Consequências de fumar na frente das crianças

24 de fevereiro de 2019
Fumar na frente das outras pessoas é prejudicial, principalmente quando você faz isso na frente das crianças. Se você não pode consegue abandonar esse hábito, deve pelo menos se certificar de que a sua casa e o seu carro fiquem livres do tabaco.

A maioria dos fumantes está ciente dos danos que estão causando à própria saúde. Mas também sabem que as outras pessoas também podem sofrer com o fumo passivo, como ocorre com as crianças. Por isso, este artigo tem como objetivo avaliar as consequências de fumar na frente das crianças.

A fumaça do cigarro é perigosa, especialmente para as crianças. A melhor maneira de proteger os entes queridos é parando de fumar. Mas, mesmo que você não tenha força de vontade suficiente, deve pelo menos se certificar de que a sua casa e o seu carro fiquem livres do tabaco.

É necessário ter em mente que, quando as crianças veem pessoas mais velhas fumando, elas não medem a gravidade dos riscos envolvidos. Por essa razão, você sempre é o principal responsável por fazer isso na frente delas e por tomar as devidas precauções.

Além disso, estudos confirmam que a exposição ao fumo passivo causa várias doenças nas crianças, incluindo asma e pneumonia, por exemplo. Isso resulta em milhares de hospitalizações evitáveis.

Dessa forma, essa informação mostra que, ao contrário do que muitos pais pensam, fumar na frente das crianças tem um impacto real na saúde delas.

Consequências de fumar na frente das crianças

O impacto da fumaça do cigarro na saúde pode afetar os membros da família de maneiras diferentes de acordo com a idade e condição. No caso das crianças, trata-se de algo mais específico.

De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que milhões de crianças respiram ar contaminado pelo fumo do cigarro todos os dias. Além disso, a agência considera que o fumo passivo é uma das causas de doenças cardiovasculares e respiratórias graves.

Certamente, o fumo do cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas. Entre elas, a mais conhecida é a nicotina, mas também inclui produtos tóxicos, tais como o monóxido de carbono, substâncias irritantes e mais de cinquenta carcinogênicos.

fumar na frente das crianças é especialmente prejudicial para elas

Por essa razão, fumar na frente das crianças é especialmente prejudicial para elas, que também têm vias respiratórias, pulmões e sistema imunológico menos desenvolvidos.

Da mesma forma, crianças que moram em uma casa onde pelo menos uma pessoa fuma têm maior probabilidade de desenvolver:

  • Asma.
  • Problemas respiratórios, tais como pneumonia e bronquite.
  • Meningite.
  • Infecções de ouvido.
  • Tosse e resfriados.
  • Pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer infantil, tais como tumores cerebrais e linfomas.
  • Dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento.

“Primeiro, nós formamos hábitos. Então eles nos formam. Vença seus maus hábitos, ou eles vencerão você”
–Rob Gilbert–

Como proteger as crianças do fumo do cigarro?

A única maneira de proteger as crianças dos efeitos negativos do cigarro é manter o ambiente livre de fumaça. Sem dúvida, a melhor maneira de fazer isso é parando de fumar completamente, o que, por sua vez, representa um benefício para você.

Aqui estão algumas dicas que você pode ter em mente para proteger as crianças do fumo do cigarro:

  • Não fume em espaços fechados.
  • Peça às visitas para não fumar dentro de casa.
  • Não fume no carro nem deixe ninguém fazer isso.
  • Mantenha seus filhos longe de lugares públicos onde o fumo do cigarro esteja concentrado.

Adote novos hábitos na sua vida

Com a chegada do bebê, é necessário implementar algumas mudanças para eliminar esse hábito negativo tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso. Para muitas mulheres, o anúncio da gravidez é um estímulo que lhes permite parar de fumar, pelo menos até o parto.

Embora a gravidez não seja necessariamente uma desculpa para parar de fumar, ela é sim um bom momento para repensar a dependência da nicotina. Inclusive, algumas mães conseguem continuar a vida sem fumar novamente, mesmo após o nascimento da criança.

Adote novos hábitos na sua vida

Por outro lado, para evitar expor o seu filho a um risco desnecessário, é absolutamente necessário nunca fumar dentro de casa. Você tem que se acostumar a sempre sair, não importa que esteja calor, frio ou chovendo. Além disso, a regra deve ser a mesma para amigos ou familiares.

Por fim, depois de uma pausa para fumar, o ideal é trocar de roupa. De fato, suas roupas ficam impregnadas de fumaça, principalmente devido ao cheiro do cigarro, que também é prejudicial às crianças.

Lembre-se de que as consequências de fumar na frente das crianças são evitáveis. Abandonar esse hábito é a solução ideal para evitar fazer isso, além de eliminar sua dependência.

Se, por outro lado, você não estiver pronta para parar com o vício, então deve fazer todo o possível para manter a fumaça dos cigarros longe das crianças e das outras pessoas.

  • Öberg, M., Jaakkola, M. S., Woodward, A., Peruga, A., & Prüss-Ustün, A. (2011). Worldwide burden of disease from exposure to second-hand smoke: A retrospective analysis of data from 192 countries. The Lancet. http://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61388-8
  • Mc Laughlin, J. P. (2005). Environmental tobacco smoke. In Pollution Atmospherique. http://doi.org/10.1093/oxfordjournals.bmb.a011528