5 mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

Todos nós sabemos que mentir é errado, então tentamos evitar esse ato. O problema é que as mentiras, por mais piedosas que pareçam, podem prejudicar as crianças. Você quer saber quais são as mais prejudiciais?
5 mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

Última atualização: 28 Novembro, 2020

Quais pais nunca mentiram para fazer o filho parar de insistir em algo enquanto terminavam de fazer outra coisa? Isso já aconteceu comigo algumas vezes. Por isso, a seguir, veremos algumas das mentiras que não devemos contar aos nossos filhos.

Os adultos às vezes mentem para obter tranquilidade, calma ou conforto. Mas o que acontece com as crianças quando mentimos para elas? E quando prometemos fazer algo que depois não fazemos? Estamos ensinando que podemos mentir e que, além disso, não cumprimos com o que dizemos. Assim, a nossa palavra perde o valor.

Quando mentimos para as crianças dizendo coisas que, no final das contas, não vamos cumprir, estamos prejudicando-as. Por isso, vamos examinar algumas das situações em que mentir para as crianças pode ser um grande problema. Continue lendo!

Mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

Todas as mentiras têm efeitos prejudiciais para as crianças, mas há certas situações em que mentir para as crianças pode ser uma verdadeira bomba.

mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

Os pais são os modelos e devem evitar a mentira. Contudo, às vezes, a insistência da criança é tão grande que dizemos que vamos fazer algo mais tarde (porque estamos muito ocupados), mas, no final, não cumprimos com o que dissemos. Veremos algumas dessas mentiras.

“Você é inútil, uma criança insuportável!”

Se você já disse isso ao seu filho, certamente não foi porque você realmente pensa que o seu filho seja dessa forma, e sim porque deixou a raiva e a frustração falarem mais alto. O problema é que o seu filho não sabe se isso é o que você realmente pensa ou não, e ele acha que se isso é o que você diz, é porque é verdade.

Por isso, se você falar dessa forma, é importante que você se retrate quando se sentir mais calma, para que a criança não cresça com a certeza de que ela é dessa forma porque isso é o que os pais dizem.

“Como você não faz o que eu digo, o homem do saco vai te levar”

O que mais poderíamos querer do que dizer aos nossos filhos para fazerem algo e eles nos atenderem sem impedimentos? Contudo, esse não é o caso e os pais ficam muito frustrados. Para fazer com que eles nos atendam imediatamente, recorremos à Cuca, ao lobo, ao homem do saco, etc.

Entretanto, isso fere seus coraçõezinhos e faz com que sintam medo. As crianças vão pensar que, já que os pais querem que elas sejam levadas pela Cuca ou pelo homem do saco por não se comportarem como eles gostariam, isso significa que elas não são amadas. Você certamente não quer que os seus filhos pensem dessa forma, então é melhor evitar dizer essas coisas.

“Não aconteceu nada”, uma das mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

Outra coisa que os pais dizem com a melhor das intenções para evitar que as crianças se sintam mal é dizer que não aconteceu nada quando elas sofrem um acidente. Agindo assim, não vamos favorecê-las. Pelo contrário, vamos prejudicá-las.

Se a criança cair e se machucar, se ela chorar vendo que há um pequeno arranhão e nós dissermos que não aconteceu nada, o que a criança estará aprendendo com isso? Que existem diferenças entre o que ela sente e a realidade que os pais enxergam. Isso vai gerar confusão, e ela não saberá mais quando o que está acontecendo com ela tem valor ou quando deve ser ignorado.

mentiras que não devemos contar aos nossos filhos

“Você merece tudo”

Para os pais, os filhos são os motores das nossas vidas, a nossa luz. Eles são tudo para nós! Porém, isso não os torna melhores do que os outros ou mais merecedores. Vivemos em sociedade e é importante que eles aprendam que não são o centro das atenções nem o mais importante para as outras pessoas, embora o sejam para nós.

Devemos transmitir o valor da humildade para que eles se integrem socialmente. Eles devem ser conscientes de que merecem o melhor, mas que o melhor é alcançado com esforço. É preciso transmitir que devemos ser gratos na vida, para que nossos filhos não acabem se tornando tiranos, que eles devem reconhecer seus erros e que nós, como pais, sempre faremos tudo o que pudermos por eles.

Fazer com que sintam que não vão sofrer na vida

Às vezes, amamos tanto os nossos filhos que não queremos que sofram e, para isso, pintamos o mundo de cor-de-rosa para evitar que se frustrem, prometendo coisas que não podem ser cumpridas. Isso, ao contrário do que pensamos, não os favorece, na verdade os prejudica.

Além disso, esse tipo de comentário faz com que percam a confiança em nós ao perceberem que, embora nós tenhamos dito que eles não vão sofrer, não depende de nós que eles sofram ou não.

A morte inesperada de um parente, um acidente ocorrido na escola, etc. Naturalmente, não queremos vê-los sofrer, mas não podemos evitar que sofram diante de determinadas situações. A vida é assim, às vezes caímos e precisamos nos levantar, lutar e superar obstáculos. Dessa forma, vamos desenvolvendo a resiliência, e é por isso que nunca devemos camuflar os problemas e é preciso ser sincero.

Em suma, conforme você pode ver, existem mentiras que não devemos contar aos nossos filhos porque as suas consequências podem ser mais negativas do que outros tipos de mentirinhas.

É claro que não devemos mentir de forma alguma, mas existem questões mais complicadas que produzem consequências piores do que outras. Então, agora você já sabe quais mentiras podem ser mais prejudiciais para os seus filhos. Por isso, a partir de agora, procure evitá-las, para o bem de todos.

Pode interessar a você...
Trabalhar as emoções das crianças por meio de histórias
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Trabalhar as emoções das crianças por meio de histórias

Muitos espaços de uso diário são ideais para trabalhar as emoções das crianças por meio de histórias. Veja alguns exemplos.