Como formar uma equipe entre família e escola

Saber formar uma equipe entre família e escola, do ponto de vista do professor e dos pais, ajudará a criança a ter uma educação melhor e mais completa.
Como formar uma equipe entre família e escola
Pedro González Núñez

Escrito e verificado por o educador infantil Pedro González Núñez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Imagine que você tem que parar uma bola de futebol e está sozinho. Então pense que aquela bola se transforma em dez bolas de uma vez. Você consegue lidar com todas elas sem ajuda? Provavelmente não. É um exemplo simples, mas serve para ilustrar a importância do grupo que é solidário, ajudando uns aos outros e remando na mesma direção. E por isso é tão necessário, em questões como a educação dos filhos, formar uma equipe entre família e escola.

Popularmente se diz que a mente de uma criança é como um livro em branco. Suas experiências serão as que escreverão a história de sua vida. E essas experiências serão baseadas em suas experiências com a família, mas também com os amigos, as pessoas na escola, etc.

Por isso é tão importante que todos remem na mesma direção para que esse livro em branco, que é a mente de uma criança, não se encha de contradições, absurdos e experiências insignificantes.

Pais que acompanham seus filhos à escola.

Família e escola

Família e escola são as duas grandes instituições que irão educar e formar o indivíduo durante boa parte de sua vida. Portanto, devem ser complementares e colaborativos, nunca rivais.

Por isso, e dado que o ambiente escolar e o ambiente familiar são diferentes e cada um tem suas peculiaridades, vamos dar uma série de dicas para incentivar o envolvimento de um com o outro.

Dicas para os pais melhorarem seu envolvimento

O que a escola pode fazer por meio de seus professores e profissionais para conseguir um maior envolvimento dos pais na formação dos filhos? Vamos ver algumas dicas interessantes:

  1. Escuta ativa às preocupações dos pais: os pais conhecem bem os filhos, suas peculiaridades, hobbies, hábitos, rotinas, costumes… Portanto, é importante que os pais os ouçam e os apoiem.
  2. Interesse: se forem observadas mudanças de comportamento em uma criança, se seu desempenho escolar cair ou se suas atitudes mudarem do ambiente escolar para o familiar, a comunicação é básica e deve ser fluida.
  3. Encontros personalizados: é interessante que os encontros entre pais e professores sejam personalizados, pois cada criança é diferente e tem suas preocupações, dificuldades e potencialidades.
  4. Explicações claras: os professores devem oferecer explicações pertinentes aos pais, de forma clara e sem medo de abordar todos os pontos, inclusive os aspectos que podem ser melhorados.
  5. Conversas de reforço: também é interessante manter uma comunicação fluida para reforçar aqueles comportamentos que estão sendo positivos na escola e que merecem ser mantidos no ambiente familiar.

Dicas para envolver os professores

Vamos agora entender como formar uma equipe entre família e escola da perspectiva dos pais. Ou seja, envolver os professores no trabalho diário com as crianças para que sejam parte ativa de sua educação para além das aulas. Nesse sentido, é conveniente:

  1. Valorizar o trabalho do profissional: como pais, além de valorizar o professor, devemos confiar em seus critérios e ouvir com respeito suas decisões e contribuições.
  2. Comunicação frequente: é importante manter uma comunicação frequente e fluente, pelo menos, conversando uma vez a cada trimestre para lidar com possíveis problemas que possam surgir.
    Mãe em reunião com a professora de seu filho para formar uma equipe entre família e escola.
  3. Pedido de ajuda: como pais, devemos pedir ajuda aos professores quando tivermos problemas educacionais com as crianças. Eles nos ajudarão a esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
  4. Não enfraqueça a autoridade do professor: é importante não questionar a autoridade do professor, muito menos na frente das crianças. Os pequenos devem entender que o professor é sua referência e que devem tratá-los com respeito e consideração.
  5. Conversar com as crianças: também é importante conversar com as crianças em casa sobre sua vida na escola. Assim, os pais podem se manter atualizados com seu progresso e identificar possíveis problemas acadêmicos, sociais ou comportamentais.
  6. Reforço: também é interessante reforçar em casa a aprendizagem recebida na escola. Assim, o interesse por cultura, leitura, arte ou ciência deve ser promovido e um bom ambiente, criado.
  7. Participação nas atividades: por fim, é importante que os pais colaborem e participem ativamente das atividades desenvolvidas pela escola. Dessa forma, o trabalho do professor é apoiado e seu trabalho é valorizado.

Agora você já tem algumas ideias interessantes para saber como formar uma equipe entre família e escola do ponto de vista dos pais e da instituição de ensino. Juntos, vocês podem criar um vínculo indissolúvel que ajudará muito as crianças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.