Por que as crianças devem escutar músicas em inglês?

23 Abril, 2020
Aprendizagem e diversão sempre andam de mãos dadas. Vamos conhecer neste artigo as razões pelas quais é positivo que as crianças aprendam um idioma escutando música.

É muito importante, tanto em casa quanto na escola, escutar músicas em inglês na etapa infantil e no ensino fundamental. Assim, junto com a aprendizagem da língua materna, as crianças também se acostumam a escutar outro idioma, o que faz com que elas o aprendam antes e melhor.

Aprender english (inglês)

O inglês é uma língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxões da Inglaterra. Atualmente, é muito importante aprender inglês, já que se trata de um idioma muito utilizado no mundo todo, junto com o espanhol e o mandarim.

Dessa forma, aprender inglês é uma ferramenta útil, que vai nos proporcionar um melhor desenvolvimento em diversos âmbitos e vai nos permitir crescer tanto pessoal quanto social e profissionalmente.

O nosso sistema educativo ensina inglês como matéria obrigatória. Além disso, no nosso vocabulário cotidiano, utilizamos muitas palavras anglo-saxãs. Ou seja, o português adotou muitas palavras do inglês e as incorporou no nosso vocabulário habitual, como fitness ou hamburguer, por exemplo.

Por que as crianças devem escutar músicas em inglês?

Então ainda que o inglês seja ensinado nas escolas e nós utilizemos algumas palavras no nosso dia a dia, são poucas as pessoas que conseguem escrever ou falar inglês corretamente, a menos que elas se dediquem a isso profissionalmente, ou aprendam por realmente gostarem de inglês ou por estarem em lugares onde se fala somente essa língua.

Portanto, começar a aprender um segundo idioma desde os nossos primeiros anos de vida é primordial para que, quando formos mais velhos, estudá-lo não seja impossível. Se escutarmos vocabulário em inglês desde pequenos, esse idioma será mais familiar e cotidiano para nós e, então, quando formos mais velhos, será mais simples continuar o estudo.

As crianças aprendem quickly (rapidamente)

O cérebro de uma criança pequena é muito mais moldável do que o de um adulto. Assim, é mais provável que uma criança aprenda com maior rapidez e facilidade um idioma do que outra pessoa de idade mais avançada.

Assim como acontece com muitas outras coisas, e com a própria língua materna, as crianças não estão conscientes de que estão aprendendo, e o fazem de maneira muito natural. Desse modo, é muito provável que, se desde pequenas elas se acostumarem a reconhecer palavras em inglês, elas consigam aprender o idioma mais rápido e melhor.

Além disso, muitos especialistas, pedagogos, psicólogos e professores de inglês reconhecem que a melhor maneira de aprender o idioma é praticando. Dessa forma, se as crianças escutarem desde cedo os adultos falarem ou se dirigirem a elas em inglês, isso vai se tornar algo cotidiano para elas, algo que faz parte da sua experiência de vida.

Por que as kids (crianças) devem escutar músicas em inglês?

Escutar músicas em inglês é o melhor método para que as crianças o aprendam. Elas são como esponjas, que absorvem tudo de forma simples e muito rápida. Assim, desde pequenas, elas devem escutar músicas em inglês, porque, dessa maneira, se divertem e, com isso, começam, quase sem se dar conta, a aprender o idioma.

Portanto, complementarmente com exercícios de inglês adequados para as suas idades, as principais razões pelas quais as crianças devem escutar músicas em inglês são as seguintes:

  • Elas aprendem o vocabulário, acostumando o ouvido a escutar e compreender sílabas e palavras próprias do idioma.
  • Desenvolvem a fonética, ou seja, o som das palavras. Pelos seus ritmos e sons, as músicas são atraentes e grudam na cabeça das crianças e, dessa forma, elas são lembradas e repetidas constantemente.
  • Escutar música, em geral, permite que as crianças desenvolvam melhor a sua percepção auditiva e melhorem o seu senso rítmico. Além disso, por se tratar, nesse caso, de música em inglês, isso as ajuda a desenvolver melhor a sua capacidade expressiva nesse idioma.
Por que as crianças devem escutar músicas em inglês?

  • É uma forma mais complexa de estimular a capacidade de raciocínio da criança.
  • Elas potencializam o desenvolvimento social e emocional da criança. Além da língua materna, aprender outro idioma proporciona às crianças outra ferramenta por meio da qual elas podem estabelecer uma comunicação com os demais e com o mundo.

Quais músicas em inglês hear (escutar)?

A escolha das músicas sempre deve ser regida por um critério evolutivo. Em outras palavras, o mais adequado é selecionar músicas de acordo com as idades das crianças e os seus níveis educativos. Além disso, o melhor seria que elas aprendessem não somente o idioma inglês, mas também que aprendessem, ao mesmo tempo, outros conteúdos curriculares.

Portanto, são válidas, por exemplo, músicas em inglês sobre as cores, os números ou o abecedário, assim como cantigas de natal em inglês ou ritmos com os quais elas aprendem os dias da semana e as estações do ano.

Definitivamente, trata-se de fazer com que as crianças ouçam e apreciem a música, dancem, se divirtam e façam amizade com o inglês. Dessa forma, assim como ocorre com a sua língua materna ou nativa, elas podem aprender outro idioma de forma simples e natural.