As crianças crescem quando estão com febre?

21 Junho, 2020
As crianças crescem quando estão com febre? É o que diz a crença popular. Neste artigo, vamos mostrar o que é verdade e o que é mito sobre esse assunto.
 

Ao longo das gerações, os avós sempre diziam que, quando uma criança passava um período com febre, ela ‘daria uma espichada’. É algo que fomos repetindo, mas será que é verdade? As crianças crescem quando estão com febre? Isso é um mito ou é um fato? Aqui, vamos explicar no que se baseia essa crença popular.

Sono e crescimento

O sono e um bom descanso são elementos necessários para todos, mas especialmente para as crianças. Foi demonstrado que não dormir o suficiente de forma contínua pode levar a distúrbios do desenvolvimento e outras sequelas.

O sono se divide em diferentes fases que se repetem na forma de ciclos ao longo da noite. Cada ciclo dura aproximadamente 90 minutos e a conclusão correta desses ciclos é importante para um bom desenvolvimento físico e mental da criança.

Além disso, o sono está diretamente relacionado ao crescimento. Isso ocorre porque, durante o sono, é produzida uma alta concentração de hormônio do crescimento.

Mãe medindo febre da filha

O que é o hormônio do crescimento?

O hormônio do crescimento é um hormônio secretado pela hipófise, que é uma pequena parte do cérebro responsável pela produção de diferentes hormônios.

 

Esse hormônio é produzido não apenas na infância, mas também ao longo da vida toda. Ele é responsável por regular o crescimento após o nascimento e também o metabolismo. Algumas de suas funções são:

  • Aumentar a altura de crianças e adolescentes.
  • Aumentar a formação óssea, estimulando a retenção de cálcio.
  • Estimular o crescimento de todos os órgãos, exceto o cérebro.
  • Aumentar a formação de proteínas e a destruição de gorduras.

falta de hormônio do crescimento em crianças produz, acima de tudo, uma baixa estatura e um atraso na maturação sexual.

E a febre? As crianças crescem quando estão com febre?

Parece que a típica crença de que ocorrem picos de crescimento juntamente com a febre se baseia em dois fatos:

  1. A própria febre estimula a produção do hormônio do crescimento. 
  2. Em períodos de febre ou convalescença, em geral, o número de horas que as crianças dormem é maior. Isso ocorre porque as nossas células de defesa produzem citocinas, moléculas que, entre muitas outras coisas, causam sono.

Ambos os fatores favorecem que o organismo produza uma maior quantidade de hormônio do crescimento nesses momentos. Mas isso significa que uma criança que tiver febre mais vezes será mais alta do que outra que fica doente com menos frequência? Absolutamente não. 

As crianças crescem quando estão com febre
 

A altura final de uma criança depende de muitos fatores. Entre eles estão a genética, a alimentação, fatores ambientais… Não é por dormir muitas horas a mais ou por ter mais febre que uma criança será mais alta.

Em resumo, as crianças crescem quando estão com febre?

É muito importante que as crianças descansem o suficiente. Um bom descanso vai ajudar os nossos filhos a se desenvolverem bem, tanto intelectual quanto fisicamente.   

Por outro lado, chegamos à conclusão de que, muitas vezes, os ditos e crenças populares das gerações mais antigas podem ter uma explicação fisiológica e são, em parte, reais.

Mas tenha cuidado! Isso não significa que tudo o que as nossas avós dizem seja verdade! Portanto, é sempre aconselhável procurar uma explicação confiável e verdadeira quando o assunto é saúde.