Como manter uma criança pequena entretida no restaurante

31 Agosto, 2018
Um dos principais problemas que enfrentam os pais que comem em restaurante com seus filhos é conseguir que eles fiquem tranquilos e sentados por um longo período de tempo. Muito mais do que estão acostumados a ficar durante as refeições em casa.
 

Manter uma criança pequena entretida no restaurante pode ser um desafio. Na verdade, é um problema comum que quase todos os pais enfrentam. Principalmente quando as crianças estão acostumadas a ter uma rotina de refeições independente.

Por exemplo, se normalmente comem na creche ou no colégio ou se não comem com os pais. Inclusive quando comem em casa, durante os primeiros anos, as crianças seguem rotinas diferentes.

O fato de a criança ser pequena não justifica que grite, que se comporte de maneira inadequada, que jogue coisas e muito menos que corra entre as mesas. Os pais são responsáveis pelo bom comportamento do filho e devem encarar essa situação muito a sério.

 Manter uma criança pequena entretida e ocupada, sem que atrapalhe o resto dos clientes, é um desafio.

criança pequena entretida

Estratégias para manter uma criança pequena entretida no restaurante

As seguintes estratégias são muito úteis para conseguir manter uma criança pequena entretida no restaurante. Para que sejam eficazes, explicar à criança o que vai acontecer e as regras de comportamento que ela deve que seguir é algo fundamental.

 

1 – Escolher um restaurante familiar

Nem todos os restaurantes estão preparados para receber clientes com crianças. Por isso, é importante escolher aqueles que as levem em conta, o que se supõe muito mais do que ter um cadeirão para bebês. O tipo de menu ou a disponibilidade de espaços para que as crianças possam brincar depois de comer são algumas questões a serem consideradas.

Também é importante escolher um restaurante ao qual as pessoas normalmente vão com crianças porque, muitas vezes, tem menos riscos para elas e mais soluções para seu entretenimento.

2 – Escolher um restaurante onde sirvam comida que as crianças gostem

A melhor maneira de manter uma criança entretida no restaurante é mantê-la ocupada com o que come. Mas se os pratos forem muito sofisticados para elas, demorarem muito para serem servidos ou se o que é servido for muito estranho para a criança, o problema está “na mesa”.

Por isso, quando sair para comer com crianças, é importante optar por restaurantes que contemplem menus infantis. Ou por lugares onde você saiba que seu filho come o que será servido. Um restaurante não é o melhor lugar para ter uma discussão pela comida. Nem para fazer novas experiências, a não ser que seu filho seja curioso nesse sentido.

criança pequena entretida
 

3 – Brincar de descobrir o lugar

Enquanto a comida não chega, pode-se brincar com a criança de descobrir o restaurante. Um adulto deve acompanhar a criança para descobrir o que tem por ali. Identificar as instalações, procurar possíveis áreas de brincadeiras e ver quais coisas bonitas têm por lá são atividades tranquilas e divertidas que podem ajudar.

A ansiedade por ir a um lugar novo e estar em uma situação diferente pode desencadear diferentes emoções no seu filho. Dessa forma, ele se sentirá mais tranquilo e não acumulará ansiedade sentado numa cadeira esperando pela comida.

4 – Dar um passeio pelos arredores

As crianças são uma bola de energia que não pode ficar inativa por muito tempo. Se o restaurante não dispõe de uma área de jogos para crianças, é necessário que elas liberem sua energia de alguma maneira. Para isso, antes que a criança comece a se contorcer na cadeira, um adulto deve sair para dar uma volta com ela durante a espera.

Deixar a criança vagando entre as mesas nunca é uma boa ideia. Pode incomodar outros clientes e provocar incidentes desagradáveis com os garçons.

5 – Levar jogos e brinquedos para entreter a criança

Sempre leve com você brinquedos que possam manter a criança entretida na mesa. Escolha brinquedos que você sabe que ela gosta. Lógico, devem ser pequenos e não podem fazer muito barulho.

Os brinquedos mais adequados dependerão da idade das crianças. Leve em consideração que deixar seu celular com ela pode ser uma solução útil num primeiro instante, mas não é a melhor.

 

 6 – Aproveite para ensinar

As crianças são curiosas por natureza. Em um restaurante há muitas coisas que podem aprender e ensinar. Dê atenção à criança e aproveite para ensinar coisas novas. Essa é uma forma muito útil e prática de manter uma criança pequena entretida.

Brincar, descobrir cores e formas ou inventar alguma história também são formas eficazes de entreter as crianças no restaurante.