Conheça os contos mais famosos dos Irmãos Grimm

27 Setembro, 2020
Conhecemos os contos clássicos de cabo a rabo. No entanto, você sabe por quem eles foram escritos? Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse fato curioso.

Em maior ou menor grau, todos nós já escutamos e, depois, lemos sozinhos os contos clássicos tradicionais, tais como Chapeuzinho VermelhoJoão e Maria ou A Bela Adormecida, entre outros.

Todas essas histórias resistiram ao longo do tempo e passaram de geração em geração, permanecendo na memória de todo mundo. No entanto, com o passar do tempo, elas evoluíram da mesma forma que a vida das pessoas.

Já faz vários anos que a Disney é a empresa responsável por refletir nas telas muitos dos contos clássicos da história. No entanto, você sabe quem foram os verdadeiros criadores dessas histórias e das seleções de contos a que pertencem?

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os Irmãos Grimm e os contos mais famosos que esses dois irmãos criaram para mais crianças do que eles jamais poderiam imaginar.

Os irmãos Grimm e a criação de histórias

Jacob Grimm e Wilhelm Grimm nasceram em 1785 e 1786, respectivamente. Desde aquela época, já se passaram mais de duzentos anos e, no entanto, suas compilações de contos clássicos ainda continuam a ser lidas centenas de vezes pelo público infantil.

Ambos os irmãos estão entre os primeiros compiladores de contos, além de estarem entre os mais conhecidos da história. Na época deles, todas essas histórias eram transmitidas e contadas oralmente, pois a escrita ainda não estava presente como forma de transmissão.

Descubra os contos mais famosos dos Irmãos Grimm

A grande maioria das histórias compiladas pelos Irmãos Grimm foi traduzida para mais de uma centena de línguas diferentes, e não tem nada a ver com suas adaptações para as telas das quais falamos no início.

Porém, alguns aspectos mudaram nessas histórias, pois os irmãos Grimm usavam muita violência e crueldade nos contos originais, muitas vezes inadequados para os pequenos. Por isso, com o passar do tempo e os apelos, eles finalmente se deram por vencidos e criaram versões muito mais adequadas para crianças.

Os contos mais famosos dos Irmãos Grimm

Cinderela

O sapatinho de cristal mais conhecido da história, as badaladas mais temidas à meia-noite, a fada madrinha mais mágica da história dos contos, irmãs e uma madrasta muito malvadas, além de uma das princesas mais conhecidas da história são os elementos que compõem Cinderela, um dos contos mais famosos dos Irmãos Grimm.

Chapeuzinho Vermelho

Um dos contos clássicos tradicionais mais conhecidos que tem como protagonista uma menina que se destaca por seu capuz vermelho. Uma história com uma moral muito necessária para explicar aos pequenos porque não devemos confiar em pessoas que não conhecemos.

João e Maria

João e Maria é outra das histórias compiladas pelos Irmãos Grimm em que podemos ver a “crueldade” dos irmãos escritores. Afinal, a bruxa tranca as crianças em uma jaula depois de bajulá-las com doces porque queria comê-las.

Branca de Neve, um dos contos mais famosos dos Irmãos Grimm

Branca de Neve é uma das lendas alemãs de maior repercussão no mundo todo. Foram criadas diversas adaptações ao longo da história. No entanto, em todas elas, os protagonistas são uma garota meiga e sete anões muito trabalhadores. A crueldade e a maldade da bruxa também estão presentes em todas as histórias.

Descubra os contos mais famosos dos Irmãos Grimm

O Lobo e os Sete Cabritinhos

Embora muito menos famoso do que todos os contos clássicos acima, esse conto também é conhecido e usado entre os mais velhos para explicar aos pequenos a importância dos perigos com pessoas desconhecidas. Além disso, as crianças adoram histórias estreladas por animais e essa é uma delas.

A Bela Adormecida

Esse conto clássico é um dos que mais teve versões ao longo da história. No entanto, a história clássica como a conhecemos atualmente foi criada por Charles Perrault, outro dos grandes criadores da literatura infantil.

Mesmo assim, a versão atual de A Bela Adormecida que conhecemos hoje em dia também inclui elementos criados pelos Irmãos Grimm e, dessa forma, parte de sua atribuição também é obra deles.

Sobre os contos dos Irmãos Grimm

Assim, como você pode ver, alguns dos contos mais famosos dos Irmãos Grimm são as histórias com as quais muitas gerações cresceram graças às adaptações da Disney, em sua grande maioria. No entanto, não perca a oportunidade de ler esses contos clássicos para os seus filhos antes de ver a adaptação para o cinema. Eles vão adorar!