Como prevenir a deformidade da cabeça do bebê

Manter um recém-nascido na mesma posição pode resultar em deformidades nos ossos do crânio. Isso acontece porque os bebês não podem se mover sozinhos ou se levantar.
Como prevenir a deformidade da cabeça do bebê
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 06 março, 2023

Dormir sempre na mesma posição pode causar deformidade na cabeça do bebê. Na maioria dos casos, esta condição craniana postural ocorre no útero ou no momento do parto. Esta situação pode causar grande preocupação nos pais por não saberem responder ou se for algum tipo de patologia em particular.

É também uma condição que pode ser evitada. A seguir, trazemos mais detalhes sobre isso e contamos como prevenir a deformidade da cabeça do bebê.

O que é plagiocefalia?

A plagiocefalia é chamada de assimetria craniana que alguns bebês sofrem. A forma da cabeça é descrita como um paralelogramo e há achatamento unilateral do occipital com deslocamento anterior para o mesmo lado da orelha. Menos comumente, o formato da cabeça pode ser braquicefálico.

O aumento das consultas para esta patologia foi gerado durante a campanha “Back to sleep” (Voltar a dormir), promovida pela Academia Americana de Pediatria, para reduzir o número de casos de morte súbita. A deformidade da cabeça dos bebês pode ter duas origens:

  1. Pré-natal: dentro do útero da mãe
  2. Pós-natal: após o nascimento.
A incidência de plagiocefalia é maior às seis semanas de idade e aumenta para um máximo aos quatro meses. Em seguida, diminui lentamente ao longo de dois anos.

Fatores que influenciam na deformidade da cabeça do bebê

Fatores que aumentam o risco de plagiocefalia posicional incluem:

Apenas alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento desta condição podem ser modificados. Portanto, as recomendações e medidas a serem adotadas para preveni-la são baseadas neles.

O que são fontanelas em bebês?

Fontanelas, muitas vezes referidas como “pontos moles”, são uma das características anatômicas mais proeminentes do crânio do recém-nascido. Durante a infância, estão presentes seis fontanelas, das quais as mais proeminentes são a anterior e a posterior. São espaços fibrosos que ocorrem quando mais de dois ossos cranianos são justapostos ou podem ser definidas como um local onde duas ou mais suturas se encontram.

A permeabilidade e maleabilidade das fontanelas é o que dá ao crânio sua sensibilidade característica em recém-nascidos.

Saiba como prevenir a deformidade da cabeça do bebê

A maioria dos casos de deformidade da cabeça em bebês ocorre devido a causas pós-natais. Ou seja, causada pelas posições que o recém-nascido adota ao dormir. Algumas das manobras mais importantes para a prevenção da plagiocefalia incluem a posição de dormir e o uso do tempo de barriga para baixo.

Recomendações

Ao alimentar o bebê com mamadeira, é importante que o adulto alterne os braços para que o pequeno não fique sempre na mesma posição.

As recomendações são baseadas em manobras que devem ser colocadas em prática desde o primeiro dia. Algumas das mencionadas pela Sociedade Argentina de Pediatria são as seguintes:

  • Posicionar a cabeça para estimular deitado de cada lado na posição supina. Isso impedirá que exista um lado favorito para dormir.
  • A posição de barriga para baixo durante o período acordado (tummy time) por 10 a 15 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia, diminui o desenvolvimento de plagiocefalia postural.
  • Minimizar a pressão na parte de trás da cabeça do bebê sempre que ele estiver acordado.
  • O bebê deve estar sempre acordado e sob supervisão durante o tempo de barriga para baixo.
  • Começar com curtos períodos de barriga para baixo várias vezes ao dia e aumentar sucessivamente.
  • Transportar o bebê na cadeirinha do carro apenas durante viagens no veículo.
  • Minimizar o tempo que a parte de trás da cabeça do bebê é apoiada em superfícies duras.
  • Braços alternados ao dar mamadeira.
  • Usar almofadas especiais que tenham uma depressão para apoiar a cabeça sem gerar muita pressão nos ossos do crânio.

Exercícios de fisioterapia são recomendados para ajudar a melhorar a deformidade da cabeça. Portanto, uma vez feito o diagnóstico, por indicação médica, os pais irão colaborar com a melhora do quadro.

Diagnóstico de deformidade da cabeça do bebê

A deformidade da cabeça do bebê pode ser diagnosticada através da realização de um exame físico no bebê. Um raio-X do crânio pode até ser feito para descartar craniossinostose; ou um ultrassom, uma ressonância magnética e uma tomografia computadorizada para chegar a um diagnóstico definitivo.

A gravidade da deformidade da cabeça pode ser avaliada usando um paquímetro diagonal durante o exame físico, que mede a diferença entre os comprimentos diagonais de cada lado da cabeça.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cavalier A, Picaud JC. Prévention de la plagiocéphalie posturale [Prevention of positional plagiocephaly]. Arch Pediatr. 2008 Jun;15 Suppl 1:S20-3. French. doi: 10.1016/S0929-693X(08)73943-5. PMID: 18822255.
  • Losee JE, Mason AC. Deformational plagiocephaly: diagnosis, prevention, and treatment. Clin Plast Surg. 2005 Jan;32(1):53-64, viii. doi: 10.1016/j.cps.2004.08.003. PMID: 15636765.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.