Como ensinar uma criança a andar de patins inline

7 de julho de 2019
Andar de patins inline é uma atividade muito divertida para as crianças, além de ser uma boa maneira de praticar exercícios físicos. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para que você possa ensinar o seu filho a fazer isso.

Assim como aprender a andar de bicicleta, aprender a andar de patins inline é um bom exercício para equilibrar e gerenciar as habilidades motoras do seu filho. Porém, você não deve se preocupar demais com isso, pois neste artigo vamos te dar algumas dicas sobre como ensinar uma criança a andar de patins inline.

Andar de patins inline é um dos exercícios mais divertidos que pais e filhos podem praticar juntos. Inclusive, é possível até mesmo integrar essa atividade a um estilo de vida saudável.

Assim como outros tipos de atividade cardiovascular, andar de patins inline permite queimar muitas calorias, embora a diferença em relação a outros esportes seja a de que as articulações não sofrem excessivamente durante a prática. Como se fosse pouco, também é um ótimo exercício que ajuda a melhorar o equilíbrio.

Independentemente da idade, como mãe, você deve avaliar o progresso do seu filho para determinar se ele é fisicamente capaz de aprender a andar de patins. Assim, caso você observe que ele ainda está lutando para manter o equilíbrio e a coordenação, você deve esperar um pouco mais até que ele se sinta mais confortável e mais confiante.

Passos para ensinar uma criança a andar de patins inline

A seguir, vamos te contar como ensinar o seu filho a andar de patins seguindo alguns passos simples. Tome nota!

1. Sair bem equipado

Sem dúvida, garantir a segurança é fundamental quando se está experimentando um novo esporte. Então, para ensinar uma criança a andar de patins inline, você deve primeiramente comprar patins adequados para os pés dela. Em princípio, eles nunca devem ficar muito apertados para que exista um maior conforto.

Além disso, as crianças que estão aprendendo a patinar caem inúmeras vezes. Portanto, você deve equipar o seu filho com as ferramentas necessárias para evitar que a primeira sessão termine no pronto-socorro.

No mínimo, você deve equipar a criança com joelheiras, cotoveleiras, capacete e munhequeiras, para ter a certeza de que ela estará bem protegida. Para uma maior eficiência, recomendamos optar por protetores novos e adaptados ao seu tamanho, que ainda não tenham amortecido muitos choques.

Passos para ensinar uma criança a andar de patins inline

2. Aprenda o básico

Andar de patins inline é parecido com caminhar, exceto que isso é feito sobre rodas. Ensinar o básico da patinação para o seu filho aumentará a sua confiança. Então, nessa fase inicial, você deve deixá-lo praticar em uma área segura até que ele consiga manter o equilíbrio. É fato que o sucesso em qualquer campo da vida vem da prática.

Além disso, também consideramos que a patinação inline é uma atividade que requer vários conjuntos de habilidades. Para que a criança tenha sucesso, ela deverá desenvolver as habilidades certas.

De fato, o segredo para andar de patins corretamente é manter o equilíbrio. Se o seu filho mantiver os joelhos dobrados e se inclinar ligeiramente para a frente, o seu centro de gravidade vai ajudá-lo a permanecer equilibrado.

3. Adote a postura correta

Em terceiro lugar, recomendamos que você ensine a criança a adotar a postura correta. Aprender a postura básica da patinação inline e os seus movimentos correspondentes é uma obrigação para os iniciantes.

Para adotar a postura correta, a criança deve afastar os pés na largura dos ombros, dobrar os joelhos e se agachar. Quando estamos patinando sobre rodas, o equilíbrio é fundamental, e essa posição impedirá que a criança caia.

4. Prática

Uma vez que o seu filho se sinta confortável com o básico, chegou a hora de praticar por bastante tempo. Nessa fase, você deve ajudá-lo a criar movimentos para a frente a fim de aprender a manter o equilíbrio. Inclusive, você também deve treiná-lo para que ele saiba como cair e, dessa forma, conseguir evitar qualquer tipo de lesão inesperada.

patinar é uma atividade muito divertida

Como você pode imaginar, patinar é uma atividade muito divertida, então siga essas dicas cuidadosamente para ensinar o seu filho a dominar essa prática. Além disso, se você observar que o seu filho se sai bem nessa atividade, recomendamos inscrevê-lo em uma escola ou clube de patinação.

Quando o seu filho estiver experimentando os patins pela primeira vez, ele pode ficar nervoso e inseguro. Se ele cair ou tiver problemas para dominá-lo, lembre-se de incentivá-lo a continuar.

Por fim, lembramos que a patinação é um esporte incrivelmente divertido que não só é saudável para as crianças, como também proporciona felicidade para elas. Por isso, se você ainda não ensinou o seu filho a andar de patins inline, talvez não haja melhor momento do que agora para fazer isso. O que você está esperando?