Como a infidelidade do casal afeta as crianças

· 2 de março de 2019
Você quer saber como a infidelidade do casal afeta as crianças? Primeiramente, você deve ter em mente que, mesmo quando a 'falha' não é descoberta, as crianças podem intuí-la e mudar suas atitudes e seus comportamentos.

Os adultos têm uma grande responsabilidade: não permitir que nossos filhos paguem pelas nossas ações. No artigo a seguir, vamos te contar como a infidelidade do casal afeta as crianças, mesmo que elas não ‘fiquem sabendo’.

Como a infidelidade do casal afeta as crianças?

Ao contrário do que se acredita, quando uma pessoa é infiel ao seu parceiro, ela causa muitos prejuízos à sua família. Inclusive quando a infidelidade não é descoberta.

Isso é uma verdade porque as crianças podem sentir inconscientemente que algo errado está acontecendo em casa. E, quando algo assim acontece, isso afeta negativamente o seu desenvolvimento emocional.

Embora cada pessoa seja livre para fazer o que quiser com a sua própria vida, quando há filhos envolvidos, devemos ter muito cuidado com nossas ações, pois cada uma delas tem um impacto sobre eles e seus sentimentos.

Embora tentemos por todos os meios fazer com que não descubram os nossos erros, de alguma forma eles se dão conta. Podemos até mesmo identificar mudanças no seu comportamento, na sua capacidade de aprender ou nas suas formas de expressão.

A repercussão de uma infidelidade de acordo com a idade

Em um primeiro momento, uma criança cujo pai ou mãe é infiel ao seu parceiro também se sente traída. Diante de uma situação com essas características, as crianças reagem de diversas maneiras: com raiva, tristeza, depressão, vergonha ou violência, entre outras mudanças no comportamento.

A repercussão de uma infidelidade de acordo com a idade

Certamente, isso também depende da idade da criança e de como a infidelidade afetou a casa. Em termos gerais, é assim que a infidelidade do casal afeta as crianças, de acordo com o estágio da vida pelo qual elas estejam passando:

1. Crianças até 5 anos de idade

Elas podem detectar que os pais não dão mais tanta atenção quanto antes e podem exigir mais carinho e afeição.

Se não conseguirem, seus níveis de ansiedade vão aumentar, assim como seus sentimentos de insegurança, medo do abandono e ciúme. A incerteza pode afetá-las no futuro e nos relacionamentos que construírem.

2. Crianças entre 5 e 10 anos de idade

Nesse estágio, as crianças pensam que são ‘o centro do mundo’. Por isso, quando o pai ou a mãe é infiel, acham que isso é culpa delas. Esse sentimento em relação à postura dos pais pode trazer como consequência uma regressão no desenvolvimento.

Por exemplo, podem ocorrer comportamentos como fazer xixi na cama, falar como ‘bebê’ ou ter problemas na escola. Terrores noturnos e transtornos alimentares também são frequentes nesse estágio.

Quando há filhos envolvidos, devemos ter muito cuidado com nossas ações, pois cada uma delas tem um impacto sobre eles e seus sentimentos.

3. Adolescentes

Durante essa fase, é provável que o filho descubra a infidelidade dos pais, pois ele já entende o ‘mundo exterior’. Diz-se que, durante a adolescência, esse problema familiar afeta muito mais do que em outras etapas, porque os jovens podem ter de agir como ‘cúmplices’ do adulto e não dizer nada ao outro progenitor sobre o que sabem.

Além disso, quando somos adolescentes, começamos a criar a nossa personalidade, que será mantida quando amadurecermos. Por isso, essa traição daqueles que deveriam nos ajudar pode ser prejudicial.

Alguns sintomas que podem aparecer são: falta de autoconfiança, tendência a fazer atividades sozinhos e redução das conversas com os outros.

Crianças entre 5 e 10 anos de idade

4. Jovens adultos

Quem disse que a infidelidade dos pais afeta apenas crianças e adolescentes? Como filhos, sempre haverá repercussão se algo acontecer com nossos pais, mesmo quando não moramos mais com eles. A reação pode ser bastante contundente e pode haver problemas para confiar novamente no pai ou na mãe que foi infiel.

Finalmente, se você se pergunta como a infidelidade do casal afeta as crianças, você deve saber que, não importa quantos anos elas tenham, a sua crença no amor diminui.

Tanto esforço para explicar que se deve amar e respeitar o outro para depois aqueles que deveriam ser o exemplo ‘jogarem tudo fora’ é algo que, sem dúvida, vai afetar a sua perspectiva.

Para as crianças, essa é a pior traição que podem sofrer e isso vai ser muito difícil para elas. Você terá que fazer as pazes com elas e trabalhar duro para que confiem em você novamente depois do que aconteceu. No entanto, com o tempo, talvez elas entendam a situação e as coisas voltem ao normal.