Como os estilos de ensino influenciam?

Veremos neste artigo como as formas ou maneiras que um professor tem de ensinar podem influenciar nos resultados de aprendizagem de seus alunos.
Como os estilos de ensino influenciam?
María Matilde

Escrito e verificado por a pedagoga María Matilde.

Última atualização: 13 abril, 2023

Não se pode afirmar categoricamente que existe um estilo de ensino melhor do que outro. Mas pode-se dizer que alguns estilos de ensino podem ter uma influência positiva e alcançar melhores resultados acadêmicos, desde que o objetivo seja que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa e desenvolvam habilidades pessoais, sociais e instrumentais.

O que é um estilo de ensino?

O estilo de ensino refere-se ao modo ou maneira como um professor ou professora relaciona os diferentes elementos do processo de ensino-aprendizagem, elementos que se referem a aspectos conceituais, técnicos e metodológicos, como os conteúdos e sua didática, e elementos como comunicação, relacionamento afetivo e organização do grupo de classe.

Nas palavras de María Alexandra Rendón Uribe, “Os estilos de ensino são formas particulares e características de pensar o processo educativo e assumir o processo de ensino-aprendizagem em um contexto específico que se manifesta em atitudes, comportamentos, ações, procedimentos e atividades”.

Professor dando aula para seus alunos com diferentes estilos de ensino.

Além disso, Uribe sustenta que tudo isso ocorre com base em aspectos como o ambiente da sala de aula, a interação, a socialização ou a orientação dos alunos.

Assim, considerando a definição anterior, seria possível identificar vários estilos de ensino e, portanto, fazer algumas classificações deles.

Nesse sentido, no artigo Estilos de enseñanza y las nuevas tecnologías en educación, (Estilos de ensino e novas tecnologias na educação), é exposta uma útil taxonomia de estilos de ensino. Essa classificação é realizada por Sergio Uncala, que considerou o desenvolvimento de vários autores.

Classificação dos estilos de ensino

  • Estilo autocrático. O professor é quem estabelece todas as diretrizes do processo de ensino-aprendizagem em relação a conteúdos, atividades, metodologias e avaliação.
  • Estilo democrático. O professor conta com a opinião de seus alunos sobre algumas questões como, por exemplo, tipos de atividades ou dinâmica da aula. É um estilo que promove a participação e a motivação na sala de aula.
  • Estilo laissez-faire. O professor intervém muito pouco na aprendizagem de seus alunos. Indica conteúdos e orientações gerais de ensino, mas a responsabilidade e o grau de envolvimento recai sobre cada aluno.
  • Estilo dominante. O professor é autoritário e exigente. Ele impõe ordens, regras e mandatos. E é quase impossível para ele admitir ou considerar opiniões ou necessidades de seus alunos.
  • Estilo integrativo. O professor tenta criar um clima agradável, divertido e amigável na sala de aula. Ele promove o diálogo, a iniciativa e a participação dos seus alunos.
  • Estilo expressivo. O objetivo do professor é a satisfação das necessidades afetivas de seus alunos. Preocupa-se com seu estado de espírito e suas relações interpessoais, pois considera que estes influenciam o seu desempenho acadêmico.
  • Estilo progressivo ou liberal. Este professor é caracterizado por ter um alto controle da classe. Trabalha sobretudo a integração disciplinar e a motivação intrínseca para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Este estilo caracteriza professores que renunciam aos métodos tradicionais de ensino e que incentivam o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estilo tradicional ou formal. É um estilo acadêmico que promove o trabalho individual do aluno, sempre controlado pelo professor. O ensino é focado em resultados de avaliação e desempenho acadêmico quantitativo.
  • Estilos mistos. Combinação de dois estilos diferentes.

A forma de ensinar de um professor influencia na aprendizagem de seus alunos?

Atualmente, os sistemas educacionais priorizam um tipo de educação globalizada baseada no desenvolvimento de habilidades sociais, pessoais e técnicas. É uma educação que tem por finalidade a formação de indivíduos autônomos, com capacidade crítica, criativa e adaptativa.

Além disso, hoje o ensino está orientado para produzir aprendizagem a partir do conhecimento e do uso de tecnologias. Portanto, o objetivo educacional é a promoção da aprendizagem colaborativa, combinando diferentes abordagens e metodologias no trabalho dos conteúdos.

Além disso, deve-se considerar que a educação em nosso tempo está comprometida com a diversidade: diversidade cultural, diversidade motivacional, diversidade de ritmos de aprendizagem… Com isso, a educação atual assume que o respeito às diferenças individuais constitui um princípio fundamental.

Portanto, não se pode dizer que um estilo de ensino é melhor que outro. Mas pode-se dizer que os estilos de ensino influenciam a aprendizagem dos alunos. Ou, em todo caso, que alguns estilos de ensino são mais adequados do que outros para atingir os atuais objetivos de formação estabelecidos pela sociedade e pelo sistema educacional.

Professor ajudando seus alunos em sala de aula.

Reflexão sobre a prática e a adaptação de estilos de ensino de acordo com as necessidades de aprendizagem

Como já foi dito, alguns estilos de ensino podem ser mais apropriados do que outros para alcançar os objetivos de treinamento atuais. Nesse sentido, pode-se pensar que os estilos de ensino mais eficazes são aqueles que consideram as necessidades específicas de aprendizagem dos alunos.

Assim, a influência positiva de um estilo de ensino nos resultados de aprendizagem do aluno dependerá do quanto esse estilo é adequado a essa aprendizagem. Para isso, é importante que o professor conheça diferentes estilos e manejos de ensino, de forma diferenciada, de acordo com as situações de aprendizagem, os aspectos conceituais, técnicos e metodológicos, bem como os aspectos comunicativos e motivacionais e afetivo-emocionais.

Em suma, se o objetivo do ensino é alcançar o progresso acadêmico dos alunos, é essencial que os professores sejam capazes de refletir sobre suas próprias práticas e possam adaptar seu próprio estilo de ensino, com base nas necessidades específicas de aprendizagem de seus alunos.


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