Como fazer uma árvore genealógica com as crianças?

· 25 de março de 2019
Criar uma árvore genealógica é uma das atividades mais divertidas para as crianças fazerem. Neste artigo, vamos te contar como você pode fazer isso, passo a passo. Tome nota!

Uma árvore genealógica é uma das formas mais comuns de documentar visualmente a ascendência de cada pessoa. Para as crianças, é uma maneira excelente e divertida de saber quem foram os ancestrais que as precederam. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer uma árvore genealógica com as crianças. Não perca!

Não importa com qual objetivo a façamos, essa atividade é uma bela lembrança que você pode criar com as crianças para relembrar cada geração. Envolver as crianças na criação de uma árvore genealógica é algo que as diverte e que faz com que elas entendam as suas origens.

Aprender a criar um desses esquemas é um projeto excelente, que permite que as crianças aprendam que fazem parte de algo muito maior do que elas mesmas: a família. Criar uma árvore genealógica vai facilitar a sua compreensão do vínculo familiar.

Como colocar cada pessoa na árvore

Como você deve saber, a maioria das árvores genealógicas incluem um quadro para cada pessoa. Por sua vez, cada pessoa está conectada com as outras para indicar as relações. Além do nome de cada pessoa, cada quadro pode incluir datas, locais de nascimento e outras informações, de acordo com a complexidade desejada.

A geração mais jovem da família fica no final da página. Um quadro é atribuído a cada pessoa, com o filho mais velho à esquerda e os irmãos mais novos à direita.

Uma linha horizontal entre dois quadros indica um casamento, enquanto os filhos são indicados por uma linha vertical. Por outro lado, as mulheres geralmente são representadas por um círculo, enquanto os homens são representados por um quadrado.

As crianças são colocadas na árvore genealógica usando uma linha vertical desde o cônjuge que deu à luz.

 Como colocar cada pessoa na árvore

Como fazer uma árvore genealógica com as crianças?

Antes de começar com a explicação detalhada sobre como fazer uma árvore genealógica com as crianças, talvez seja hora de rever de quais materiais você vai precisar para fazê-la.

Entre outras coisas, você vai precisar de folhas de papel, uma folha de papel pardo e uma folha verde. Também será necessário ter algumas fotos dos seus familiares, tesouras, régua, cola, lápis, borracha e papéis coloridos.

Além do nome de cada pessoa, cada quadro pode incluir datas, locais de nascimento e outras informações, de acordo com a complexidade desejada.

Passo a passo

Quanto à elaboração, é algo realmente muito simples e divertido. Com alguns passos simples, você pode criar uma árvore genealógica com a ajuda do seu filho. Você só precisa seguir as seguintes instruções:

  • Primeiramente, você deve usar o papel pardo e um lápis. Você vai precisar desenhar um esboço de uma árvore com vários galhos e sub-galhos que vão representar os diferentes integrantes da família. Se você não tiver papel pardo, pode pintá-lo manualmente.
  • Em seguida, pegue a tesoura e corte lentamente ao redor da árvore genealógica. Depois de cortá-la, é hora de colá-la em uma folha em branco.
  • A folha verde vai servir para desenhar e cortar as folhas da árvore. Assim como foi feito com o tronco, você deve cortar e colar as folhas da árvore na mesma folha de papel.
  • Para continuar, você vai precisar dos papéis coloridos para recortar alguns círculos, que vão representar os espaços reservados para cada integrante da família. Se quiser, você também pode recortar quadrados.
  • Depois de cortar os círculos, é hora de colar as fotos da família neles. Assim, não se esqueça de que os avós devem ficar logo acima dos pais, no alto da árvore, enquanto os filhos devem estar embaixo, logo abaixo dos pais. Os irmãos e irmãs sempre serão colocados da esquerda para a direita, por ordem de nascimento.
Convide o seu filho a se divertir com esta atividade

  • Agora é hora de decorar e colorir a árvore. Certamente este é um momento criativo, no qual você pode optar por desenhar aves, animais, etc.
  • Antes de terminar, é hora de colocar o título na árvore genealógica elaborada pela criança.

Convide o seu filho a se divertir com essa atividade

Finalmente, chegou a hora de pôr mãos à obra. Esperamos que essas dicas para criar uma árvore genealógica com as crianças tenham sido suficientes para você se sentar e aproveitar essa atividade com os seus filhos.

De qualquer forma, é um exercício que serve para entender muito melhor a estrutura e a história da família. Mas também é uma maneira divertida de manter viva a história da sua família!