Como tratar a anemia durante a gravidez?

O tratamento ideal da anemia durante a gravidez será decisivo para proteger a saúde da mãe. Apresentaremos aqui os pontos-chave.
Como tratar a anemia durante a gravidez?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 13 outubro, 2022

A anemia na gravidez é um problema relativamente comum que pode afetar a qualidade de vida, pois causa cansaço crônico e fadiga. Por esse motivo, é fundamental saber quais estratégias podem ser implementadas para tratamento e prevenção.

A primeira coisa que você precisa esclarecer é que, em geral, a suplementação com o mineral é recomendada no início da gravidez. Desta forma, proporciona-se um maior aporte do nutriente e consegue-se uma melhor assimilação. Nesse contexto, o risco de déficit é reduzido.

Tipos de anemia na gravidez

Durante a gravidez você pode experimentar 3 tipos de anemia. Nós os detalhamos abaixo:

  1. Gravídica: é gerado a partir de um aumento no volume de sangue.
  2. Ferropênica: é causada por uma ingestão ineficiente de ferro na dieta.
  3. Megaloblástica: neste caso é a deficiência de vitamina B12 que determina o desenvolvimento da referida patologia. Por esse motivo, a dieta terá que ser ajustada para atender às necessidades do nutriente.

Otimize a dieta alimentar

O consumo de carnes e ovos é benéfico na gravidez, pois são alimentos que fornecem ferro, proteínas e minerais. Vegetais de folhas verdes também não devem faltar na dieta.

É comum que um suplemento de ferro seja incluído no regime no início da gravidez para compensar o aumento do volume de sangue no corpo. No entanto, isso pode não ser suficiente. Portanto, será necessário garantir que elementos como carne vermelha, ovos e vegetais de folhas verdes apareçam na dieta habitual.

Deve-se notar que, como regra geral, a absorção de ferro dietético é baixa. No entanto, existe uma forma de aumentar sua disponibilidade através do consumo conjunto de vitamina C. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista JAMA. Desta forma, o uso a nível intestinal será melhorado e o risco de anemia ferropênica será reduzido.

Por outro lado, também será importante garantir a presença de alimentos que contenham vitamina B12 na dieta. Tenha em mente que apenas alimentos de origem animal possuem essa característica. Dessa forma, dietas veganas durante a gravidez não são recomendadas. No caso de ocorrer uma deficiência de nutrientes, outros sintomas podem aparecer a nível neurológico, de acordo com um estudo publicado na American Family Physician.

Quando ir ao médico

Se você se sentir fraca ou cansada com frequência durante a gravidez e esse problema não passar ao longo dos dias, será conveniente consultar um especialista. É sempre melhor prevenir a anemia do que curá-la, pois o uso de ferro endovenoso pode até ser necessário para solucionar os casos mais extremos.

Por outro lado, o que nunca deve ser feito é considerar dietas restritivas durante o período de gestação. Caso contrário, não apenas o desenvolvimento adequado do feto está em risco, mas também a saúde da mãe. As necessidades de muitos nutrientes são aumentadas neste momento. Portanto, será sempre necessário satisfazê-las por meio de uma orientação baseada no consumo de alimentos frescos. Além disso, é melhor evitar alimentos ultraprocessados de baixa qualidade.

Tomar ferro e ácido fólico durante a gravidez ajuda a prevenir problemas no desenvolvimento do bebê. Se necessário, um suplemento de vitamina B12 também pode ser incluído.

Você deve sempre tomar suplementos?

Como regra geral, um suplemento de ferro e ácido fólico costuma ser administrado às mulheres no momento em que a gravidez é detectada. Assim, são evitados problemas no desenvolvimento futuro do bebê. Em qualquer caso, não será necessário incorporar uma vitamina B12, a menos que seja detectada uma ingestão ineficiente a nível alimentar. Se a dieta tiver alimentos de origem animal, não deve ser necessário.

Anemia na gravidez, um problema frequente

Como você viu, existem 3 tipos de anemia na gravidez que são motivadas por diferentes causas. No entanto, em qualquer caso, será ideal ajustar a dieta para evitar o desenvolvimento de uma patologia que condicione o bem-estar da mãe. Em caso de dúvida, o ideal é consultar um profissional de nutrição para prevenir esse problema de forma eficiente.

Por fim, lembre-se de que durante a gravidez é importante promover todos os hábitos de vida saudáveis. Não basta apenas comer bem, mas também será necessário manter um certo grau de atividade física, expor-se ao sol com frequência e dormir pelo menos 7 ou 8 horas por noite. Esta é a única maneira de alcançar o desenvolvimento sem intercorrências do feto. Evitar hábitos tóxicos também fará a diferença.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Li, N., Zhao, G., Wu, W., Zhang, M., Liu, W., Chen, Q., & Wang, X. (2020). The Efficacy and Safety of Vitamin C for Iron Supplementation in Adult Patients With Iron Deficiency Anemia: A Randomized Clinical Trial. JAMA network open3(11), e2023644. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.23644
  • Langan, R. C., & Goodbred, A. J. (2017). Vitamin B12 Deficiency: Recognition and Management. American family physician96(6), 384–389.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.