Crianças que não querem fazer a lição de casa: o que fazer?

Às vezes, os pais não sabem o que fazer quando os filhos não querem fazer a lição de casa e cada dia se torna uma verdadeira odisseia. As crianças precisam ser motivadas e não sentir que isso é uma obrigação.
Crianças que não querem fazer a lição de casa: o que fazer?

Última atualização: 23 Janeiro, 2021

Quando as crianças não querem fazer a lição de casa, isso se torna uma verdadeira odisseia. Caras feias, choro, desinteresse, distrações com qualquer coisa… Tudo isso acaba esgotando a nossa paciência.

As crianças estão cada vez mais desmotivadas para fazer a lição de casa, que é vista como algo chato e que elas são obrigadas a fazer. Portanto, é necessário mudar essa percepção que elas têm e ajudá-las a se divertir e curtir enquanto aprendem.

Para isso, é importante buscar algumas ideias para que as crianças se motivem a fazer a lição. Aqui, vamos contar o que você pode fazer quando as crianças não quiserem fazer a lição de casa.

Crianças que não querem fazer a lição de casa

Algumas razões pelas quais existem crianças que não querem fazer a lição de casa

As crianças gostam de ser elogiadas e ficam orgulhosas quando demonstram as suas habilidades. Porém, a grande maioria não gosta de fazer lição de casa e isso pode ser causado, principalmente, por três motivos:

  • Por preguiça, pois, depois de um longo dia na escola, elas chegam cansadas ​​e sem vontade de fazer a lição de casa.
  • Elas não têm interesse ​​e isso faz com que fiquem desmotivadas. Assim como todas as pessoas, quando há algo de que não gostamos, vamos adiando para evitar fazer o que precisa ser feito e passamos para outra atividade que nos interessa mais.
  • Por causa da dificuldade. Quando temos dificuldade com alguma coisa, também a adiamos. Assim, as crianças sentem dificuldade para começar a trabalhar, principalmente quando a lição de casa é complicada e elas não sabem como fazê-la.

Crianças que não querem fazer a lição de casa: o que podemos fazer?

A seguir, vamos dar algumas sugestões para aplicar com os pequenos da casa quando eles não quiserem fazer a lição de casa.

Deixar que tenham um tempo para descansar e verificar a sua agenda

Não é conveniente ter uma agenda sobrecarregada. Além da lição de casa, as crianças também precisam brincar, correr e se divertir enquanto aprendem, mas, para isso, é necessário que tenham tempo. Portanto, é preciso deixá-las descansar um pouco antes de começar a fazer a lição de casa.

Criar uma rotina em casa e executá-la todos os dias

Juntos, podemos escolher qual é o melhor momento para fazer a lição de casa, mas depois a criança sempre deve ter tempo para fazer o que quiser. Essa rotina sempre deve ser respeitada para que se torne um hábito.

Levar em consideração o humor da criança quando ela não quiser fazer a lição de casa

Se a criança estiver irritada, com raiva ou triste e demonstrar dificuldade para começar a fazer a lição de casa, precisamos animá-la antes de dizer que ela deve fazer a lição. Se ela for fazê-la nesse estado, não será capaz de se concentrar.

Falar com ela sobre o porquê de não querer fazer a lição de casa

Talvez não seja preguiça e a criança realmente tenha alguma dificuldade de aprendizagem. Pode ser até mesmo que a lição seja difícil demais e que ela não consiga entender. Por isso, devemos conversar e perguntar para que sejamos capazes de chegar a uma solução.

Ter paciência quando as crianças não quiserem fazer a lição de casa

Se a criança associar a lição de casa a algo negativo, ela vai se recusar a fazê-la. Portanto, é melhor ter calma e paciência para ajudá-la a fazer a lição de casa e não acabar gritando.

Nunca punir

A única coisa que os castigos podem fazer é piorar a situação e o pequeno acabar associando a lição de casa a algo negativo e, consequentemente, não querer fazê-la.

É mais conveniente recompensar a criança quando ela começar a fazer a lição sem dizer nada, porém não com algo material, e sim com algo como, por exemplo, brincar um pouco mais, brincar com ela, deixá-la escolher qual filme vocês vão assistir, etc.

Crianças que não querem fazer a lição de casa

Não fazer a lição de casa por elas

Às vezes é complicado. Quando vemos que o nosso filho está olhando para o exercício há uma hora e ainda não começou, muitos pais acabam pegando o lápis e fazendo o exercício eles mesmos.

Porém, isso não deve ser uma opção. Primeiramente porque, no final das contas, o professor não saberá o que a criança não sabe fazer e, em segundo lugar, porque se tivermos feito a lição e ela souber que tudo está correto, ela não vai prestar atenção na hora da correção durante a aula.

Quando percebermos que a criança está travada em algum exercício, devemos explicar como fazer a lição e tentar ajudá-la ou então devemos deixar em branco para que o professor possa explicar novamente durante a aula.

Ajudar a entender o que deve ser feito

Muitas vezes, as crianças ficam perdidas porque não sabem o que deve ser feito e, por isso, se recusam a fazer a lição de casa. Temos que explicar o que elas devem fazer e como fazer, pois, dessa forma, elas terão mais facilidade para fazer a lição de casa.

Em resumo, você já viu algumas dicas para colocar em prática quando as crianças não quiserem fazer a lição de casa. Isso pode ser uma frustração para os pais e um suplício para os filhos, mas é preciso se organizar e fazer todo o possível para que as crianças se divirtam fazendo a lição de casa.

Pode interessar a você...
Como criar um bom espaço para a lição de casa
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como criar um bom espaço para a lição de casa

Ter um espaço dedicado para fazer a lição de casa é a base para que essa atividade seja algo gratificante e até mesmo divertido.