Como faço para meu filho acordar de bom humor?

· 31 de outubro de 2017

Algumas crianças têm dificuldade para começar o dia e, muitas vezes, acordá-los e fazer com que comecem a sua rotina pode se tornar um processo caótico. Para que o seu filho acorde de bom humor é necessário estudar sua rotina e também a quantidade de horas que ele está dormindo. 

Se todos os dias você se pergunta como fazer para que o seu filho se levante com bom humor, o melhor é estudar sua rotina. Também é bom prestar atenção para que ele complete as horas de sono correspondentes à sua idade, já que uma criança que dorme pouco pode sofrer, e fazer toda a família sofrer, simplesmente porque está com sono. 

Da mesma forma é indispensável que você aprenda a reconhecer os problemas que o seu filho, por acaso, apresente na hora de dormir, pois resolvê-los ajudará muito toda a família, que também deve entender que a quantidade de sono noturno varia em cada criança.

A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que as crianças em idade escolar (de 6 a 12 anos) durmam de 9 a 12 horas por dia, e os adolescentes, de 8 a 10 horas diárias, dormir menos do que isso pode produzir: irritabilidade, problemas de concentração e dores de cabeça, assim como hipertensão, obesidade e depressão.

Conselhos para que seu filho acorde de bom humor

Um bom descanso é fundamental

Criança acordando de bom humor

Você deve prestar atenção para que ele durma todas as noites na mesma hora. É normal que nos fins de semana ele se deite um pouco mais tarde do que o habitual, no entanto tome cuidado para que ele não madrugue muito, isso garantirá um bom descanso, o que é fundamental para que ele acorde de bom humor.

Delicadeza e alegria

Todas as mães do mundo aprendem a tratar seus filhos com delicadeza. Com certeza você sabe como acordar o seu filho com ternura. Fale suavemente, e quando ele abrir os olhos dê um lindo sorriso. Dê tempo para que ele acorde aos poucos, 10 minutos para que ele possa despertar lentamente. Nesse meio tempo você pode deixá-lo no quarto com alguma música ligada, ir preparando o café da manhã, ou ajudá-lo a se levantar.

Ganhe tempo na noite anterior

Deixar as roupas que os seus filhos e você usarão preparadas na noite anterior, isso ajudará a ganhar tempo pelas manhãs. Você também pode preparar a mochila das crianças e adiantar o máximo que puder o café da manhã; ao ganhar tempo extra você poderá preparar as coisas pela manhã sem perder a paciência.

As crianças em idade escolar (de 6 a 12 anos) dormem de 9 a 12 horas ao dia, e os adolescentes, de 8 a 10 horas diárias, dormir menos do que isso pode produzir: irritabilidade, problemas de concentração e dores de cabeça, assim como hipertensão, obesidade e depressão.”

Prepare lanches saudáveis

Na medida do possível, tente ter lanches saudáveis na geladeira. Por exemplo, você pode ter algumas frutas cortadas em rodelas ou quadradinhos, um pouco de pão que você pode tostar e acompanhar com algum queijo, e alguma bebida ou água. Tudo isso pode servir de café da manhã para a criança, se ela precisar sair rápido de casa por ter perdido a hora.

Não o aborreça

Se o seu filho demora para deixar a cama pela manhã, tente não importuná-lo tanto, nem aborrecê-lo com frases como: “Já é tarde, vamos logo…”. Tente despertá-lo de uma forma tranquila e ajudá-lo a cumprir sua rotina com calma, sem estresse.

Aprenda a identificar se o seu filho possui problemas com o sono

Como levantar de bom humor

Segundo um artigo do instituto do sono, existem alguns sinais que podem indicar se o seu filho possui problemas com o sono. Esses são:

  • Você leva uma grande quantidade de tempo tentando ajudar seu filho a dormir.
  • Ele acorda várias vezes durante a noite.
  • A falta de sono repercute no seu comportamento e no seu humor de criança.
  • Os pais não podem dormir bem por conta da noite mal dormida da criança.

Esse mesmo artigo afirma que os problemas de sono mais comuns da infância podem ser corrigidos rapidamente, uma vez identificados e tratados. E que, geralmente, o senso comum e a ajuda de um pediatra podem resolver o problema. Em certas ocasiões, o fato de conversar com outros pais de crianças da mesma idade, e que apresentam os mesmos problemas, ajuda bastante.

Além de tratá-los com delicadeza e ter muita paciência, é necessário que eles descansem o suficiente segundo sua idade, já que seu mal humor pode ser produto da falta de horas de sono, pois esta comprovado que as crianças que dormem o suficiente funcionam melhor, e são menos propensas a problemas de comportamento e irritabilidade.