Curiosidades sobre o sono infantil

12 de maio de 2020
O sono infantil é muito importante para um bom desenvolvimento, tanto físico quanto mental da criança. Vamos mostrar aqui algumas curiosidades sobre esse tema.

O sono infantil é muito importante. Fazer com que uma criança descanse e durma o suficiente é necessário para um bom desenvolvimento físico e mental. Neste artigo, vamos mostrar algumas curiosidades sobre o sono infantil.

Curiosidades sobre o sono infantil

A importância do sono infantil

O sono é o momento no qual a criança descansa. Dormir bem é importante para qualquer pessoa, mas é especialmente relevante para as crianças. Isso ocorre porque, durante o sono, a criança organiza e assimila o que aprendeu durante o dia.

Além disso, enquanto ela dorme, há um pico na produção do hormônio do crescimento pelo organismo. É por isso que dormir bem ajuda a criança a se desenvolver bem tanto fisicamente quanto intelectualmente.

Se uma criança não dorme bem e de forma contínua, ao longo do tempo, isso pode levar a efeitos colaterais. Alguns deles são irritabilidade, problemas comportamentais e até mesmo alterações no desenvolvimento físico e emocional, assim como o atraso na maturação sexual.

Curiosidades sobre o sono infantil

Fases do sono

Existem dois tipos de sono:

  • Sono REM (Rapid-eye-movement, “movimento rápido dos olhos” em português). Nesse tipo de sono, o cérebro permanece ativo. É a forma mais superficial.
  • Sono não-REM: é a fase mais profunda do sono.

Durante a noite, a criança completa cerca de 4 ciclos de 90 minutos. Em cada ciclo, ela passa pelo sono superficial e pelo sono profundo. À medida que os ciclos progridem ao longo da noite, a profundidade do sono aumenta.

Conforme a criança vai crescendo e estabelecendo uma rotina de sono, é normal que as fases do sono REM diminuam e o tempo nas fases não-REM aumente.  

Curiosidades sobre o sono infantil: quanto uma criança deve dormir?

Não é nenhuma surpresa o fato de que um bebê recém-nascido não durma da mesma forma que um adolescente. Conforme vão crescendo, tanto o tipo de sono quanto a quantidade se adaptam às necessidades da criança.

Embora cada criança seja diferente da outra, vamos apresentar aqui uma aproximação da quantidade de horas que elas deveriam dormir de acordo com a idade para o desenvolvimento normal e para evitar as consequências que já discutimos.

Esses períodos de sono incluem o sono noturno e os cochilos durante o dia e são:

  • 0 – 2 meses: 10,5 a 18 horas. 
  • 2 – 12 meses de idade: 14 a 15 horas. 
  • 1 – 3 anos: 12 a 14 horas. 
  • 3 – 5 anos: 11 a 13 horas. 
  • 5 – 12 anos: 10 a 11 horas. 

Você também pode gostar de ler: Como ajudar a criança depois de um pesadelo

Alguns eventos que ocorrem durante o sono infantil

Durante o sono, podem ocorrer diferentes fenômenos, e é recomendável que saibamos reconhecer:

  • Pesadelos: ocorrem na fase REM, ou seja, na fase pouco profunda. A criança se lembra deles no dia seguinte e eles geralmente desaparecem com o tempo. É aconselhável evitar estímulos desagradáveis ​​antes de dormir, tais como imagens de terror na televisão ou no celular.
Curiosidades sobre o sono infantil

  • Terrores noturnos e sonambulismo: ocorrem na fase não-REM. No dia seguinte, a criança não se lembra de nada sobre o episódio. Tentar acordá-la ou tranquilizá-la pode piorar a situação. O mais importante para que esses fenômenos diminuam de frequência é a criança dormir durante tempo suficiente.
  • Apneia do sono: a apneia é um período de tempo durante o qual a criança para de respirar. Na maioria das vezes, ocorre em crianças com hipertrofia das amígdalas ou com excesso de peso. Essas crianças geralmente roncam, têm um sono inquieto e podem ficar irritadas ou inquietas durante o dia devido à falta de descanso. É importante que haja um diagnóstico e um tratamento médico.

Não perca: Causas do ronco e da apneia do sono nas crianças

Em resumo

O descanso adequado é vital para que a criança se desenvolva adequadamente, tanto mentalmente quanto fisicamente. Também é importante para que ela tenha uma boa qualidade de vida e execute as suas tarefas diárias com energia e saúde.

É aconselhável educar as crianças com uma rotina de descanso estável para que, assim, tudo seja mais tranquilo.