Como escolher um bom pediatra?

24 de agosto de 2018
Para as mamães, a saúde dos seus pequenos é uma das coisas mais importantes da vida. Delegar o bem-estar de uma criança à outra pessoa é quase um ato de fé.

Encontrar o médico certo, com quem você e o seu filho se sintam confortáveis e seguros, pode vir a ser um desafio. Como escolher um bom pediatra? Vamos te contar neste artigo!

Uma mãe deve, sem dúvida, confiar cegamente no conhecimento do pediatra que escolheu para que acompanhe a infância de seus filhos. Quando você começa o processo de escolha de um pediatra, com certeza se depara com milhões de impressões e opiniões sobre este ou aquele médico. A avó, a sua irmã, o seu primo, a sua sogra, todos conhecem o melhor pediatra do mundo!

Confiar não é fácil, mas uma mãe raramente se engana sobre as pessoas que se encarregam de qualquer coisa relacionada ao o seu filho.

É normal ficar preocupada e sentir um pouco de insegurança ou medo na hora escolher o pediatra apropriado. Mas você deve confiar em seu instinto materno. Aquele pediatra com o qual você se sentir segura será o médico apropriado.

Dicas para ao escolher um bom pediatra

bom pediatra

  • Informe-se sobre os pediatras que trabalham na clínica ou no hospital em que você costuma ir ou que estejam perto de onde você mora. Isso é um fator muito importante, especialmente se um dia você tiver que chegar rápido ao centro de saúde por causa de uma emergência com o seu bebê.
  • Pergunte aos seus amigos e familiares sobre o pediatra dos filhos. Conhecer diferentes opiniões poderia orientá-la e ajudá-la a escolher o pediatra mais adequado. Porém, não se deixe levar por todos os comentários ou você acabará ainda mais confusa e indecisa.
  • Escolha o pediatra do seu bebê com antecedência. Essa é uma decisão importante, certifique-se de procurar um pediatra com antecedência. O ideal é procurar ainda durante a gravidez, por volta do quinto mês.

Não faça pouco caso da escolha do pediatra. Afinal, será o médico que irá lhe ajudar a compreender muitos aspectos do crescimento e do desenvolvimento do seu filho.

Um pediatra não verifica somente que tudo relacionado ao bem-estar físico de uma criança esteja em ordem. Ele também se torna o melhor aliado de uma mãe, mesmo antes do nascimento do bebê.

Um pediatra proporciona conselhos e dicas valiosas para promover a saúde emocional de toda a família. É uma espécie de guia no que se refere ao desenvolvimento de uma criança, especialmente para as mamães de primeira viagem. Por isso, também é recomendável que o médico esteja sempre atualizado sobre os avanços científicos mais recentes.

As qualidades ideais

bom pediatra

A seguir, descrevemos algumas das características fundamentais que um pediatra modelo deve apresentar:

  • Ele deve ser acessível. Deve ser uma pessoa com quem você possa contar para poder ligar ou localizar a qualquer momento no caso de uma emergência com o seu filho. Um profissional de saúde que está sempre pronto para atender ou oferecer soluções gera muita tranquilidade.
  • Deve passar confiança absoluta. Deve ser alguém que você chega a admirar pelo seu conhecimento, formação acadêmica e qualidade humana. Alguém que trate o seu filho como um “produto” ou problema, talvez não mereça esse reconhecimento. A acessibilidade e a empatia são fatores que não devem faltar nas qualidades de um bom pediatra.
  • Deve estar disponível. Um bom médico deve estar disposto e sempre aberto a responder suas perguntas e preocupações. Se ele responder suas dúvidas ou perguntas com desdém, definitivamente não é a pessoa certa.
  • É muito importante que seja uma pessoa acolhedora. Se o profissional mostrar vocação, além de amor e respeito pela sua profissão, irá tratar o seu filho da mesma forma.
  • O pediatra deve guardar e atualizar o histórico médico do seu filho. Quando você for à próxima consulta, ele deve ter todas as informações e registro de visitas anteriores.
  • Um bom sinal de que o pediatra faz o trabalho completo é verificar se ele faz um exame completo no seu filho.

A maneira como você cria o seu pequeno é algo que só diz respeito a você e ao seu parceiro. Porém, se você encontrar um pediatra que compartilha a sua filosofia de vida, o caminho será muito mais fácil.

O importante é que você considere que o pediatra a ser escolhido tenha ética e profissionalismo. Dessa forma, poderá estabelecer uma relação estreita entre a família e seu médico.