Você conhece o princípio de Premack ou lei da vovó?

28 Novembro, 2020
Você sabe o que é o princípio de Premack, também conhecido como lei da vovó, e como você pode colocá-lo em prática com as crianças? Descubra a seguir!

Certamente, sem saber, você já usou com os seus filhos o princípio de Premack, também conhecido como lei da vovó ou princípio da probabilidade diferencial. Trata-se de uma teoria baseada no condicionamento operante, que geralmente é colocada em prática a fim de modificar e melhorar o comportamento das crianças.

Se você quer saber exatamente a que estamos nos referindo, preste atenção no que encontrará a seguir, pois vamos explicar mais sobre o assunto.

Você conhece o princípio de Premack ou lei da vovó?

Assim como o próprio nome sugere, esse princípio foi proposto pelo psicólogo americano David Premack, quem afirma que um estímulo que ocorre muitas vezes pode atuar como reforçador positivo de um estímulo que ocorre com menor probabilidade, o que não acontece ao contrário.

o princípio de Premack ou lei da vovó

Isto é, o fato de primeiramente fazer algo de que se gosta menos e depois algo de que se gosta mais (ao qual geralmente se dedica mais tempo), faz com que a pessoa se sinta mais predisposta a executar a ação menos preferida.

Como explicar isso? Muito simples! Conforme defendido pelo psicólogo comportamental Burrhus Frederic Skinner, o comportamento é determinado pelas consequências obtidas com tais atos, de forma que os comportamentos que são seguidos de uma recompensa tendem a ser repetidos. E qual recompensa poderia ser melhor do que uma atividade que se gosta de fazer?

“As consequências de um ato afetam a sua probabilidade de ocorrer novamente”.

– Burrhus Frederic Skinner –

De forma inata, o ser humano mostra maior atração e motivação para tarefas que sejam agradáveis. Portanto, na educação dos filhos, essas tarefas podem ser usadas como incentivos ou reforçadores eficazes após a criança apresentar um comportamento desejado, como, por exemplo, arrumar o quarto, recolher os brinquedos, arrumar a cama, etc.

Mas por que o princípio de Premack também é conhecido como lei da vovó? Na verdade, com a formulação desse princípio, David Premack apenas descreveu o que já era usado na criação de filhos e netos há anos, algo que já estava presente na sabedoria popular das avós: “primeiro faça o que eu pedi para, depois, fazer o que você quiser”.

Como escolher os reforçadores adequados?

Para escolher quais são as tarefas que podem atuar como reforçadores positivos adequados, é necessário conhecer muito bem os gostos e as preferências da criança em questão.

Portanto, é muito importante observar  os pequenos atentamente, conversar com eles e prestar atenção na forma como eles aproveitam o tempo livre. Somente assim será possível determinar o que mais os motiva, o que pode ser útil para condicionar seu comportamento.

o princípio de Premack ou lei da vovó

E lembre-se: para que o princípio de Premack seja eficaz, a ação menos preferida precisa ser executada antes daquela que já é agradável por si só. Isso nunca deve ser feito ao contrário, pois nesse caso a motivação seria perdida.

“A maneira como o reforço positivo é feito é mais importante do que a quantidade”.

– Burrhus Frederic Skinner –

O princípio de Premack na educação dos filhos

Toda mãe, pai ou educador, em algum momento, já aplicou o princípio de Premack para fazer com que as crianças apresentassem um determinado comportamento. Por exemplo, na hora das refeições, é muito comum dizer para os pequenos que eles devem primeiramente comer as verduras (estímulo menos agradável) para, depois, comer a sobremesa (estímulo muito agradável). O que é incrivelmente eficaz.

Em suma, recomendamos que você use esse princípio de forma consciente na educação dos seus filhos. Você verá como eles respondem bem e rapidamente!