreensão, e a capacidade de valorizar os outros e de trabalhar em equipe de forma harmoniosa.

 A tolerância como parte essencial da vida

13 maneiras de ensinar tolerância às crianças

Visto que as crianças não nascem tolerantes, é muito importante que você comece a educá-las desde cedo. As maneiras mais simples de ensinar tolerância às crianças são:

  1. Você é o melhor exemplo. Não insulte, nem zombe das pessoas. Cuide de qualquer detalhe que, embora possa parecer bobo para você, certamente será copiado pelo seu filho.
  2. Ensine-as a conversar e a ouvir os outros sem tentar fazer com que as suas ideias sejam as melhores.
  3. Se você tiver a oportunidade, viaje para diferentes países para conhecer outras culturas. Isso vai enriquecer as experiências de vida da criança e, além disso, vai abrir a sua mente para as diferentes raças e maneiras de viver que existem.
  4. Leia livros, contos, histórias e assista filmes sobre tolerância.
  5. Encoraje-as a serem generosas e a compartilhar com os outros.
  6. Mostre como elas podem buscar a unidade e o respeito, bem como pontos em comum, em vez de brigar.
  7. Permita que trabalhem em grupos.
  8. Faça brincadeiras que incentivem a diferença de opiniões.
  9. Ajude-as a ter uma autoestima elevada e a se sentirem respeitadas, valorizadas e aceitas.
  10. Escolha cuidadosamente uma instituição de cuidados, uma escola ou um acampamento com muita diversidade. Assim, elas terão a oportunidade de socializar com pessoas diferentes delas.
  11. Aprenda com elas sobre os diferentes feriados e as celebrações religiosas que não fazem parte da sua tradição.
  12. Responda às perguntas que elas fizerem sobre as diferenças, mas de uma maneira respeitosa e honesta. Seus filhos saberão que o fato de as diferenças serem observadas e analisadas é aceitável.
  13. Demonstre seu reconhecimento e sua aceitação pelas diferenças que existem na sua própria família. Valorize as capacidades, os estilos e os interesses que tornam única cada pessoa da família.

Limites no ensino de tolerância às crianças

Ter tolerância não é o mesmo que respeitar e aceitar todos os tipos de comportamento. Isto é, comportamentos desrespeitosos e prejudiciais não devem ser tolerados.

As crianças devem estar cientes de que é inadequado incomodar ou ser malvado com alguém. Da mesma forma, você não deve permitir que elas quebrem regras sociais, tais como roubar, por exemplo.

 Limites no ensino de tolerância às crianças

Princípios básicos para ensinar tolerância às crianças

As crianças têm a capacidade inata de serem tolerantes. No entanto, pode ser útil para elas que você, como pai ou mãe, faça o seguinte:

  • Mostre-se compassivo
  • Não permita agressões
  • Não mexa com as pessoas nem as desrespeite
  • Ao enfrentar dificuldades, procure manter a calma
  • Seja grato

Principais benefícios para as crianças

Explique que a tolerância não deve ser negligenciada pois, na verdade, ela deveria ser o seu eixo. Com isso, você deixará seus filhos abertos à vida com uma atitude de admiração, empatia e cordialidade. Eles poderão ter um espaço na vida com variedades e nuances, mas com dignidade.

Ter a tolerância como estilo de vida criará uma atmosfera agradável. Isso levará as crianças a serem pessoas abertas e agradecidas. Assim, elas vão aprender a promover boas relações de convivência, evitando conflitos desnecessários.

Definitivamente, ensinar as crianças a ter tolerância em face das diferenças com os outros é sua responsabilidade. Não se descuide da educação dos seus filhos para que eles possam crescer de forma saudável. Além disso, mande uma excelente e poderosa mensagem de tolerância com as suas atitudes diárias para que elas sigam os seus passos.

  • Barret-Ducrocq, Françoise (2002). La Intolerancia: Fórum Internacional sobre la intolerancia, UNESCO, 27 de marzo de 1997, La Sorbonne, 28 de marzo de 1997. Ediciones Granica S.A. ISBN 9788475779072
  • Salvador Cabedo, Manuel (2006). Filosofía y cultura de la tolerancia. Universitat Jaume I. ISBN 9788480215589
  • Tello Díaz, Carlos (12 de noviembre de 2006). La tolerancia