As crianças entendem sarcasmo?

Crianças menores de 7 anos não conseguem entender o sarcasmo, pois não possuem as ferramentas e o desenvolvimento adequados. Explicamos mais abaixo.
As crianças entendem sarcasmo?
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 02 maio, 2024

Os adultos costumam usar o sarcasmo no dia a dia. Às vezes como forma de rir de uma situação específica e outras vezes direcionado a alguém. Temos esse jeito de falar tão integrado em nosso vocabulário que não percebemos que tem criança que não entende o sentido dessas frases. Mesmo alguns adultos também não entendem e acabam levando para o lado errado.

Dependendo do contexto em que são usadas, as palavras sarcásticas podem ser prejudiciais para as pessoas que as ouvem. Crianças menores de 7 anos não entendem o sarcasmo como tal e, portanto, também não conseguem fazer uso correto dele. Portanto, é importante cuidarmos desses tipos de frases para evitar as consequências emocionais que podem ter sobre os pequenos. Eles podem até parar de confiar nos adultos, dadas as inconsistências em suas palavras.

As crianças pequenas interpretam as mensagens literalmente

Uma criança entende literalmente a linguagem dos adultos. Ou seja, se uma pessoa mais velha disser “Muito bem!” ou “Que legal!” quando a criança não fez algo certo, é mais provável que ela fique confusa. Dessa forma, não entenderá por que estão dizendo que está tudo bem se o que ela fez for errado.

As crianças começam a entender o sarcasmo, embora não completamente, por volta dos 5 ou 6 anos. Nessas idades, elas percebem que o que é transmitido por palavras é contrário ao que é expresso por gestos. Entre os 7 e os 10 anos, elas começam a entender que o sarcasmo é uma forma de zombaria ou crítica.

Os adultos usam contexto, gestos e entonação para dar sentido à mensagem, mas as crianças ainda não estão maduras o suficiente para usar essas ferramentas.

O sarcasmo pode ser treinado

As crianças podem aprender a entender o sarcasmo com a experiência. Elas precisam construir uma base de conhecimento sobre o que é e por que as pessoas o usam. Dessa forma, poderão entendê-lo e saber como usá-lo. Portanto, o sarcasmo pode ser treinado nas crianças para que elas não se confundam ou se sintam mal.

Um estudo publicado pela American Psychological Association (APA) e realizado por especialistas em psicologia em 100 crianças entre 3 e 6 anos de idade concluiu o seguinte:

  • A compreensão das crianças sobre o sarcasmo se desenvolve tarde. Os pequenos não são capazes de entender duas ideias contrárias até os 7 anos de idade.
  • Mesmo as crianças com fortes habilidades de pensamento e linguagem são incapazes de detectar o sarcasmo. Portanto, essas habilidades são necessárias, mas não suficientes para compreender esses tipos de sentenças.

Recomendações para ajudar as crianças a entender o sarcasmo

Como vimos, as crianças pequenas, incluindo aquelas que sofrem de um transtorno do espectro do autismo, não são capazes de compreender a ironia. Por isso, é importante sermos prudentes ao usar o sarcasmo com elas. Por outro lado, os pais podem ensinar aos filhos habilidades para melhorar sua compreensão da linguagem. Portanto, é importante ter em mente o seguinte:

  • Os pequenos devem ser capazes de compreender o conceito de oposto.
  • Devemos ensinar que palavras ditas com ironia podem ferir outras pessoas. Portanto, é preciso ter cuidado ao dizê-las.
  • Podemos ajudar os pequenos a aprender a reconhecer quando alguém diz algo sarcástico ou maldoso para eles.
  • Converse com eles sobre as mentiras e as mentiras inocentes.
  • Explique o que exatamente é o sarcasmo. Para isso, podemos utilizar situações do nosso dia a dia. Por exemplo, se algo não cheira bem e dizemos “Isso cheira muito bem”, devemos acompanhar a frase com uma cara de nojo para que as crianças possam entender o que queremos dizer.
Ao usar o sarcasmo com crianças pequenas, podemos ferir seus sentimentos e transmitir um modelo de comunicação baseado em zombar e disfarçar o que realmente queremos dizer.

Consequências de usar sarcasmo com crianças

Usar palavras sarcásticas com crianças antes que elas estejam maduras o suficiente para entendê-las pode ser prejudicial. Estas são algumas das consequências:

  • Ferir seus sentimentos. Normalmente, a mensagem que lhes enviamos é negativa e, por não a compreenderem, pode afetá-las.
  • As crianças não confiarão em nós e podem até se afastar, pois não entenderão as contradições.
  • Pode gerar insegurança, já que nosso rosto e gestos não condizem com o que dizemos. Além disso, a criança pode interpretar mal a mensagem.
  • Isso nos fará perder a empatia por nos sentirmos acima delas. Essa não é uma boa maneira de iniciar uma conversa, especialmente se queremos que as crianças aprendam.

Ensine a distinguir frases sarcásticas

Para que as crianças entendam o sarcasmo, elas precisam ter habilidades de pensamento e linguagem adequadamente desenvolvidas. Portanto, devemos ter cuidado ao usar a ironia com as crianças, porque se elas não a entenderem, podemos feri-las emocionalmente. Por outro lado, nosso dever como pais é ensiná-las a distinguir as frases sarcásticas que usamos diariamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.