Conselhos para comer enquanto você está amamentando seu bebê

· 12 de setembro de 2018
Muitas mulheres ficam preocupadas com a alimentação enquanto estão amamentando seu bebê. Embora seja verdade que é preciso cuidar da alimentação durante a amamentação, também é verdade o fato de que a alimentação da mãe está rodeada de mitos absurdos.

Muitas mulheres se preocupam se serão ou não capazes de comer tudo o que precisam para que não falte, nem para elas, nem para os bebês, o que necessitam. Para outras, o problema é ter que renunciar a certos alimentos ou bebidas que gostam.

No entanto, a verdade é que realmente não há muitas regras e restrições para as mães lactantes. Além da necessidade adicional de 500 calorias por dia, você pode comer quase qualquer coisa e na quantidade que desejar, sempre que se faça com moderação.

A seguir, veremos uma série de formas de alimentação saudável para mamães que amamentam. Assim, tentaremos mostrar uma visão geral do que se deve comer e do que se deve evitar.

Não fique obcecada com o tema da alimentação

Comer é uma necessidade diária. Mas, ao longo do dia, você tem muito mais coisas a fazer do que somente pensar no que você come. Você não precisa se estressar para ter uma dieta perfeita, nem temer que algo ruim aconteça se um dia você consumiu mais de algum alimento e menos de outro.

A única coisa que você tem que fazer é comer bem. Muitas mães se sentem culpadas porque querem perder peso e acreditam que a única forma é fazer dieta. Mas a realidade é outra. Coma de maneira saudável, pensando em obter todos os nutrientes que precisa, incluindo muitos vegetais na sua dieta, e não se preocupe com seu corpo. Se você fizer direito, a amamentação te ajudará a emagrecer.

amamentando

Como obter os nutrientes de que seu corpo precisa?

Algumas mulheres tomam suplementos vitamínicos durante a amamentação. Mas o ideal é que estes venham dos alimentos que se consome. Em relação ao tipo de dieta mais recomendável, a verdade é que não há um tipo de dieta específico para a amamentação. A maioria das mulheres se adaptam à dieta de sua cultura sem problemas.

O importante é comer alimentos com baixo teor de gordura saturada e sal. Além disso, é importante reduzir o consumo de açúcares refinados e cafeína. No caso dos açúcares, algumas alternativas são: açúcar integral da cana-de-açúcar ou outros adoçantes naturais, como, por exemplo, a rapadura. Você também deve evitar alimentos de risco, como o óleo, a carne crua ou o ovo cru.

Conselhos para uma refeição nutritiva durante a amamentação

Na hora da verdade, para muitas mães que amamentam, é mais problemático consumir tudo o que precisam do que deixar de comer o que não é recomendável. Para conseguir ingerir todos os nutrientes, os seguintes conselhos são muito úteis:

  • No café da manhã, consuma cereais integrais com leite enriquecido, fruta (fresca e/ou seca) e incorpore frutos vermelhos e sementes. Além disso, acompanhe com um chá para aumentar o consumo de líquidos.
  • Incorpore produtos lácteos e frutas nos aperitivos e lanches.
  • Coma pelo menos uma salada por dia, na qual você pode agregar legumes cozidos, nozes, castanhas e sementes.
  • Prepare os alimentos no vapor, grelhados ou cozidos. Evite frituras e empanados.
  • Faça pelo menos cinco refeições por dia.
  • Tenha sempre água e bebidas sem açúcar à mão, incluindo leite (melhor se for enriquecido,  seja de vaca, cabra ou vegetal).
  • Beba sempre antes e depois de amamentar. Ao terminar, você também pode comer algo.
  • Tenha ovos cozidos na geladeira. Isso te permitirá adicionar um extra de proteínas e vitaminas em suas saladas e acompanhamentos.
  • Também não podem faltar os iogurtes em sua dieta.
amamentando

Além disso, na sua despensa não deveriam faltar os seguintes alimentos:

  • Latas de conservas, especialmente frutas, verduras e legumes.
  • Nozes e castanhas, frutas secas e sementes.
  • Cereais integrais, como aveia, arroz e massas.
  • Óleos saudáveis
  • Leite, melhor enriquecido

Se você for vegana ou vegetariana, o ideal é consultar um especialista para adaptar sua dieta à amamentação para que não falte nenhum nutriente para você, nem para seu bebê.

Recomendados para você