Quais são os fatores que influenciam na altura de meu filho?

Durante os primeiros meses de vida, o principal fator que influi na altura e no crescimento do seu filho é a nutrição. Por isso, em geral e em condições normais: “se durante os primeiros meses de vida pós-natal uma criança come bem, ela crescerá bem”.
Quais são os fatores que influenciam na altura de meu filho?

Última atualização: 02 julho, 2018

Segundo dados da Associação Espanhola de Pediatria, a partir dos 6-12 meses de vida, pouco a pouco, vai ficando claro o componente hereditário do crescimento.

Como consequência disso, a relação entre o tamanho da criança ou depois em sua vida adulta e o tamanho de seus pais é forte e sua altura aumenta muito ao final do terceiro ano de vida. Além disso, a influência progressiva da genética determina que entre o 2º e 4º ano de vida as crianças começam uma “virada de crescimento” que tendem a manter até o início da puberdade.

Por isso, as crianças com genética favorável ao crescimento e ritmo de amadurecimento rápido experimentam um período de aceleração que faz com que alcancem uma altura considerável; enquanto as que têm tendência por causa do histórico a serem mais baixas, tem um ritmo de amadurecimento lento, e um crescimento menor.

 

influenciam na altura

Sistema hormonal

Em artigos de pediatria afirma-se que mesmo que todo o sistema hormonal intervenha, hormônio de crescimento é o principal regulador hormonal do crescimento após o nascimento, sobretudo a partir dos 6 meses de vida.

Durante o período fetal, seu papel como regulador do crescimento é quase nulo, com um mínimo de impacto ao final da gestação; de forma que as crianças que nascem sem o hormônio de crescimento têm, em muitos casos, longitudes e pesos normais no nascimento. Essa situação se mantém durante os primeiros meses de vida extrauterina.

Na verdade, crescer depende de múltiplos fatores. Mesmo que a genética e a alimentação pesem muito, não são tudo. Francesc Botet, professor de Pediatria da Universitat de Barcelona, enfatiza que, internamente, os hormônios têm muita influência:

“No período pré-natal, a insulina e outras substâncias parecidas têm grande importância; e uma vez que os bebês nascem, o mais determinante hormônio é o do crescimento, mesmo que outros tenham importância”, como os hormônios relacionados ao sexo.

Em uma nota à imprensa, Manuel J. Castillo, catedrático de Fisiologia Médica da Universidade de Granada, explica que durante os primeiros anos de vida os hormônios relacionados à tireoide também tem grande poder.

“Sobretudo se se produz um déficit dos mesmas”–, mesmo que o que determine a velocidade de crescimento para que se alcance o potencial genético seja fundamentalmente o hormônio do crescimento.

Além dos nutrientes, os fatores que incidem na produção desse hormônio são a atividade física, as horas de sono, possíveis doenças ou o estresse.

A altura final de uma pessoa dependerá do que ela come, como dorme, quantas vezes fica doente, quais exercício faz, quais atividades realiza e como se sente emocionalmente durante sua infância. Além disso, também influenciam o que a mãe comeu ou fumou durante a gravidez ou como funcionou a placenta.

influenciam na altura

Etapas de crescimento

Ambos especialistas concordam que o crescimento não é  um processo periódico e gradual; há etapas em que se cresce muito e outras que nem tanto.

Botet explica que, durante o período pré-natal, o crescimento se concentra no último trimestre da gravidez. Uma vez nascidos, se cresce muito rápido durante o primeiro e incluso o segundo ano de vida, e logo o crescimento freia um pouco e volta a acelerar ao chegar na puberdade.

Pegando pela média, calcula-se que as crianças crescem uns 25 centímetros em seus primeiros doze meses de vida e outros 10 durante o segundo ano, para seguir a um ritmo de 4-6 centímetros anuais até chegar na puberdade, quando o crescimento ganha força até os 8-10 centímetros anuais durante um período de dois ou três anos.

E uma vez realizado o estirão da puberdade, o crescimento se reduz a 1 ou 2 centímetros até os 20 anos, que é quando os especialistas estimam que o crescimento acaba.

Pode interessar a você...
7 fatores que influenciam na altura da criança
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 fatores que influenciam na altura da criança

Sempre nos preocupam os fatores que influenciam na altura da criança, por isso, ficamos de olho, frequentemente, no seu crescimento.


Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.