Como tratar os gases durante a gravidez?

5 de maio de 2019
As diferentes mudanças que o corpo da gestante sofre ao longo do período de gestação geram vários tipos de desconforto. Entre eles estão os gases durante a gravidez, causados por um acúmulo de gases que pressionam o útero feminino. Como isso pode ser evitado e tratado?

Os gases durante a gravidez, também chamados de flatulência, são um problema com o qual a maioria das mulheres sofre. Isso ocorre, entre outras coisas, pelas múltiplas mudanças que o organismo sofre durante a gravidez.

O organismo da futura mamãe secreta um hormônio que desacelera o sistema digestivo durante os nove meses. Então, o que vai acontecer é que os gases não serão eliminados rapidamente e vão se acumular em excesso; esse acúmulo vai gerar perturbações e desconforto devido à pressão do útero sobre os intestinos.

O desconforto causado pelos gases afeta diretamente a forma de viver da mulher, uma vez que isso a obriga a mudar hábitos ou rotinas para encontrar uma solução para esse problema. Por tudo isso, manter uma dieta saudável ou se adaptar a uma nova dieta durante a gravidez é uma questão muito importante.

Hábitos saudáveis para tratar os gases durante a gravidez

Para combater esse problema, é essencial que a mulher mantenha uma dieta adequada. Uma dieta que contenha fibras, acompanhada de um consumo abundante de água, vai aliviar o desconforto e beneficiar o seu corpo.

Por um lado, a ingestão de fibras ajuda a combater a constipação, uma vez que elas aceleram o metabolismo e regulam o funcionamento do aparelho digestivo. É por isso que o consumo de frutas, verduras, cereais e leguminosas é recomendado.

Os vegetais especialmente recomendados são aqueles de folhas verdes, porque contêm uma quantidade considerável de fibra insolúvel. Esse tipo de fibra ajuda a aumentar o volume das fezes e a acelerar o trânsito intestinal. Entre eles, estão a acelga, o aipo, o espinafre, a rúcula, etc.

Por outro lado, a hidratação constante é essencial para melhorar a digestão e evitar o excesso de gases. É aconselhável beber 2 litros de água por dia; bebidas que contenham gás não são aconselháveis.

Hábitos saudáveis para tratar os gases durante a gravidez

Alguns truques e remédios caseiros

Quanto à ingestão de líquidos, o ideal é ingeri-los diretamente, sem usar dispositivos de absorção, como os canudos, por exemplo. Esses elementos podem fazer com que um pouco de ar seja engolido enquanto a bebida é consumida, o que pode produzir mais flatulência.

Um remédio caseiro e natural para aliviar os gases durante a gravidez é o chá de dente de leão; uma bebida altamente recomendada para reduzir os gases, desde que tomada regularmente.

Outro fator importante é a maneira de se alimentar. Fazer várias refeições ao dia, em pequenas quantidades, além de comer lentamente, vai dar ao intestino mais tempo para uma melhor digestão.

Por outro lado, é essencial evitar alimentos gordurosos e condimentados em excesso; pois impedem o funcionamento do sistema digestivo porque o sobrecarregam.

Além de manter uma dieta adequada, a prática de atividades físicas também é relevante para estimular o trânsito intestinal. A atividade esportiva a ser feita vai depender da gravidez de cada mulher e da recomendação de seu médico.

Por fim, é aconselhável caminhar por, pelo menos, 30 minutos diariamente. A exceção a essa recomendação está nas gestações de risco; nelas, o repouso parcial ou total é aconselhado e a prática de qualquer tipo de esforço físico que possa comprometer a continuidade da gestação do bebê ou a saúde da mãe é proibida.

“O organismo da futura mamãe secreta um hormônio que desacelera o sistema digestivo. Então, o que vai acontecer é que os gases não serão eliminados rapidamente e vão se acumular em excesso.”

Como manter os hábitos diários sem falhar na tentativa

Para poder manter os passeios em família ou com os amigos sem sofrer tantos incômodos, as seguintes sugestões podem ser úteis:

  • Optar por restaurantes que tenham variedade de alimentos para poder escolher entre as várias opções.
  • Selecionar os pratos do cardápio que contenham carnes magras ou legumes.
  • Dar preferência às preparações que contenham pouco óleo ou que sejam grelhadas.
  • Optar por locais onde existam vários tipos de salada para combinar com a sua escolha; priorize o consumo de vegetais de folhas verdes.
  • Evitar o consumo de refrigerantes e bebidas com gás.
  • Controlar as porções para não ingerir grandes quantidades de comida.
  • Não acompanhar nem temperar com condimentos, manteiga ou molhos picantes.
gases durante a gravidez

Outras considerações para aliviar o desconforto

Além de todos os pontos mencionados anteriormente, também existem outras sugestões para combater a flatulência durante os 9 meses de gestação.

  • É aconselhável usar roupas soltas e confortáveis, além de evitar usar roupas muito apertadas que causem desconforto na barriga, o que faz com que o útero pressione os intestinos.
  • A prática regular de yoga também é considerada útil para aliviar a dor, devido ao fato de que são praticadas diferentes posições de alongamento e exercícios de relaxamento.

Em última análise, lembre-se de que, se os gases durante a gravidez se prolongarem e os sintomas se agravarem, é necessário consultar o médico para que ele indique um tratamento adequado.