7 coisas que ninguém te diz sobre dar à luz

27 Fevereiro, 2017
 

Dar à luz é a parte mais marcante e temida da gravidez. Cada mulher a vive diferente e é isso que a torna um momento tão especial. É um encontro às cegas, no qual você sabe que acabará totalmente apaixonada por esse bebezinho que está prestes a chegar ao mundo. O parto, tão necessário e as vezes tão temido, é um grande desconhecido.

Não importa se o parto é uma cesárea, em uma banheira, em sua cama, em uma cama de hospital… a verdade é que o momento de ver o bebê  pela primeira vez é o mais meigo, e uma das coisas mais belas que os pais podem experimentar em suas vidas. É um momento especial para ser desfrutado depois de ter passado pelo trabalho de parto e o alumbramento. Mas talvez, existam coisas que você não sabe sobre o parto e estaria muito interessado em saber.

As datas do nascimento não são exatas

É verdade que, às vezes acertam, mas isso é muito raro. As mulheres gostam de saber que a gravidez tem o seu final e a data de nascimento prevista será esse final. Porém, nem sempre é assim e às vezes se prolonga. Apenas 5% das mulheres dão à luz na sua data prevista, então não se preocupe se seu filho vier ao mundo antes ou após essa data, o importante é que ele esteja saudável!

A epidural nem sempre funciona

É necessário que todas as mulheres grávidas no mundo saibam que a epidural não é milagrosa e nem sempre funciona. A epidural é uma forma de controlar a dor para que a mulher não sinta dores no parto, na parte inferior do seu corpo. É realizada através de uma injeção nas costas.

 
gravida-775028_640-500x333

Mas ter a epidural não significa que você não sinta nada. Algumas mulheres têm dormências desiguais em suas pernas, outras sentem um pouco de sensibilidade, outras passam mal do estômago e outras não sentem que faz efeito, ou não como deveria ser. Em caso de qualquer dúvida, você deve sempre consultar o seu médico.

Você não pode comer ou beber depois de aplicar a epidural

Uma boa ideia é comer bem antes de ir ao hospital e que apliquem a epidural, porque com ou sem ela é necessário um esforço para dar à luz. Mas, enquanto você tiver a epidural não será capaz de comer ou beber nada. Você pode se sentir um pouco fraca para realizar o trabalho de parto.

Você pode evacuar enquanto está dando à luz

Não seria a primeira nem a última mulher do mundo a evacuar enquanto continua empurrando. É desagradável, mas isso acontece com muito mais frequência do que as mulheres admitem. Se isso acontecer, não se sinta envergonhada, as enfermeiras estão mais do que acostumados a isso.

O parto não termina quando o bebê nasce

Quando o bebê já estiver fora é provável que tenha de fazer um último esforço com uma contração para expulsar a placenta que abrigou o seu bebê. Mas não se preocupe porque costuma ser algo rápido. Essa dor não tem nada a ver com a dor das contrações.

 
gravida-244662_640-500x330

Seu bebê vai nascer coberto por uma substância branca

Quando o bebê nascer você irá notar que a sua pele é coberta com uma substância branca pegajosa parecida com queijo. É a vérnix caseosa e protege a pele do bebê dentro do útero. Mas depois de lavar o bebê irá sair sem que você e o bebê possam notar. Então verá que a pele dele é muito macia e delicada.

A cabeça do bebê irá mudar

Se você teve um parto vaginal é provável que os ossos da cabeça do bebê tenham sido comprimidos para sair pelo canal do parto. Mas não se preocupe porque gradualmente começará a ganhar a forma redonda. Esta pode permanecer durante vários dias em forma de cone, mas será temporária.

Estas são 7 coisas que ninguém menciona ao dar à luz. É muito importante conhecê-las para estar preparada antes de chegar o grande momento.