Como entreter uma criança enquanto se faz o jantar

29 de abril de 2019
Se você quer entreter o seu filho enquanto faz o jantar, no artigo a seguir propomos algumas ideias. Anote!

Como mãe, não é fácil dar atenção à criança em meio a tantas tarefas domésticas. Estamos cientes da dificuldade de ser mãe nesse tipo de situação, por isso neste artigo vamos dar algumas ideias para entreter uma criança enquanto se faz o jantar. Tome nota e escolha sua dica favorita!


Escolher o que preparar é sempre complicado para as mães, mas manter as crianças felizes e ocupadas durante a elaboração dos pratos é certamente um desafio ainda maior. Quando ainda são bebês, o desafio é ainda maior porque precisam de supervisão constante e estão em uma fase que demandam muita atenção.

E, independentemente de como você optar por entreter seus filhos enquanto cozinha, o mais importante é lembrar de manter a criança à vista. Mesmo quando os irmãos mais velhos colaboram, ainda é sua responsabilidade manter os pequenos seguros.

Então, a seguir você encontrará uma lista de algumas ideias muito simples para entreter uma criança enquanto faz o jantar. Escolha a sua favorita!

Dicas para entreter uma criança enquanto você faz o jantar

1. Desenhos na geladeira

A primeira das dicas para entreter uma criança enquanto você faz o jantar é desenhar na geladeira. Sim, você leu bem. Por mais que não pareça verdade, é possível transformar a geladeira em um grande quadro branco com marcadores próprios para superfícies não porosas, como para quadros brancos, vidro, plástico e janelas.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar. Os desenhos podem ser facilmente apagados com água e uma toalha, assim como os marcadores de quadro branco convencionais.

Para ter uma vantagem adicional, quando tiver terminado, ofereça um pano ou uma tigela com água e peça para a própria criança limpar a geladeira quando terminar.

Como entreter uma criança enquanto faz o jantar.

2. Lavar os pratos

As crianças adoram a água. Por isso uma sugestão é deixar a criança brincar com a torneira. É simples, coloque-a de pé em uma cadeira em frente à pia enquanto deixa um fio muito pequeno de água escorrendo ou, então, pingando.

Por incrível que pareça, isso vai manter a criança ocupada por um tempo. Ela pode encher um copo de água e passar para outros copos e assim por diante. Mantenha algumas toalhas à mão para quando ela jogar água no chão.

3. Aplicativos interativos e sites e educativos

Nem toda tecnologia é prejudicial para as crianças pequenas. De fato, os aplicativos e sites podem ser extremamente divertidos além de educativos quando se trata de entreter as crianças por longos períodos de tempo.

Há tantas opções para escolher que você terá que fazer uma pequena pesquisa para ver o que interessa mais o seu filho. Temos certeza de que ele vai adorar!

4. Brinquedos

Sem dúvida, existem alguns brinquedos que a criança gosta mais do que outros. Você pode reservar esses brinquedos para momentos específicos como, por exemplo, quando for preparar o jantar.

Assim, recomendamos que você separe alguns dos brinquedos favoritos das crianças em um lugar especial e deixe para que brinquem apenas na hora de fazer o jantar. Isso certamente vai manter os pequenos ocupados enquanto você cozinha.

5. Conte com a sua ajuda

Finalmente, tenha em mente que as crianças adoram sentir que estão ajudando e colaborando em casa. Então, provavelmente, ela vai adorar ajudar na cozinha.

Por isso, as atividades que a criança pode fazer na cozinha como mexer, cortar (de acordo com a idade), lavar a louça ou até mesmo organizar recipientes ou utensílios de plástico, a deixarão feliz e ocupada.

Cozinhar juntos é uma forma de entreter as crianças enquanto faz o jantar.

Da mesma forma, recomendamos encontrar tarefas fáceis o suficiente para a criança fazer. Como, por exemplo, lavar legumes, picar folhas de alface com as mãos para uma salada, mexer ou até mesmo medir os ingredientes.

Além disso, ela também pode ajudar a arrumar a mesa para que se mantenha entretida enquanto você supervisiona. Assim, além de conseguir mantê-la entretida, o trabalho será mais produtivo e, ao mesmo tempo, você terá assistentes de cozinha exclusivos e excepcionais.

Como você pode observar, há muitas maneiras de entreter uma criança enquanto você faz o jantar. Tenha em mente as dicas acima e escolha a sua favorita.

De qualquer forma, esperamos que a partir de agora você saiba como agir nesse tipo de situação. O que você está esperando para colocar essas dicas em prática? Temos certeza de que não vai se arrepender!

  • Senecky, Y., Agassi, H., Inbar, D., Horesh, N., Diamond, G., Bergman, Y. S., & Apter, A.(2009). Post-adoption depression among adoptive mothers. Journal of Affective Disorders115(1–2), 62–68. https://doi.org/10.1016/j.jad.2008.09.002
  • Payne, J. L., Fields, E. S., Meuchel, J. M., Jaffe, C. J., & Jha, M. (2010). Post adoption depression. Archives of Women’s Mental Health13(2), 147–151. https://doi.org/10.1007/s00737-009-0137-7