Crianças com mau comportamento na escola, o que fazer?

· 16 de outubro de 2018
Nem todas as crianças têm um comportamento exemplar na escola. Você sabe quais podem ser as razões que levam ao mau comportamento e como corrigir?

Uma enorme preocupação dos pais de crianças em idade escolar é o comportamento.

Eles têm medo que as crianças sejam vítimas do mau comportamento do colega, ou pior, que sejam elas as protagonistas do mau comportamento na escola. Como podemos resolver esta situação tão difícil?

Quando falamos de crianças com mau comportamento na escola, nos referimos especificamente àquelas que não prestam atenção, ignoram as ordens do professor e tratam mal os colegas.

Embora nem sempre cheguem ao extremo de praticar o bullying, não deixa de ser uma consequência em médio ou longo prazo.

Para prevenir e solucionar este problema, há certas coisas que os responsáveis devem saber. A seguir, detalhamos alguns deles.

Razões que podem causar o mau comportamento na escola

Uma das primeiras causas que levam ao mau comportamento na escola é a necessidade de atenção.

Isso acontece principalmente quando os pais não dedicam ao filho o tempo ele precisa ou, se dedicam, não fazem com a qualidade adequada.

Portanto, as crianças recorrem a esse comportamento para chamar a atenção dos mais velhos, mesmo que seja de forma negativa.

Uma segunda causa possível deste problema pode ser a má imposição de limites em casa.

Como a criança está acostumada a fazer o que quer, ela não vai saber reconhecer os direitos dos seus colegas ou mesmo as ordens de seus superiores na escola.

Um terceiro motivo que vale a pena destacar é a incapacidade de controlar as emoções e, consequentemente, as respostas a elas.

Também é possível que a criança tenha alguma condição psicológica que a impeça de se manter calma e focada.

Geralmente, esses casos são pouco comuns e podem ser resolvidos com terapia.

mau comportamento na escola

O que fazer com as crianças com mau comportamento na escola?

Se for o caso de a criança se comportar mal na escola, todos os adultos próximos devem participar na resolução do problema.

É claro, isso inclui os pais e os professores. A seguir listamos algumas atitudes que podem ajudar a resolver este problema:

1. Dê atenção e carinho

Assim como a falta de atenção foi a primeira causa que mencionamos, a primeira recomendação nesta lista tem a ver com a solução desse problema. Uma criança deve se sentir ouvida e amada pelos seus pais.

Dessa forma, ela vai conseguir manter a estabilidade emocional e não vai sentir necessidade de recorrer ao mau comportamento na escola para conseguir o que quer.

“Uma das primeiras causas que levam ao mau comportamento na escola é a necessidade de atenção”

2. Não ceda sua autoridade

Este é um conselho válido tanto para os pais quanto para os professores. De modo algum eles devem ceder aos desejos das crianças quando elas se comportarem mal.

Dessa forma, só estariam reforçando o mau comportamento. Pelo contrário, trabalhar na imposição de limites é uma prioridade nessas situações.

Tanto em casa quanto na escola, a criança deve saber que não pode simplesmente se comportar mal sempre que quiser alguma coisa.

3. Mantenha a criança motivada e ocupada

Nem tudo se resume a confrontar uma criança que se comporta mal.

Na verdade, é preciso tentar ganhar a sua boa predisposição envolvendo-a em atividades interessantes e motivadoras.

O pior erro é desconsiderar a opinião dela na hora de planejar atividades por causa da sua falta de vontade.

É exatamente o oposto que deveríamos fazer. Para que ela deixe de lado o seu mau comportamento, deve substituí-lo por uma atitude proativa, positiva e de compreensão e respeito.

mau comportamento na escola

4. Comunicação entre pais e professores

Como mencionamos anteriormente, os pais devem estar constantemente envolvidos na vida escolar de seus filhos.

Eles precisam estar cientes de tudo. As matérias em que estão indo bem, aquelas que têm um pouco mais de dificuldade e, acima de tudo, o seu relacionamento com os demais.

Dessa forma, é possível conversar com a criança sobre as coisas certas.

No entanto, para que isso seja viável, é necessário ter a ajuda de professores observadores e atentos.

Afinal, eles são os responsáveis pelas crianças e sabem melhor do que ninguém o que acontece em sala de aula.

Além disso, eles podem pensar em algumas estratégias de educação junto com os pais. Assim, poderão colocar em prática com a criança.

Embora pareçam óbvias, essas técnicas são os primeiros passos a seguir se tivermos que lidar com casos de crianças com mau comportamento na escola.

Antes de aplicar punições de maneira precipitada, é preciso pensar em outras estratégias mais produtivas para o futuro da criança.